Água quente no chuveiro

O tempo passa e a Casa da Montanha via ganhando confortos, antes distantes… Cada conquista tem um gostinho especial, como a pia da cozinha, as janelas, a cama, a luz, etc. Mas sem dúvida, o banheiro é um grande ícone e um elemento fundamental no conforto de uma casa. A instalação do bidê, pia e sanitário compostável foram grandes passos. O simples fato de poder tomar banho de canequinha num box fechado foi outro grande passo. E agora, finalmente, a instalação do sistema de aquecimento do chuveiro e o primeiro banho quente de chuveiro foi mesmo uma celebração.

Nosso sistema de aquecimento para água do banho é um boiler colocado sobre o fogão a lenha de alta eficiência construído na nossa lavanderia. Com a combustão de pouca lenha se possibilita o aquecimento da água para o banho. Na Argentina um sistema semelhante a este é vendido comercialmente e se chama “calefon sosa”. Na Casa da Montanha o diferencial é o fogão com técnicas de rocket stove, que possibilita maior calor com o mesmo combustível.

Sobre a pergunta do uso de madeira para aquecer água, a questão sempre passa por onde você está e o que o meio te oferece. Estamos numa propriedade com 72hectares de mata, e quem já entrou numa floresta sabe que madeira de árvores e galhos que caem não faltam neste contexto. Além do que, nos 11hectares que eram de pastos, plantamos muitas espécies de ciclo curto para usar a madeira tanto em construções como seus galhos para aquecimento.

Bom o aquecimento funciona com um fogão, e a chaminé deste passa por dentro do boiler, ou seja, a primeira parte da chaminé é a parte central do boiler, que assim, aquece a água.  Esta peça de inox foi comprado num ferro velho, como peça desmontada de um aquecedor a gás ou elétrico. Ele foi assentado diretamente sobre o fogão a lenha e da parte de cima do recipiente parte os dutos da chaminé até o exterior da casa. Na foto abaixo Jorge instalando a parte externa da chaminé.

A água fria entra pela parte de cima e  por convecção, a água quente sobre e a fria vai ficando em baixo, assim, a água quente sai por cima, indo para o chuveiro.

A instalação é o máximo possível externa, pois assim, qualquer vazamento fica aparente e mais fácil de resolver.

Com meia hora de fogo,  e uma pequena caixa de lenha, aquecemos água o suficiente para 4 pessoas tomarem banho bem quente e com folga… Vamos dizer que depois destes anos todos de banho de canequinha, o banho de chuveiro foi um super presente!!!

10 comentários sobre “Água quente no chuveiro

  1. Vivaaa!!!!!
    🙂 Sou novo por aqui….
    comecei a acompanhar o site de vcs ontem….
    estou lendo cada passo da construção da casa e saibam que ja aprendi MUITA coisa, que pretendo usar na construção casa…
    Sou técnico em edificações, tenho curso de Bioconstrução, Permacultura, construção com terra e alimento vivo, em junho pretendo fazer o de construção com bambu e por fim me mudar para alguma ecovila e construir minha casa e ajudar em varias….
    Amo BIOCONSTRUÇÃO e pretendo viver disso 🙂
    ajudando a quem puder, assim como vcs fazem, divulgando as ideias neste site.

    PARABéNS e que DEUS continue iluminando vcs !!!!

  2. Friozinho chegando e ter água quente sem gastar energia é muito bom.
    Tenho o sistema todo preparado para serpentina no fogão a lenha ,que acompanhei na rede permear , e quero fazer o reservatório da água quente de caixa d’agua no mesmo nivel da caixa de agua fria.
    Vou conseguir o mesmo resultado? e que material deve ser a caixa?Pode ser de fibra?

  3. Ola gente buena, acompanho vocês a algum tempo. Estamos no início de um projeto, em um sitio em Morro Redondo- RS ( onde até tivemos o prazer de receber a Monica). Minha pergunta é sobre o Cordwood !! Quero fazer um banheiro, em meio as árvores, vcs acreditam que poderia usar o tronco delas junto ao Cordwood ?

    Abraçaaoo a vcs…..tudo de bomm….

  4. Vivaaa!!!!! Água quente é tudo de bom 😀
    Sou novo por aqui….
    Comecei a acompanhar o site de vcs ontem….
    Estou lendo cada passo da construção, e saibam que já aprendi MUITA coisa !!!
    Sou Técnico em Edificações, tenho curso de Bioconstrução, Permacultura, construção com terra e alimento vivo, em junho pretendo fazer o de construção com bambu e por fim me mudar para alguma ecovila onde possa realizar o sonho de construir minha casa, ajudar a construir muitas outras….
    Amo BIOCONSTRUÇÂO e pretendo viver disso…
    Parabéns por divulgarem tudo neste site e que DEUS continue iluminando vcs !!!!

  5. Boa noite a todos. Primeiramente, gostaria de parabenizar os criadores do blog pela iniciativa e principalmente pela disposição em compartilhar. Estou querendo construir um aquecedor a lenha, como o de vocês, para água do banho e cozinha, mas não entendi a parte do boiler, ele é furado no meio, tem serpentina ou depósito mesmo. Peço por favor que se for possível me esclareçam a dúvida, ou quem sabe alguma fonte de pesquisa pra mim procurar ou algo do tipo. Desde já agradeço tudo que já foi compartilhado.

  6. tenho a intenção de fazer em minha um chuveiro de agua quente a base de fogão a lenha,ja q eu faço comida a lenha.peço q se possivel envie passo a passo como construir.desde ja agradeço a atenção.

  7. Boa noite!!!Adorei o blog e a iniciativa de vcs!Sou do RJ e me interessei muito pelo sistema de aquecimento,mas estou com dúvidas sobre a instalação do boiler.Tem alguma matéria que explica o passo a passo da instalação??
    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

