8 Comentários

Água quente no chuveiro

O tempo passa e a Casa da Montanha via ganhando confortos, antes distantes… Cada conquista tem um gostinho especial, como a pia da cozinha, as janelas, a cama, a luz, etc. Mas sem dúvida, o banheiro é um grande ícone e um elemento fundamental no conforto de uma casa. A instalação do bidê, pia e sanitário compostável foram grandes passos. O simples fato de poder tomar banho de canequinha num box fechado foi outro grande passo. E agora, finalmente, a instalação do sistema de aquecimento do chuveiro e o primeiro banho quente de chuveiro foi mesmo uma celebração.

Nosso sistema de aquecimento para água do banho é um boiler colocado sobre o fogão a lenha de alta eficiência construído na nossa lavanderia. Com a combustão de pouca lenha se possibilita o aquecimento da água para o banho. Na Argentina um sistema semelhante a este é vendido comercialmente e se chama “calefon sosa”. Na Casa da Montanha o diferencial é o fogão com técnicas de rocket stove, que possibilita maior calor com o mesmo combustível.

Sobre a pergunta do uso de madeira para aquecer água, a questão sempre passa por onde você está e o que o meio te oferece. Estamos numa propriedade com 72hectares de mata, e quem já entrou numa floresta sabe que madeira de árvores e galhos que caem não faltam neste contexto. Além do que, nos 11hectares que eram de pastos, plantamos muitas espécies de ciclo curto para usar a madeira tanto em construções como seus galhos para aquecimento.

Bom o aquecimento funciona com um fogão, e a chaminé deste passa por dentro do boiler, ou seja, a primeira parte da chaminé é a parte central do boiler, que assim, aquece a água.  Esta peça de inox foi comprado num ferro velho, como peça desmontada de um aquecedor a gás ou elétrico. Ele foi assentado diretamente sobre o fogão a lenha e da parte de cima do recipiente parte os dutos da chaminé até o exterior da casa. Na foto abaixo Jorge instalando a parte externa da chaminé.

A água fria entra pela parte de cima e  por convecção, a água quente sobre e a fria vai ficando em baixo, assim, a água quente sai por cima, indo para o chuveiro.

A instalação é o máximo possível externa, pois assim, qualquer vazamento fica aparente e mais fácil de resolver.

Com meia hora de fogo,  e uma pequena caixa de lenha, aquecemos água o suficiente para 4 pessoas tomarem banho bem quente e com folga… Vamos dizer que depois destes anos todos de banho de canequinha, o banho de chuveiro foi um super presente!!!

Anúncios

8 comentários em “Água quente no chuveiro

  1. Vivaaa!!!!!
    🙂 Sou novo por aqui….
    comecei a acompanhar o site de vcs ontem….
    estou lendo cada passo da construção da casa e saibam que ja aprendi MUITA coisa, que pretendo usar na construção casa…
    Sou técnico em edificações, tenho curso de Bioconstrução, Permacultura, construção com terra e alimento vivo, em junho pretendo fazer o de construção com bambu e por fim me mudar para alguma ecovila e construir minha casa e ajudar em varias….
    Amo BIOCONSTRUÇÃO e pretendo viver disso 🙂
    ajudando a quem puder, assim como vcs fazem, divulgando as ideias neste site.

    PARABéNS e que DEUS continue iluminando vcs !!!!

  2. Friozinho chegando e ter água quente sem gastar energia é muito bom.
    Tenho o sistema todo preparado para serpentina no fogão a lenha ,que acompanhei na rede permear , e quero fazer o reservatório da água quente de caixa d’agua no mesmo nivel da caixa de agua fria.
    Vou conseguir o mesmo resultado? e que material deve ser a caixa?Pode ser de fibra?

  3. Ola gente buena, acompanho vocês a algum tempo. Estamos no início de um projeto, em um sitio em Morro Redondo- RS ( onde até tivemos o prazer de receber a Monica). Minha pergunta é sobre o Cordwood !! Quero fazer um banheiro, em meio as árvores, vcs acreditam que poderia usar o tronco delas junto ao Cordwood ?

    Abraçaaoo a vcs…..tudo de bomm….

  4. Vivaaa!!!!! Água quente é tudo de bom 😀
    Sou novo por aqui….
    Comecei a acompanhar o site de vcs ontem….
    Estou lendo cada passo da construção, e saibam que já aprendi MUITA coisa !!!
    Sou Técnico em Edificações, tenho curso de Bioconstrução, Permacultura, construção com terra e alimento vivo, em junho pretendo fazer o de construção com bambu e por fim me mudar para alguma ecovila onde possa realizar o sonho de construir minha casa, ajudar a construir muitas outras….
    Amo BIOCONSTRUÇÂO e pretendo viver disso…
    Parabéns por divulgarem tudo neste site e que DEUS continue iluminando vcs !!!!

  5. Boa noite a todos. Primeiramente, gostaria de parabenizar os criadores do blog pela iniciativa e principalmente pela disposição em compartilhar. Estou querendo construir um aquecedor a lenha, como o de vocês, para água do banho e cozinha, mas não entendi a parte do boiler, ele é furado no meio, tem serpentina ou depósito mesmo. Peço por favor que se for possível me esclareçam a dúvida, ou quem sabe alguma fonte de pesquisa pra mim procurar ou algo do tipo. Desde já agradeço tudo que já foi compartilhado.

  6. Blog muito legal.Compartilho da mesma duvida de Maurivan. Se possivel postar o esquema do boiler. Agradeco muito pela atencao.

  7. tenho a intenção de fazer em minha um chuveiro de agua quente a base de fogão a lenha,ja q eu faço comida a lenha.peço q se possivel envie passo a passo como construir.desde ja agradeço a atenção.

  8. Muito legal o queimador a alccol, vou reproduzir um igual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: