1 comentário

Formando Permacultores- PDC no Raízes

Todo curso de formação de permacultores nos dá muita alegria, e seguimos felizes pensando que mais e mais sementes são espalhadas para a sustentabilidade. Este segundo PDC realizado no sitio Raízes, dos permacultores Eluza e Pedro Marcos, em Cerrito tem um gostinho especial, já que ali se vive a permacultura há 9 anos… Ou seja, o curso está aos olhos de quem quiser olhar, na casa, nos cultivos, no Voisin, nas abelhas, nas parreiras, na mata nativa.

Na foto abaixo o grupo na atividade coletiva que fechou a aula de padrões.

O curso do verão, onde foi discutido os conteúdos do PDC e sua metodologia, muitas ideias nos mobilizaram e nos levaram a aprofundar mudanças na metodologia deste curso. Os conteúdos seguem  fiéis em relação à proposta de Bill Mollison, no entanto ampliamos um pouquinho a carga horária. Também incluímos práticas em quase todos os dias de curso- como modo de exemplificar os conceitos discutidos em aula. Na foto abaixo o grupo verificando a evolução do composto feito dois dias antes. Este composto usou diversos materiais do sitio, como esterco de vaca, resíduos do banheiro seco, aguapés, palhada, etc. Exemplificando que a diversidade de materiais é algo a ser usado e valorizado.

Na foto abaixo a aula sobre SAFs, dentro de um manejo deste tipo, já maduro, pois hoje as araucárias são dominantes e já está sendo feita a segunda leva de frutíferas- os pessegueiros e amexeiras mais velhos já estão produzindo.

Grande parte da alimentação do curso veio do sitio mesmo, como leite, aipim, feijão, caquis, pinhão, massas e pães foram feitos ali mesmo. A parte de olerícolas vieram de uma propriedade vizinha , de outro permacultor, o Iran, que faz parte de uma associação de produtores orgânicos. Na foto abaixo o plantio de mudas na mandala, recém reformada, na parte norte da casa. Esta parede é de super adobe e fardos de palha, construída no curso de Zona 1, em 2003.

As moças com a mão na massa, vendo-se ao fundo as instalações do banheiro seco e o circulo de bananeiras que processa as águas cinzas da casa.

Outra prática feita foi a oficina de fazer sabão, mostrando o quanto é simples, barato e eficiente fazer o produto para lavar roupas, louças, etc.

E aqui a foto oficial do curso, com o pessoal com seus certificados em punho, num belo domingo de Páscoa… Que mais e mais agentes de mudança neste planeta.

Anúncios

Um comentário em “Formando Permacultores- PDC no Raízes

  1. Mais uma galera com boa consciência.Parabéns!Estava planejando para fazer esse curso ,e mais uma vez não deu para ir.Vou ficar ligado no site para o próximo curso.Quero muito participar.Eu para construções e minha esposa para plantas.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: