Fogão de alta eficiência- Rocket stove

Como sempre, as demandas e prioridades nos guiam… Acabou o verão, e no inverno, um banho quente é tudo de bom… Assim, resolvemos que neste ano teremos o chuveiro instalado. A proposta da Casa da Montanha envolve o viver a sustentabilidade, com ética, beleza, conforto e responsabilidade. Estamos numa área de mata Atlântica, inserido num projeto coletivo, com outras família, em 82 hectares de terra, onde aproximadamente 70 hectares são de mata. Assim, quem já entrou numa mata, sabe que madeira é excedente, as árvores tem seus ciclos, caem e ficam disponíveis para consumo, assim como áreas de vassouras e outras plantas, como acácias e bracatingas são fontes de madeira. Por isso, na Casa da Montanha a proposta de aquecimento de água para o chuveiro, é usando um aquecedor a lenha.

Um dos pontos importantes a ressaltar é que muitas vezes nos deparamos com o espontaneísmo no que se refere a construções ecológicas, os famosos mutirões  ou mesmo sair dando uma oficina sem nunca ter experimentado fazer algo, e nem ver os problemas que podem acontecer com o tempo… No nosso ponto de vista, a responsabilidade é o “fazer bem feito, seguindo o bom ofício, com critério, funcionalidade, segurança e beleza” são pontos que autorizam as construções ecológicas. Mas obviamente isto dá trabalho, requer tempo e uma disponibilidade de fazer e refazer… Na foto abaixo Jorge avaliando a primeira montagem do nosso sistema de aquecimento de água para o chuveiro.

Nosso projeto previa a construção de um fogão chamado eco-fogão para aquecer água do banho, usando os princípios de um sistema de alta eficiência chamado Rocket stove. Este pequeno fogão muda a relação entre a entrada de ar, a câmara de combustão e a altura onde se colocará a chapa para ser aquecida. No Rocket a entrada de ar é sempre por baixo da câmara de combustão, a combustão de lenhas fina, fazendo-a completa, emitindo menos resíduos de fumaça,  e a altura da chapa (onde se colocariam as panelas)  é 3 vezes a altura do lugar onde se colocam as madeiras- ou seja, a câmara de combustão. Isto faz com que a queima seja bem mais eficiente.

No caso do nosso fogãozinho que usa vários princípios do Rocket, Jorge fez alguns experimentos durante a obra da casa mãe, sem rejunte, apenas ao ar livre para conferir como seria… Agora, que íamos montar um na nossa casa, ele montou o fogão inteiro, como um  lego, sem massa ou rejunte, apenas para ver o tamanho, as especificidades, a localização…

Depois tudo foi desmontado, deixando os tijolos já cortados ao lado, ajustamos a localização para facilitar as instalações hidráulicas que virão depois e só então começamos a coisa para valer! Na foto abaixo o rocket montado no teste… Ai vimos que ele precisaria mudar um pouquinho de lugar.

Depois de comprar a grade e a tampa de ferro fundido e começamos a construção definitiva. A massa de rejunte foi de barro, areia, cal e açúcar – sim o açúcar com barro e cal é o melhor rejunte para construções que receberão fogo, como fogões e fornos…

Na parte de baixo subimos as paredes até uma altura mínima de conforto para mexer na câmara de combustão. Como as paredes formam um oco, preenchemos com areia.

Em seguida colocamos uma placa de metal, por cima dela será feita a gaveta onde cairão as cinzas, esta gaveta mais ou menos aberta é que controla a entrada de ar.

Imediatamente acima dela vem a grade da câmara de combustão. Nestas duas  partes usamos tijolos refratários na parte de dentro para melhor eficiência.

A câmara de combustão recebe a porta de ferro fundido. Nossa câmara tem 10cm de altura, ou seja o lugar do fogo tem 10 cm de altura, assim a altura da chapa deverá estar a 30cm acima disto.

Fomos subindo as paredes, até ter 3 vezes a altura do local de queima das madeiras. Na foto abaixo o detalhe da câmara de combustão e abaixo o lugar que receberá as cinzas numa gaveta, que também controla a entrada de ar.

Ao chegar ao final, colocamos duas barras de ferro e uma pequena chapa para espalhar o calor do fogo… Se este fogão fosse para cozinhar, no lugar destas peças, viria uma chapa de ferro com bocas para cozinhar.

Ainda que seja um simples fogão, na lavanderia da Casa da Montanha, os cuidados com a funcionabilidade , estética mínima aparecem… Na foto abaixo, o Rocket pronto… O próximo passo é instalar o boiler comprado num ferro velho e fazer as instalações hidráulicas…

Anúncios

32 comentários sobre “Fogão de alta eficiência- Rocket stove

  1. Legal essa nova ideia, mais fiquei um pouco triste porque vinha acompanhando no site da rede permear,o projeto de fogão a lenha com serpentina e até já embuti os canos de aço galvanizado dentro da coluna de concreto para subir em cima do forro para aquecer a água no reservatório e esse projeto não está mais lá no site. Não sei se não deu certo ou esse invento é melhor.Agora meu projeto ficou pela metade, que pena , mais vou tentar levar aquele a diante e se não aprovar tento fazer esse.
    Se tiverem uma dica para eu continuar o velho projeto vou ficar muito contente.
    Abraços!

    • Renato
      O site da Permear esteve fora do ar uns dias, mas agora já voltou ao normal… Confira se não está ali a discussão sobre o fogão à lenha!!!

  2. Valeu mesmo por mais esta aula! Como de costume, vocês estão ajudando uma barbaridade quem gosta de utilizar novas, práticas e ecológicas ideias. Parabéns!

    • adrorei estou querendo fazer um também mas nao vi foto da saída da fumaça como você vez gostaria de vê só nao entendi esta parte a onde ela ficou na câmara de combustão ficou lindo

  3. Pois é,estava na galeria de fotos, não está abrindo.Mais a minha dúvida é se posso usar no lugar do tambor (reservatório) uma caixa d’agua de fibra ou até mesmo um tambor de metal ou plástico com tampa que a água fique no nivel da caixa já existente?Quero ligar o fogão a lenha com serpentina e o sitema solar com garrafa pet tudo no mesmo reservatório para aproveitar as duas fontes.Isso é possivel?
    Desculpe o incomodo.Grato pela atenção!

      • Oi, Aristóteles
        Sempre podem se usar várias fontes, origens, energéticas para suprir uma necessidade.
        Alias, é a coprodução um princípio de ação que ajuda a garantir a abundância e eficiência dos sistemas.
        No caso que interessa.. pode-se usar varias fontes de calor para ter água quente nas torneiras.
        A questão é considerar onde estará a reserva ou as reservas de água, e quais os percursos da água quente na casa.
        O boiler metálico do roquet é uma reserva; a caixa de água quente (também boiler seja metálica ou de plástico) do aquecedor solar é a outra reserva. Juntar as duas é possível mas, deverá fazer descer água quente do teto…ou subir a água quente do aquecedor a lenha. E isso traz alguns problemas e pontos a considerar:
        – Como o primeiro caso é contra o fluxo convectivo deverás usar uma bomba de água… o que complica a instalação.
        – A outra questão é fazer subir por convexão a água quente do fogão de lenha ao boiler do aquecedor solar. Pode ser a distância um fator limitante….
        Em resumo: todo pode ser feito, só depende do projeto de casa, dos desníveis, as distâncias, da localização relativa dos aquecedores e das torneiras de serviço.
        O projeto e as realidades físicas são a chave deste assunto.
        Abraço
        Jorge

  4. Achei a idéia muito interessante. Gostaria de entrar em contato com alguém para saber como funciona não a idéia mas todo o projeto de vocês. Estou em busca de algo do tipo para viver, sendo assim voluntário. Escrevam para meu email.

    • Hank
      Obrigada pela visita ao site da Casa da MOntanha… Que bom ver que tem mais e mais gente no mundo querendo viver a sustentabilidade… Em Yvy não temos muitos voluntários, apenas visitantes e amigos, pois nossa estrutura ainda não comporta ter voluntários… Se podemos te dar uma ideia sobre o repensar a vida e o modo de viver, faça um PDC- curso de design em permacultura… VAle a pena e te dá ferramentas para agir e conhecer pessoas…

  5. Olá amigos! Parabéns pela idéia. Estou fazendo um fogão e forno a lenha em casa. Poderiam me informar a receita da argamassa que leva barro, areia, cal e açúcar? Grato, Valmir

  6. olá. bom dia. estou pesquisando sobre fogões a lenha que tenha serpentina de cobre onde a água passa por dentro do fogão e depois vá até o reservatório. vc teriam algum projeto parecido. desde já muito obrigado.

    • Helenice, obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas. Em geral sugerimos que as pessoas sejam autoras dos seus blogs, e que façam citações, postando como link a matéria de outros blogs.
      Um abraço

  7. Bom dia a todos, a proposta é exelente. já pensaram em adaptar ao fogão uma fonte externa de gás proveniente de um biodigestor? vocês poderiam mostrar com a água entra no fogão pela serpentina (fotos deste projeto) ?.

    • Oi, Eduardo
      A ideia e muito boa, este fogão pode funcionar com qualquer fonte de energia, usamos lenha por ser esta muito abundante e fácil de juntar.
      Estamos tentando desenvolver um queimador de óleo, mas este deve garantir uma temperatura de uns 900ºC para não emitir poluentes.
      Neste aquecedor estamos aproveitando o calor na saída da chaminé, que esta no meio do reservatório de água. Não tem uma serpentina, não tem intercambiador de calor, senão, que o calor se transmite diretamente ao boiler atravez das paredes do fundo e no primeiro metro da chaminé.
      O boiler é uma sucata dos aquecedores centrais a gás dos apartamentos atuais.
      Abraço.
      Jorge

    • Oi, Ademir
      Foi pesquisando na internet que concluí que este era o argumento principal do Rocket stove.
      A questão de fundo é permitir com que todos os gases se queimem numa combustão o mais completa possível.
      A altura determina uma pressão de ar por convecção que promove a combustão completa. Verás que logo de iniciado o fogo, na câmara de combustão, não há mais fumaça saindo pela chaminé.
      Abraço.
      Jorge

  8. Boa noite. minha regiao é muito fria, RS, Eu gostaria muito de fazer um fogão para aproveitamento de restos de madeira da propriedade rural nossa.. mas eu nao sei como fazer a parte superior para o aquecimento da agua e ainda gostaria de fazer o aquecimento do ar para aquecer a casa. poderias me ajudar?

  9. boa noite! vi de relance um sistema de aquecimento domiciliar que usa gravetos e madeira , que são totalmente queimados , sem resíduos , e é construído entre as paredes de uma casa.vocês já ouviram falar deste modelo?

    • Oi, Sergio
      Provavelmente o que você viu é o sistema chamado de “Rocket stove”.
      Sim, ele é assim mesmo… desta forma, e seguindo os princípios descritos, se consegue queimar todo o combustível com menos fumaça e mais eficiência calorífica.
      Tem muita informação na rede, pesquise e consulte qualquer dúvida.
      Abraço.
      Jorge

  10. Fogão a lenha para bem queimar (funcionar)tem que ter a chaminé um palmo acima da cumeeira quando está encostado na parede.Quando a chaminé mais alta,mais eficiente será o funcionamento do fogão.Exemplo vemos nas olarias.Outro “segredo”está no “caminho”do fogo que não pode ser em linha reta para chaminé,que vai gastar muita lenha.As estufas europeias (de azulejos e tijolos refratários)que o digam.Procuro e não acho,um vídeo que mostra a construção de um fogão de lenha temporário,de 12/14 ou 15 tijolos sem argamassa.Alguém pode me ajudar?Abraço para todos.Miecislau

  11. Olá, boa noite! Uma perguntinha: qual a capacidade em litros do boiler que vcs usaram por cima do rocket stove e quanto tempo leva a partir do início da combustão para ter agua para um banho bem quente? Grato pelo seu retorno e um abraço. Andrew

    • Oi, Andrew
      O boiler é de 120 litros.
      Queimamos a lenha que cabe em um balde de 20 litros; demora uns 40 minutos e esquentamos água para 4 banhos bem gostosos sem poupar água.
      Devemos misturar com fria, a temperatura supera os 50ºC.
      Abraço e bons banhos.
      Jorge

  12. Boa tarde
    Gostei da ideia e pergunto
    Qual a eficiência do mesmo?
    Em qto tempo ocorre o aquecimento?
    Qual a frequência de alimentação de lenha?
    Foi colocado algum tipo de chaminé?

    • Oi, Cassio
      A eficiência se mostra na diminuição do gasto de lenha, quer dizer: com menos lenha esquentamos o boiler.
      Ao se construir com o critério de um rocket, ou seja as proporções e alturas detalhadas no post, a temperatura de combustão é maior… por isso se gasta menos lenha.
      De 45 a 60 minutos esquento, a 70 graus, 120 litros de água.
      Uso lenha rachada de 20 cm de comprimento. Cabem de 4 a 6 peças e recarrego cada 15-20 minutos. Com um balde de 20 litros, com a lenha, [e suficiente.
      Chaminé é sempre necessário. Quando esta queimando bem não tem fumaça.
      A chaminé é de tubo de chapa de inox de 11-12 cm de diâmetro… igual que fogão de lenha.
      Temos outros post mostrando a instalação do fogão de lenha na Casa Mãe, com detalhes da instalação da chaminé.
      Não uso mais chapa galvanizada, queima em pouco tempo, hoje só uso inox.
      Grande abraço.
      Jorge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s