Mutirão do suco de Uva

Todos oa anos, no final do verão é a época de colheita nas parreiras, cheias de cachos maduros,  e estes cachos darem origem ao delicioso suco de uva. Em Yvy Porã, nossas parreiras ainda são novinhas, mas no sitio Raízes, em São José do Cerrito, local onde vivem os permacultores Eluza e Pedro Marcos e sua família, o mutirão do suco de uva já é rotina. Na foto abaixo, Elena, filha do casal, brincando na frente do parreiral.

O Sitio Raízes, onde faremos um PDC agora em abril, é uma propriedade familiar, que pratica a permacultura há 10 anos, lá eles produzem leite, ovos, peixes, suco de uva, caquis, pêssegos, figos,mel, erva-mate,  além de legumes e grãos para a subsistência. Assim, ir para lá nesta época do ano e ajudar na produção artesanal do suco é sempre um presente.

Nesta postagem as fotos mostramos a sequência da produção do suco:

Colhendo as uvas que são colocadas em caixas no galpão

Nesta fotos Elena e Clara selecionando as uvas, separando manualmente as uvas passadas, folhas, etc.

Passando na debulhadora dos cachos, para separar as uvas dos cabinhos. Nesta fto Pedro Marcos debulhando e seu Rui, pai do Pedro debulhando as uvas.

As uvas já debulhadas- esta são uvas bordeuax, que dão um suco bastante concentrado.

Levando as uvas para as panelas.  O suco da uva é arrastado pelo vapor, assim, as panelas tem 2 níveis: um onde ficam as uvas, e na outra onde fica a água, que ao ferver vira vapor e passa pelas uvas, condensando-se de novo, mas como suco de uva. O funcionamento é igual ao de uma cafeteira. Nesta foto, Eluza preparando as panelas no início do dia.

O suco sai para ser envasado numa temperatura entre 75º e 90º. se enche a garrafa que foi aquecida no forno acoplado ao fogão a lenha.

O suco quente enche a garrafa, sem nada de ar dentro, e é fechado- o que garante que não aconteça fermentação, já que não há ar.

Na foto acima, Pedro Marcos lavando as panelas do suco no início do dia. Ao fundo vê-se a lenha, proveniente da mata do sítio que abastece tanto o aquecimento da água, como o forno usado para preparar as garrafas para receberem o suco.

Todo o sistema é abastecido a lenha, com madeiras provenientes da zona 4 e 5 , onde madeiras caem, ou árvores de manejo rápido, como bracatinga, servem de combustível. Na foto abaixo o sistema com as panelas de suco, o forno e bem à esquerda o recipiente que recebe o suco e tem a torneira para envasamento.

E assim, com uma atividade que envolve toda a família, amigos, etc e que rende a esta estação de permacultura uma boa renda anual, e a venda é feita aos amigos e conhecidos- diretamente do produtor ao consumidor.

Anúncios

22 comentários sobre “Mutirão do suco de Uva

  1. Por fvor, que eu mal pergunte, vocês têm algum “esquema” simples, ilustrado, sobre esse sistema de aquecimento e condensação do suco? Ele segue os mesmos padrões da produção de cachaça, à exceção da fermentação? Porque, pelo que entendemos, são aquelas três panelonas que estão no forno que contém água embaixo e uva em cima; De lá, vêm para um condensador banhado em água fria nesta panela mais baixa e larga, à frente e correm para a panela alta final. É isso?

    Muito obrigado.

    • Olá…
      Vamos lá, o suco de uva não é destilado como a cachaça, nem fermentado como o vinho… Apenas passa num processo de “arrasto”, o vapor quente passa e tira o suco das uvas, que escorre para a panela de envase… Não há água fria no sistema. Não há serpentina nem nada… Lembra MUITO mesmo uma cafeteira italiana. Estas panelas são vendidas no sul, e muitas famílias as tem e fazem o suco para consumo próprio. Estas 3 do Pedro e Eluza, foram implementadas neste ano, até então sempre fizemos nas outras, menores…

  2. bah meu sonho.
    parabéns pra voces que fazem o suco,e o alimento que serve para segurança alimentar,eu acho que o suco pode durar até 10 anos engarrafado sem estragar,mas o melhor é tomar o suco puro,é brabo morrar num pais que pensa em exportar carne cana de açucar e soja e ainda não da oportunidade de crescer,bah eu queria plantar uva figo e ameixa e criar pavão,e varias arvores frutiferas e nativas e minhocas

  3. Boa tarde sou de Rondônia e já vi este tipo de panela quando fui passear no sul.
    Fiquei muito interessada em comprar uma mas não sei onde, se for possível gostaria que me indicasse onde posso comprar uma.
    Acho muito bom este trabalho artesanal que vocês fazem.
    Muito Obrigado.

    • Daniela sei que nas cidades de lAges, Faiburgo e CAmpos Novos as lojas vendem estas panelas… Vou ver se consigo o contato direto do fabricante.

  4. Boa noite, estou gravida de 7 meses e desde que engravidei estou atras dessa uva preta, acho de todas as outras menos essa..qual seria o perido?onde posso encontrar?meu nene nasce em dezembro, gostaria mtooo de poder come-la antes disso..poderia me ajudar?desde já agradeço

    • Andrea
      Olha a época de uvas é no fim do verão. assim, não sei onde e nem se vais achar agora. E SE achar elas não serão super frescas – talvez importadas???
      Sinto muito!

  5. Bom dia! já procurei está panela nas cidades que você mencionou mais não encontrei, gostaria de compra uma pequena pois tenho pouca uva. Onde você comprou estás panelas?

  6. Boa tarde, poderia me passar o contato e ou fornecedor da debulhadora dos cachos ?
    Ela é eficiente ou ainda ha necessidade de debulhar na mao ?
    grato pela atenção

    • Andre
      A debulhadora agiliza bastante o processo. Sabemos que é uma fábrica em Videira, SC. Tentaremos ver com o Pedro Marcos o contato e assim que tiver, colocamos aqui no blog.

  7. Panelas extratoras de suco. Mini-usinas para suco de uva. Máquinas desengaçadeiras para separar o bago da uva do cacho. Despolpadeiras de frutas (para processar a uva depois de extrair o suco e assim obter a polpa para geleia). Vasta linha de máquinas e equipamentos para agroindustria. Viste nosso site macanuda.com.br, ou entre em contato vendas@macanuda.com.br, 47 3034 1075

  8. Achei maravilhoso. Estou terminando de fazer um curso técnico de automação industrial, e o nosso projeto final é sobre a produção de suco de uva (na realidade vamos industrializar o processo do suco) e confesso que estamos com dificuldades em achar os equipamentos para o processo, principalmente essas panelas. Gostaria muito que vocês me ajudassem. Desde já, agradeço. Um forte abraço e sucesso pra todos vocês.

  9. Srs
    Gostaria de fazer uma desengaçadeira manual como essa que vcs usam teriam algumas dicas, desenhos, fotos, para que eu possa fazer?

    Agradeço antecipadamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s