Deixe um comentário

Geodésica – problemas e soluções II

Numa postagem anterior falamos sobre os problemas com a Geodésica, com as chuvas caindo sobre seus alicerces de super-adobe, que fez as paredes se incharem e cederem um pouco. Fizemos arrumações, com calhas e caimentos para as águas fazerem outros caminhos, saindo de cima dos alicerces. Estas soluções estabilizaram a obra, mas ficava a sensação de desconforto com as paredes de super-adobe. Numa visita o Tomaz Lotufo, bio-arquiteto sugeriu que a solução para isto era simples: fazer taludes de terra para que as paredes ficassem apoiadas neste volume de terra. Achamos uma solução simples, viável e boa.

Assim, agora no verão, chamamos o George para arrumar as nossas estradas e colocar a terra ao redor da Geodésica, fazendo os taludes. Na foto abaixo o pátio de chegada dos carros a casa da Montanha, entre a casa e a geodésica, com macadame na área onde os carros chegam (barro com pedras).

Como sempre, os cálculos de volume do olhar são enganosos! estimamos algo entre 5 e 10 metros cúbicos de terra para estes taludes – nos 3 lados da geodésica. O maior, na parte de traz, tendo 2m de altura, por 5 de comprimento…Nesta foto este canto, onde a altura do talude era a maior.

No final do trabalho computamos 20 metros cúbicos de terra assentados com a retro, num trabalho caprichoso e cuidadoso. Nesta foto o lado oeste da oficina, dando para o mato- onde o talude é menor e foi por onde a máquina entrou para fazer o trabalho.

Agora a geodésica está firmemente assentada, sobre os alicerces de super-adobe a amparada por 20m³ de terra nos taludes laterais. Nestes taludes Suzana plantou ervas como mirra, manjericão-anis, e citronela. Nesta foto o lado leste, nesta área em primeiro plano (a esquerda) fizemos um canteiro para melancias, abóboras e pepinos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: