Fechando ciclos- o composto do banheiro seco e as plantas

Ao fazer um projeto em permacultura (o design) um dos princípios é a busca de fechar ciclos, ou seja, que o fluxo de  energia transite por muito tempo no sistema e que a matéria  faça os seus ciclos na propriedade. Quando planejamos nossa casa e decidimos que ela seguiria o princípio de emissão zero no que se referia a efluentes, ou seja, não poluir e cuidarmos dos nossos resíduos, ciclando-o no sistema, por isso decisão da construção do banheiro seco.

Na foto abaixo a bombona que foi retirada em novembro e que ficou compostando ao sol desde então.

No verão é época de cuidar das frutíferas, pois as gramíneas crescem rapidamente, fornecendo assim muita matéria orgânica para a palhada que será colocada sobre as raízes mais superficiais. Um dos princípios da Permacultura diz que cada elemento cumpre várias funções: a palhada resultante da roçada das gramíneas colocada aos pés das árvores cumpre funções distintas como proteger as raízes superficiais do sol e da competição de outras plantas, juntar umidade para as raízes, e ao se decompor oferece nutrientes para a planta. Na foto abaixo os resíduos compostados.

Com  a ajuda do Diego fizemos uma carpida rasa coroando as frutíferas, esta carpida é mais ou menos na área da projeção da copa das mudas, o restante da nossa Zona 2 está quase todo roçado, visto que fomos usando esta palhada para fazer os canteiros. Mas as mudas merecem um alimento extra, ou seja, uma adubação uma ou duas vezes por ano. Normalmente temos colocado os resíduos orgânicos da cozinha de cada fim de semana enterrados no pé de cada frutífera, isto já vai dando nutrientes para as mudas.

Na área perto da geodésica como fizemos um movimento de terra, fizemos o plantio de melancias e abobrinhas, que já estão crescendo. Ao orientar o Diego no que roçar, ele olhou estas mudas e comentou que elas estavam precisando de um pouco de esterco… Alimentar estas mudas é o que está ilustrado na foto acima, usando o resíduo do nosso banheiro seco.

Bom, ai vamos fechar os ciclos! O primeiro composto do nosso banheiro foi retirado em novembro, e como era meio latão, a compostagem foi rápida, como muitas viradas, e observada de perto. Então, como não existem patógenos que passem através de animais para plantas decidimos que era hora de usar nosso composto! na foto abaixo, Suzana colocando o composto, depois de afastar a palhada.

E assim foi, retirada a tampa, uma colher do composto nos pés das mudas… Afastar a palhada, colocar o esterco, cobrir com a palhada novamente. Em primeiro lugar as pequenas mudas de melancia e abobrinha, depois as frutíferas maiores: carambola, pera, limão, laranja, jabuticaba, figo, ameixa…

Anúncios

8 comentários sobre “Fechando ciclos- o composto do banheiro seco e as plantas

  1. Caríssimos, parabéns pelo projeto. Vocês são uma inspiração para a estacão permacultural que estou montando em minha chácara.

    Estou prestes a implantar uma Bacia de Evapotranspiração e gostaria de uma ajuda.

    Como em uma bacia desse tipo não dá para eu colocar o papel higiênico junto do material orgânico, pergunto: Será que eu posso usar uma bombona como essa de vocês para fazer uma compostagem do papel higienico?

    Agradeço a atenção.
    Obrigado.
    FD

    • Olá…
      Na bacia de evapo transpiração podes colocar o papel higiênico, sem problemas, ele se dissolve na água… Temos uma na nossa casa de Floripa e isto acontece sem problemas… o que não pode ser são os absorventes femininos ( aliás, estes podem ser substituidos pelos coletores de silicone, chamados de “copinhos”)…
      Um abraço

    • Olá…
      O banheiro seco ou sanitário compostável é uma estrutura/ técnica onde os dejetos são compostados, ou seja, não se usa água potável para descarga e sim serragem que na proporção correta transforma nossos resíduos de banheiro em adubo para as plantas, sem contaminar o meio ambiente… No blog há postagens e mais explicações sobre o assunto…

  2. Olá
    Quando você diz que os patógenos de animais não passam para as plantas, tenho uma dúvida. A Escherichia coli é uma bactéria diftérica de animais/humanos. Ela resiste a altas temperaturas e até 2 anos em compostagens. Por isso o uso do composto do banheiro seco não seria mais adequado para gramíneas ou leguminosas NÃO comestíveis? Desde já agradeço pela informação e parabenizo o lindo trabalho e blogue. Abraços Alessandra

    • Oi, Alessandra
      Obrigado pelo contato.
      No seu comentário ha dois aspectos:
      O primeiro se refere à passagem de patógenos dos animais para as plantas. Neste sentido não existe a possibilidade de isto acontecer, de o vegetal ser contaminado, ser invadido em seu meio interno, por uma bactéria ou parasita animal. Os casos que a mídia difundiu de contaminação com Tripanosoma cruzzi (parasita, agente etiológico da doença de Chagas/Mazza) na água de coco e outra no caldo de cana, não foram mais do que contaminações diretas e externas, seguramente devido a falta de higiene no local e/ou nas pessoas. Nunca poderiam ter vindo do interior da semente do coco ou na vara da cana.
      A segunda parte se refere ao risco de usar a compostagem de fezes humanas em áreas de risco como hortas ou na jardinagem peridomiciliar. Isto temos como norma de não fazer; chamamos de adubo porque ele esta em estado de ser aproveitado pelo solo na sua função de alimentar vegetais, mas o colocamos no pé das frutíferas ou das plantas nas agroflorestas, bem debaixo da palhada.
      Grande abraço
      Jorge

  3. Olá pessoal
    O banheiro seco necessita de serragem, esta serragem origina-se do corte da madeira ou há outra forma de se adquirir a serragem?
    Muito obrigado.
    Nelson

    • Nelson
      A madeira é um material renovável, usar serragem, nao quer dizer desmatar discriminadamente… Florestas e bosques bem manejados sao recursos importantes. Se usa a serragem por ela ser rica em carbono e equilibrar o nitrogenio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s