Basculantes sobre as portas

Como sempre as férias acabam sendo o momento em que menos trabalhamos em Yvy Porã- verão, visitas de pessoas queridas, etc acabam deixando Yvy como local de visitas, e pouco trabalho! Mas entre uma visita e outra, algum trabalhinho fizemos!  Nesta postagem contamos a construção das basculantes da Casa da Montanha.

Uma das preocupações numa casa é o conforto térmico: que a moradia seja fresca no verão e quente no inverno. Para isso várias coisas devem ser consideradas como os materiais e largura das paredes, isolamento do solo, feito pelos alicerces, e isolamento do sol, feito pelo telhado.

Na Casa da Montanha isto tudo foi pensado, como os alicerces de pedra, o telhado isolado do forro por um colchão de ar, um enorme sputinik no alto do telhado… Mas ainda faltava um detalhe, que ajuda a ventilar no verão: as janelas basculantes sobre as portas.

Todos se lembram da aula de ciências que explica que o ar quente sobe e o ar frio desce. Bem, o que acontece com isto num ambiente fechado? O ar quente sobe, e acima da linha das janelas, ela fica concentrada exatamente acima das nossas cabeças! na Casa da montanha a proposta é que estas grandes janelas acima da altura das portas, permita que o ar circule no alto, onde a bolha de ar quente fica concentrada. Na foto abaixo a basculante da parte oeste fechada.

Usando a estrutura feita para as postas, Jorge fez as basculantes, que se abrem sempre que o calor aparece, e se fecham quando o ar dentro da casa fica mais agradável ou no inverno.

Para que a luz não nos ofusque, resolvemos colocar nestas janelas  vidros martelados amarelos, que dão uma luz âmbar ao ambiente… E assim, de detalhes em detalhes a casa vai ficando mais bonitinha a cada dia! Nesta foto a basculante aberta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s