Água nas torneiras

Aos que acompanham o blog o pedido de desculpas: fomos dar outro PDC em Campo Largo, perto de Curitiba… Por isso o “sumiço” de postagens… Mas é uma causa justa: mais permacultores animados em construir espaços sustentáveis por ai! Um beijo para a turma!

Bem, na casa da Montanha a novidade foi o trabalho de encaminhar as instalações de água! Agora que já temos a cisterna, com a reserva de água, chegou a hora de levarmos esta água até a torneira! Na foto abaixo a cisterna, vendo-se ao fundo a bombona azul, de 200l que  recebe as primeiras águas da chuva que limpam o telhado. Somente depois desta reserva de água cheia é  que a água limpa vai para dentro da cisterna.

A opção de não usar PVC devido aos riscos do uso deste material nos levou a usar canos de polietileno ( mangueiras pretas), o que causa um problema de saída, já que curvas, conecções etc deste material são raras e frágeis. Assim, fizemos um híbrido: conecções de PVC e canos em polietileno. Na foto abaixo detalhe deste quebra-cabeças, com as conecções de pvc marrom e as magueiras pretas.

O primeiro trabalho foi levantar a caixa dágua de 300l ( a mesma que nos acompanha desde o início da obra, mas agora bem lavada ) para o alto da torre de 4m de altura, para que dali toda a água desça por gravidade para a casa. Ou seja, a água da cisterna é bombeada para esta caixa, de onde é distribuída para toda a casa. Para facilitar, a caixa já “subiu” com as conecções feitas, pois trabalhar a 4m de altura não é fácil!

Os canos de polietileno que fazem toda a instalação de águas frias foram comprados na Verde Vale, de São Pedro de Alcântara. Como nossa casa é de terra, toda esta instalação é externa, para que qualquer vasamento seja percebido logo. Na foto abaixo detalhe do encanamento que chega até a cozinha- a vantagem do polietileno é que ele faz curvas suaves!

Da coluna desce uma mangueira de 2 polegadas que se ramifica em 2 linhas: uma que vai para a cozinha e outra para a lavanderia, de onde segue para o banheiro.


As calhas para recolher as águas de chuva foram feitas de placas galvanizadas, dobradas na Domink e fixadas, juntadas, instaladas pelo Jorge. Hoje elas recolhem 75% da chuva do telhado – pois 25% tem queda para a frente da casa, onde um dia, faremos outra cisterna. Com o tempo é provável que estas calhas estraguem, e ai, a nosso opção é usar nossos bambus giganteus, mas as plantas, hoje com 6 anos, ainda não estão soltando colmos grossos e maduros o suficiente para isso. Na foto abaixo, Jorge instalando a calha justamente onde vai cair a água para a bombona de limpeza.

Chegar águas às pias e ao bidê foi um luxo, há muito sonhado! São os pequenos passos: sumir o balde branco e a panelinha de lavar louças da pia da cozinha foi uma conquista! A gente poucas vezes se dá conta da tecnologia e do conforto que é abrir uma torneira e dela sair água!!!!!

Anúncios

3 comentários sobre “Água nas torneiras

  1. Gurizada, EXCELENTES notícias! Tanto em saber que já há outra nova turma de PDC, quando em relação à água e demais adiantamentos na casa.
    Genial esta ideia da “filtragem” antes da cisterna e também da tubulação “híbrida”. Parabéns!
    E, novamente, valeu por manter o relatório online; Está ajudando muito no meu planejamento, também.

    Bom proveito!
    J.Cataclism

    Caxias do Sul – RS

  2. Parabéns pelo bom trabalho!
    Quanto ao descarte das primeiras chuvas este pode ou não funcionar bem, em função da intensidade da chuva, do declive do telhado etc.
    Independentemente desta questão, a norma ABNT 15.527 pede que qualquer instalação de aproveitamento da chuva tenha uma tela fina para reter folhas, detritos, pássarinho morto etc. e não permitir a entrada de insetos e roedores. Alías, uma proteção é recomendável também na saída (ladrão).

    • Jack
      Sim existe uma peneira que por efeito mecânico separa folhas, galhos, etc. Na foto ela aprece como o intervalo entre o cano da calha e a bombona azul- ali está a peneira em forma de funil…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s