9 Comentários

Geodésica- passo a passo

Algumas vezes as pessoas nos pedem fotos do processo de construção…

Bem esta postagem propõe resgatar em fotos, os passos para ver, rapidamente, a construção da geodésica. Para saber mais sugerimos ver as postagens sobre ela, buscando na categoria Oficina Geodésica

Alicerces de elevação em super-adobe

Paredes de apoio em tijolos travados

Estrutura geodésica de bambu, com vigas recíprocas, sem as parabolóides das aberturas

Geodésica com a estrutura recebendo as taliscas de bambu que serão a basa para a cobertura de barro + palha.

Recebendo o barro (CAFITICE= cal +fibras + terra + cimento)

Agora olhando de cima, nesta mesma etapa…

Terminada, com reboco na cobertura e os rufos de proteção para que as águas de chuva não caiam sobre os alicerces.

Anúncios

9 comentários em “Geodésica- passo a passo

  1. belo blog gente!
    seria possivel dizer a proporção da massa CATIFICE?
    valeu!

    Diogo

    • Oi MoradaViva
      na postagem na categoria CALFITICE tem esta proporção…
      MAs cuide sempre, os traços com terra sempre dependem da SUA terra, da proporção 60%areia e 40%argila no máximo…

  2. Olá!
    Tenho acompanhado a construção de sua preciosa casa e chamou-me a atenção os tijolos maciços, pois tenho tentado conseguir aqui em Campo Grande, MS, com muito pouco sucesso. Os tijolos usados por vocês parecem com os antigos de grandes dimensões, vocês poderiam me informar essas dimensões, qualidades, como consegui-los e a que preço?
    Comprei uns usados recentemente e os estou guardando para uso em futuro breve. Os novos daqui são de péssima qualidade, desmancham na presença de água.

    Antecipadamente agradeço e parabéns por sua morada.

  3. ola!
    muito interessante sua casa!
    ficou boa!
    eu gostaria de uma ajuda vou fazer um concurso mais nao entendo nada de geodésia.
    voçê poderia me ajuda.

  4. Olá,
    Parabens pelo belo trabalho. Ha algum tempo acompanho o desenvolvimento da CASA DA MONTANHA. Estamos introduzindo algumas tecnicas coletadas aqui no site de vcs no EcoCentro que estamos conduzindo desde de 2006 do sul do estado (SC) na cidade de Urussanga, precisamente em uma area que foi uma das pioneiras em mineraçao de carvao na regiao desde a década de 50, carvao este que alimenta a malha eletrica de praticamente 50% do estado incluindo a grande florianopolis. Infelizmente esta area (que é a maior area degradada de SC) foi afetada drasticamente pela atividade de minerao sem quaisquer cuidado ou respeito ao ecosistema e sua fauna e flora. Estamos inseridos bem na margem desta area proxima a uma mina abandonada e recebemos tres nascentes de agua comprometidas com o Oxido de enxofre (pirita). Desde de o inicio do projeto (muito antes de conhecermos permacultura…) já buscavamos a promoção e a concientização dos principios de ecologia para as comunidades afetadas, que hoje, além da degradaçao ambiental, recebem toneladas de lixo, diariamente camadas sobre camadas sobre o rejeito do carvao (pirita). Gostariamos, se possivel, fazer-lhes uma visita afim de conhecer melhor vosso projeto e expor o nosso. Nossa regiao ainda é muito carente de consciencia ecologica e junto com outros parceiros queremos promover na pratica tecnicas de biocontruçao, permacultura, biodinamica, entre outras praticas que visam tratar o planeta e a sociedade inserida nele com amor e respeito. desde de já obrigado pela atençao e sussesso na empreitada pela sustentabilidade
    Bruno

    • Bruno, seguimos conversando e nos conhecendo. Será um prazer recebê-los aqui. Ai no sul do estado, os permacultore Itamar e João Marino, do sítio Sete Lombas tem um belo trabalho também. Se estão ai perto, sugerimos que entrem em contato com eles…

  5. Uauu, linda estrutura! Parabéns e obrigada pela partilha. Tenho algumas duvidas quando à resistência e durabilidade da calficite na cobertura. Gostaria de saber qual o estado da edificação agora, após 7 anos da execução. Grata pela atenção.

    • JOana, a Geodésica ficou linda e foi uma grande experiência, que durou um tempo restrito. Tivemos muitos problemas publicados no blog na categoria Geodésica- problemas e soluções . dê uma olhada lá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: