5 Comentários

Zona 1 e Zona 2- canteiros e frutíferas

Enquanto vamos fazendo obras na casa da Montanha, com paredes, calhas, arrumando a geodésica e outras arrumações domésticas, seguimos mantendo os canteiros e a nossa zona 2. Nesta época do ano as gramíneas crescem mais devagar, assim, é necessário roçar   os caminhos entre cada árvore da nossa zona 2 apenas uma vez por mês. Nesta foto, Suzana roçando, e em primeiro plano a espiral de ervas e mudas que irão para o canteiro.

Nós mantivemos “ilhas de capim” alto entre as frutíferas, pensando em limpar os caminhos por onde andamos e ao mesmo tempo deixar refúgios para a fauna de bichinhos. Agora que estamos construindo os canteiros e a cada 15 dias fazemos uma nova parte para manter a produtividade dos alimentos conforme nosso uso, algumas destas  ilhas, mais próximas a casa, transformaram-se na nossa fonte de palhada para estruturar cada canteiro novo.

Desta forma, vamos criando um belo gramado ao redor da casa  e a nossa zona 1 cada vez mais estruturada, com a horta bem linda, nos fornecendo verduras frescas.

Nos primeiros tempos de uma horta é comum a queixa sobre formigas cortadeiras. Alguns dizem que elas te indicam o que não deve ser plantado ali… Inegavelmente elas estão levando muita matéria orgânica para o subsolo… Mas de qualquer maneira, é frustrante ver seu brócolis ou repolho devorado por elas… Em Yvy Porã não foi diferente! Nossos canteiros ficaram com as alfaces, salsas, cebolinhas e as cenouras intactas… Já os repolhos, brócolis e mostardas se foram! Algumas estratégias ajudaram:

  • confrei e capim limão nas bordas
  • plantio misturado das diferentes plantas
  • temperos junto: salsa, cebolinha e manjericão
  • uso da urina nos canteiros ( o nitrogênio mantém as plantas saudáveis e fortes. Plantas saudáveis = menos formigas!)

Bom, mas é assim mesmo, seguimos plantando e plantando…E o movimento das formigas vem diminuindo. Nossos canteiros tem a forma de olho de fechadura e vão acompanhando a borda da estrada que chega a casa da montanha. E a cada 15 dias vamos fazendo um novo canteiro, assim vamos nos abastecendo de verduras, quando o primeiro canteiro estiver vazio, fechamos o ciclo e não serão necessário mais canteiros – a menos que a demanda cresça. Até aqui, com nosso ritmo atual, estamos usando mais ou menos 8 metros quadrados de canteiros. Na foto abaixo o primeiro olho de fechadura de onde estamos colhendo as alfaces e mais ao fundo as plantinhas mais jovens… Bem ao fundo um canteiro ainda em preparação.

Uma dica legal é a de ir colhendo apenas as folhas das alfaces (lisas e crespas), assim, em vez de um pé de alface para uma ou duas refeições, você terá uma alface que te abastece por mais de duas semanas. Ou seja, fazer algo semelhante ao que se faz com a couve mineira. quando ela subir e soltar o pendão para cima, você também terá flores e sementes.

Bem, e nada melhor do que uma saladinha saindo da horta… Menos venenos na sua mesa, mais saúde, prazer e … espaço na geladeira, já que o uso desta fica realmente restrito a coisas necessário.

Anúncios

5 comentários em “Zona 1 e Zona 2- canteiros e frutíferas

  1. Ola, estou cada vez mais maravilhada com a casa de voces. Gostaria de saber se voces tem o passo a passo do começo ate o fim das obras. Moro em uma pequena chacara em Brasilia e meu grande sonho e fazer uma casa ecologica. Esta construçao aproveitando garrafas pet que vcs usaram na varanda pode ser usada para paredes inteiras de 4mx3m por exemplo? Ansiosa pela resposta aqui fico parabenizado-os e feliz que exista pessoas com tanta consciencia ecologica. Um grande abraço.

  2. Descobri vocês por acaso, quero dizer, quase. Pesquizava sobre casas de adobe quando acabei me deparando com vocês. Estou acompanhando conforme posso. Parabéns.

  3. Ola, gostaria imensamente de merecer receber o passo a passo da construçao desta maravilhosa casa ecologica. Desculpe-me a insistencia, sei que vcs tem muito trabalho por ai. Fiquei maravilhada com os resultados e como nao tenho muitos recursos para contratar alguem se pudessem me mandar, ficaria muito feliz. Gostaria ainda que, caso nao possam, me informem por e-mail. De qualquer forma muito obrigada e um grande abraço ecologico.

    • Terezinha
      Olá…
      O nosso passo a passo que você pede está publicado neste blog, que segue o nosso dia-a-dia…
      Podes acompanhar o blog por datas ou por categorias (assuntos) na barra de ferramentas a direita do seu video…
      Neste blog não vendemos nada e não existem informações escondidas… Basta navegar!
      Um abraço
      Suzana

  4. Navegando descobri vocês. Estou viajando com esse projeto. Continuarei acompanhando o seu blog.Felicidades na Montanha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: