Deixe um comentário

Terminando a nova parede sul

Seguimos na nossa reforma onde estamos fechando a parede sul por causa das chuvas e dos ventos. A segunda metade da parede, ou seja a parede mais próxima a janela da cozinha também foi feita usando os princípios do pau-a pique duplo, ou seja, barro e garrafas pet nos vãos para isolamento térmico e acústico e menor quantidade de barro a ser mobiliada. Na foto abaixo, Monica abrindo o bambu para as taliscas e ao fundo a estrutura de madeira já pronta.

Jorge prepara a estrutura de eucaliptos, já com as molduras que receberão os vidros das janelas. Os vãos entre as madeiras são de 0,80m. Na parte de baixo as taliscas de bambu na horizontal dos dois lados vão receber o barro e no meio delas as garrafas Pet – como não tomamos refrigerantes pedimos no restaurante Boa Parada de São Pedro de Alcântara que juntassem as garrafas para nós… Só nesta parede foram 40 garrafas de 2l… É um considerável volume de barro a menos!

Depois de colocar as taliscas no lado de dentro coloca-se na parte de fora, apenas até a altura da garrafa, para poder tabalhar com mais comodidade. Nesta foto, Suzana e Monica colocando as taliscas no lado de fora.

D

Suzana e Monica começaram a fazer a parede, e a força de mobilizar o barro não é pouca… Na foto abaixo a primeira camada de barro e garrafas, iniciando a parede! Já vê-se a palhada que usaremos logo em seguida!


Como esta massa ficará imobilizada dentro das paredes, e Suzana havia roçado a zona 2 da Casa da Montanha, decidimos misturar palha ao barro, fazendo um “COB-a pique”  para preencher os espaços entre as garrafas.  A mistura foi de uns 40% de palhada para 60% de barro, socado entre as garrafas.


Depois de secar, esta estrutura receberá a tela , chapisco e o reboco que é o mesmo traço publicado em postagens anteriores.


Com isso, nossa “reforma” fica pronta e o sul protegido. Ganhamos uma área de estar, lazer e trabalho protegida tanto da chuva como do frio.Nesta foto a parede à direita já pronta, rebocada e com os vidros e a da esquerda ainda na primeira fase, só com o barro entre as taliscas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: