Restaurando a fachada da Casa Mãe…

Nestes dias de outono bastante chuvoso seguimos com a restauração da Casa mãe. Um trabalho de restauração e ampliação, além de derrubar paredes resgatando os tijolos para usar em outra parte, trocar o telhado mantendo a linha, apresentou o grande desafio de manter as características da casa, suas linhas arquitetônicas e sua decoração. Na foto abaixo o detalhe das janelas laterais da Casa Mãe.

Como já dissemos antes, as paredes foram feitas com tijolos maciços assentados apenas com barro, o reboco tinha cal e areia. Assim, como a casa data de 1929, e nem sempre recebeu cuidados e manutenção, tivemos que remover todo o reboco que estava solto e fazer um novo. Nesta operação como manter os ornamentos do reboco original- os enfeites sobre as janelas e a porta de entrada?

Seu Zé deu a idéia de colar os desenhos originais com um papel colocado por cima, depois recortamos e fizemos os modelos, como mostra a foto acima, onde Edla monta no chão o desenho que será refeito nas janelas.

Para fazer o novo, sobre o novo reboco fizemos uma camada em relevo de 2cm, que deve estar num ponto determinado para poder ser trabalhado: mole demais não permite o desenho… Duro demais não permite a retirada dos excessos… A mão da arte do bom ofício e do artista que é seu Zé nos ensina estes truques.

Ali fixamos os modelos de papel, riscamos com um prego, fazendo o desenho do contorno, e ai seu Zé e Rodrigo, cuidadosamente, retiram os excessos e alisam com a esponja.

Assim, ressurgiu o desenho na parede restaurada, resgatando a aparência do original.

Anúncios

4 comentários sobre “Restaurando a fachada da Casa Mãe…

    • Oi, Eloisa
      Estamos em Santa Catarina, num município perto de Florianópolis, chamado Saõ Pedro de Alcântara. Aqui no blog tem páginas que fazem referência a isto, com tópicos sobre a comunidade e também links para a prefeitura de Saõ Pedro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s