4 Comentários

A Cozinha: planejando as instalações

Agora que estamos dentro da casa, com janelas e portas, chega o momento de pensar em como ocupar este espaço… Olhar cada canto, sentir as correntes de ar nos dias quentes, nos dias frios, ver as luzes, sonhar e planejar cada móvel… Depois de algumas vivências neste espaço, avaliamos que a cozinha será nossa prioridade- antes mesmo de terminar o banheiro. Assim, passamos a dedicar-nos  a ela!

Há tempos decidimos que nossa cozinha teria um fogão à lenha, para além de fazer suas funções como fogão, seria nossa fonte de calor dentro da casa, e possivelmente aqueceria a água quente da pia da cozinha… Novamente 3 funções para cada elemento, e conexão entre elementos e espaços.

Aproveitando uma ida à estação de permacultura Raízes, em São José do Cerrito, para um mutirão do suco de uva, passamos em Lages, e compramos o fogão Maestro nº2. Ainda em Cerrito fizemos muitos desenhos, planos, mas nada como colocar as coisas in loco para ver, sentir, avaliar como ficam…

Assim, num final de semana, fomos com o casal Cecília e Rafael para Yvy e nos dispusemos a colocar as coisas já compradas nos locais, “desenhando” a cozinha: fogão a lenha, fogão à gás, cuba da pia da cozinha, uma caixa de papelão no lugar da geladeira e a mesa no lugar da ilha de trabalho que vamos fazer de madeira…

Põe-se as coisas de uma maneira, de outra e de outra… Girando fogões, mudando a cuba da pia,  trocando o lado do fogão a gás, até acharmos como ficasse melhor! Um exercício de apropriação do lugar e de levantamento de peso também! Depois de muito vai e vem, no fim a forma que mais nos agradou não havia sido prevista em nenhum dos estudos e desenhos feitos anteriormente… Nada como a vivência!

Decidimos que as paredes  que irão compor esta área de cozinha receberão azulejos, para facilitar a limpeza. Assim, Jorge foi colocando estas peças de maneira a poder fazer o móvel da cozinha para depois colocarmos o granito que vai finalizar este móvel. Colamos as azulejos diretamente sobre as paredes de terra, usando o cimentocola normal…

Na foto abaixo o detalhe da junção dos azulejos com a parede de taipa socada e ainda o pé da estrutura do móvel da pia, que foi aparafusado na parede. Esta estratégia funcionar nos surpreendeu, e até estávamos preparados para o plano B, que seria colocar uma barra rosqueada passando de lado a lado na parede! Mas fomos surpreendidos pois a primeira estratégia, para a nossa surpresa, deu certo!

Fizemos um prova de aderência para avaliar como os materiais distintos iriam se comportar – as paredes de terra e a argamassa para colocar azulejos, já que estes são colocados diretamente sobre a parede de taipa socada. Foi um trabalho artesanal e cuidadoso: não é “jogar a massa” e colar o azulejo, mas apertar uma fina camada de argamassa colando na parede e apertar o azulejo, um por um… Jorge acabou tendo um certo trabalho, pois uma das paredes ( a famosa parede sul) é bastante irregular, o que exigiu um trabalho demorado e criterioso…

Neste final de semana, depois de um jogo de quebra cabeças de um bom grau de dificuldade a cozinha ficou assim, quase com “cara de cozinha”… Claro que ainda só para a foto, mas quase já dá para sentir o cheirinho de comida em casa!

Anúncios

4 comentários em “A Cozinha: planejando as instalações

  1. Que boas novas!
    Bacana ver as fotos da ocupação da casa, esse momento tão desejado!
    É que eu e a Renata estamos contando as horas para nos mudarmos para a casa que estamos a construir.
    Mais de um ano de construção, ousando nas paredes de pet com terra, calfitice, bambu, etc.
    Agora falta pouco.
    Em breve, tão logo finalizemos essa etapa que nos ocupa todo o tempo, faremos uma visita.
    Cleber e Renata

  2. Que saudadão, gente… Não tem como não me emocionar com tudo isso.
    Abraço apertado

  3. gostei muita das propostas/idéias de vocês, me adc no orkut, os encontrei na comunidade Permacultura

    abraço!

    Marcelo Arruda

  4. Ameii… as dicas estou curtindo muitoo estou programando um reforma na chacará e
    ameii ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: