“Mudamos”!!! Sim, estamos acampados na Casa da Montanha!

O Projeto coletivo de Yvy Porã anda num agito só! Há anos nosso grupo planejava a restauração e ampliação da casa Mãe, uma casa de 1929, que merecia nossa atenção e carinho. Bueno, demorou, mas com o seu Zé e o Rodrigo por ali, decidimos que era a hora… Com o projeto da Cecília Lenzi, parceira de sempre, começamos a obra… Na foto abaixo a parte nova da casa…

Fizemos a ampliação para o banheiro integrad0 à casa, a ampliação da cozinha, uma varanda e o novo paiol.  A obra foi andando e chegou a hora de levantar o assoalho para fazer o contra-piso. Com isto, nossa “base” teve que sair dali…  Ou seja, chegou a hora de sair! Vontade sobrava… faltava um “empurrãozinho” e este aconteceu!  Nos mudamos para a Casa da Montanha.E assim, foi!!! Casa nova! Na foto abaixo a “mudança” chegando pela janela da casa da Montanha!

Para isto precisamos fechar a casa, faltavam 2 janelas no ambiente principal, mais as janelas do banheiro e as portas. Bom, apelamos para a improvisação, com plásticos pregados, alguns tapumes de madeira e… vamos lá! Na foto abaixo Jorge e Mônica colocando o plástico na janela do escritório… Nas primeiras semanas foi assim que habitamos o espaço…

A casa ainda é um acampamento misturado com oficina, já que neste tempo o Jorge seguiu fazendo as janelas e as ferramentas todas seguem no mesmo espaço. Se não chove, é possível trabalhar na varanda, mas se a chuva cai, ai a área de trabalho volta a ser dentro da casa. No entanto este trabalho gera uma sujeira bastante tranquila de se limpar, já que é basicamente serragem…

Montar a casa, ainda que com estrutura, móveis, etc provisórios, foi um grande passo… Nossa espaço começa a ser usado como “casa”, mesmo que neste momento isto seja mais parecido com um acampamento… Colocar a cama no lugar, ver que espaço ela ocupa, fazer uma estante de cordas e tábuas para roupas, louças, poder tomar banho, ainda que siga sendo de canequinha, mas dentro do box, ou mesmo colocar a caixinha com as escovas de dentes no lugar foi muito legal e emocionante! Na foto abaixo nosso primeiro almoço na casa, com os parceiros de Yvy, Isabel e Mariani.

E assim seguimos, pouco à pouco, dando cara à nossa moradia! Na foto abaixo a parte do dormitório e do escritório, hoje um guarda-roupa provisório…

Nos deliciando com a luz do luar que entra pelos garrafões, descobrindo os desenhos nas madeiras, rindo dos sapos que vem atraídos pelos insetos na luz ( a família Boris que nos acompanha desde o início da obra),  ouvindo a passarada no amanhecer, nos acostumando com os barulhos do mato ao lado, descobrindo como é viver num loft- o espaço único da Casa da Montanha!

Neste tempo a casa já ganhou todas as janelas, e na foto abaixo Jorge e Vitor colocando a última delas…

E assim é… Deliciosamente simples e familiar… Além do orgulho de morar no sonho!!!! Piegas…? Sim, pode ser… Mas é tão bom!

Anúncios

8 comentários sobre ““Mudamos”!!! Sim, estamos acampados na Casa da Montanha!

  1. Ola Suzana!! e jorge!!

    Parabenssssssss
    Puxa , para quem acompanha o blog…. chega até se emocionar..
    entro na minha caixa de email e … vejo la
    mudamos para casa da montanha!!!
    belo tudo isso… pois sinto o amor, energia, trabalho, força , vontade
    alegria, risos, novas amizades, respeito a natureza, compartilha… enfim

    TUDO MAIS TUDO E MAIS TUDO DE BÓTIMO Á VOCES.
    BREVE VISTAREMOS VOCÊS….CONFORME JA FALAMOS POR EMAIL.
    MINHA QUERIDA SUZANA… MUITO QE TE DAMIRO!!
    ABÇOS FRATERNOS NA FAMÍLIA.
    SANDRA E MARCINHO

  2. \o/ uhu! Que legal, saber que a casa da montanha já está habitável. Que alegria! Bom, quanto a minha, já terminamos a fundação e base. Vamos comerçar a “levantar” as paredes. É muito legal constuir o próprio lar. Um abração, estou doido para visitá-los novamente.

  3. A casa de vcs ficou linda!!
    Se for possível, gostaria de visitá-la.
    Eu moro em Brasília mas pretendo me mudar para o litoral ou para a serra, onde eu possa construir um lugar aconchegante como o de vcs.
    Parabéns e Namastê!!

    • Marcio
      Obrigada! Nós também a achamos linda, e vemos a história (nossa) e de cada um neste espaço…
      Ai no Df procure o Sérgio Pamplona, ele tem muita experiência em permacultura e em construções… Para vistar Yvy, entre em contato…

  4. Vcs construíram alguma parte da casa em cob? Saberiam informar se demora muito para secar?
    Parabêns pela casa, é uma fonte de inspiração!!! Antes queria uma casa feita de superadobe, hoje quero em COB e tbém de Cordwood.

    Um abraço!!!

  5. bom dia, pessoal, tudo bem? Sou Lindomar, vou construir minha casa de superadobe, estou reunindo material para planejar bem tudo. no momento estou informações sobre o reboco interno e externo. moro na cidade de curitiba paraná sul do brasil. um geralmente frio, úmido, com as chuvas, enfim….. como fazer um bom reboco externo? a pintura pode ser natural? as instalações eletricas e hidraulicas, como sao feitas exatamente, enfim, agradeço muito a atenção. email: lindomar101@hotmail.com telefone 41 9677-3865 felicidade a todos.

    • Lindomar
      Obrigado novamente pelo contato,mas sua pergunta já foi respondida na sua pergunta lá no tópico do superadobe.
      Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s