4 Comentários

Aniversário e pré-inauguração da Casa da Montanha

Em geral, neste blog, obedecemos à ordem cronológica do que vamos vivendo… No entanto, esta postagem acabou sendo “atropelada”, e quase “esquecida”, pois faltavam algumas imagens, houve a viagem,etc… Assim, ainda que meio tardiamente, aqui vai uma postagem que deveria ter sido feita em novembro!

Receber amigos e celebrar a vida é um dos nossos grandes prazeres! Resolvemos comemorar nossos aniversários em duas festas, uma delas em Yvy Porã, no que chamamos e pré-inauguração da Casa da Montanha. Para isso reunimos amigos queridos para um almoço na casa… A torcida foi para que São Pedro ajudasse, pois na noite anterior caiu muita água em Yvy Porã… Mas como dizem os orientais, tudo que começa com chuva traz bons presságios! E assim foi… Na foto abaixo os três autores do livro “Lendas do Saber”: Gardel, o Curupira, Suzana e Keila.

Fizemos uma super limpeza no espaço, colocamos britas no piso da geodésica e ali montamos bancos, a churrasqueira para o Zeca assar a carne, a mesa para as saladas, e ai foi só esperar os convidados!

Como marcar este dia? Resolvemos que uma espiral de ervas seria um bom símbolo, onde cada um poderia plantar uma muda e plantar-se neste espaço.

Suzana comprou as mudas e depois do almoço, com as crianças Clara, Thais, a amiga de sempre Ana e o Álvaro, montamos a espiral com tijolos maciços que tínhamos ali ao lado… Depois de montada a estrutura, foi a hora de cada adulto plantar uma mudinha… Assim, ficamos com um presente de cada amigo, colocado na frente da casa da Montanha…

A espiral de ervas é talvez, um dos ícones mais populares sobre permacultura, e não é à toa! A espiral reúne em sí um dos mais fortes padrões naturais que é a espiral. Também é a síntese de uma análise de zonas e setores, o quente e o frio, o seco e úmido… Além  de ser um canteiro bonito, que acaba entrando como decoração e paisagismo de uma zona 1.

Iniciamos o canteiro cavando o espaço da espiral e marcando o caminho ao redor, este cavar os caminhos tem as funções de criar um canal de infiltração ao lado do canteiro, fazer uma barreira que dificulte a invasão de inços no canteiro e formar futuros solos.

Assim como no canteiro, começamos colocando uma camada de jornais molhados, que cobre toda a base da terra deste trabalho foi  separada para ser   colocada dentro da espiral.

O tamanho da espiral deve ter o tamanho dos braços abertos do seu usuário, para que este consiga, sem maiores esforços, alcançar as ervas e temperos que fiquem no meio da mesma.

Os tijolos vão sendo colocados de maneira a deixar a parte mais alta resguardando o sul, e a mais baixa, onde teremos mais níveis de canteiros, virada para o norte, onde existe mais insolação.Os tijolos sobem entrelaçados, fazendo a “costura”… Dentro vamos colocando a terra para formar uma massa única, o que dará ao mesmo uma inércia térmica.

Os aspectos alto e baixo, trazem por gravidade as condições de seco e úmido, respectivamente, já que a infiltração de água criará tais características. Combinado-se isto à orientação sola, teremos as condições quente/ seco e quente/úmido na face norte, e as condições seco/frio e seco/quente na face sul, além das condições de transição entre elas. Com isto, no mesmo canteiro, podemos ter plantas com exigências assim distintas…

Na sequência das fotos a construção da espiral e finalmente as amigas queridas plantando as mudinhas… a lavanda no alto, e ao sul, na área mais seca e fria… A salsa e a hortelã na parte mais baixa…

Na foto acima a espiral recebendo sua primeira regada, e os detalhes da serragem no caminho… Um boa lembrança de amigos queridos, num dia muito especial!

Anúncios

4 comentários em “Aniversário e pré-inauguração da Casa da Montanha

  1. Simplesmente lindo!! Fora a aula sobre sabedoria.
    Saudades.
    grande abraço

  2. Olá! Achei bastante interessante o seu projeto octogonal na casa da montanha. Imaginamos construir algo semelhante em Matinhos no Paraná. Uma casa voltada para cura e vivências holísticas. Muita coincidência encontrar o seu blog!
    Talvez possa nos ajudar com sua vasta experiência.
    Obrigado e Namastê!!

    • Olá, Marcio
      Obrigada pelo carinho e pela visita ao Blog… A ideia deste espaço é justamente compartilhar nossa experiência e incentivar outros a iniciativas semelhantes… No que pudermos ajudar, conte com a gente!

  3. Que massa! São amigos assim que estou precisando!
    Luminosos abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: