Forno de Pizza, pães, etc…

Seguimos fazendo janelas, lixando toquinhos do cordwood, ocupando nosso espaço… Nesta ocupação de espaço, fomos vendo nossa varanda, imaginando e sonhando com o que viver ali. Já há algum tempo, decidimos que no lado sul da varanda iríamos fazer um forno, como aqueles “antigos” de tijolos e barro, para pizza, pães, assados, etc. Também havia uma demanda clara do seu Zé para aprender a fazer este forno, como opção de autonomia e diminuição de gastos para assar pães em sua casa.

Fizemos uma base de tijolos maciços, e a 90cm do chão fizemos a lage que recebeu uma cobertura de tijolos refratários (esta altura da base é alta, mas foi adaptada à altura dos usuários…). Dali para cima erguemos o forno, com tijolos maciços assentados com uma massa de barro +cal+ açúcar. Esta “receita” foi sistematizada pelo bio-arquiteto e permacultor Tomaz Lotufo, que mantém o blog com dicas sobre construções.

O primeiro passo é definir o diâmetro do forno. Assim será preso um prego no meio da base e um barbante que definirá toda a construção. Na ponta deste barbante haverá outro prego, que irá definindo a inclinação dos tijolos.

Como Jorge fez o forno durante a semana, não temos as fotos da sequência, mas sim da primeira pizza, na nossa inauguração!

A receita da massa, em breve, estará nas Receitas de Yvy Porã, neste blog… Estão servidos?

Anúncios

8 comentários sobre “Forno de Pizza, pães, etc…

  1. Ola queridos,
    com imensa satisfação que estou a apreciar aa sua determinção e criatividade em elaborar e executar um projeto magníficio.
    Gostaria muito de poder ter um contato com vocês, e se me permitir até fazer uma visita á vocês.
    Meu interesse é devido um plano para o futuro, construirmos uma casa semelhante , para moradia como tb para um espaço de terapias alternativas.
    Sou professora da área da ed. fisica e tb terapeuta holistica e alternativa.Moro em curitiba – Pr

    Aguardo contato

  2. Hum, como eu gostava de ver as fotos da sequência da construção do forno… é que também me quero aventurar a construir um no terreno dos meus pais. Fiquei curioso quanto à receita da massa para usar com os tijolos. Isso resulta mesmo? Barro, cal e açúcar… O que eu quero tentar construir é também para levar uma porta em ferro.

    Bem, os meus parabéns e cumprimentos

    • Manuel
      Pois é… o problema é que no dia em que fizemos o forno nossa máquina estava quebrada! Assim, ficamos sem as fotos! Vamos ver se num próximo forno que fizermos a gente fotografa e faz uma outra postagem sobre!!!!

    • Oi, Maria Luiza e Janaina
      Não entendi, nos post, que vocês visitaram, estão as informações que estão pedindo!
      Grande abraço.
      Jorge

  3. Srs, bom dia,estou com uma confusão muito grande na minha cabeça em relação ao forno caipira,contratei um pedreiro para fazer o tal forno de tijolos ele fez de tijolo aparente usando argamassa refratária para colagem dos tijolos, me falaram que não presta, comecei a pegar informações na internete estou mais confusa ainda, me ajudem por favor, porque eu quero um forno de baixo custo, esses materais que indicam na internet fica caro e eu quero aproiveitar o que já foi feito, será que um reboco por dentro do forno com esse preparo areia,cal,argila e açucar não resolveria o problema? e como é essa argila e onde encontrar? pois a cúpula do forno não foi ainda totalmente fechada, ainda dá para rebocar se for o caso, no meu terreno se cavar fundo tem uma barro meio colante seria isso argila? Me ajudem por favor como reaproveitar meu forno, pois não tenho grana para colocar produtos caros e ainda tem uma tal de manta , espero que voces possam me ajudar. Obrigada.

    • Olha, acho que podes experiemnatr… Em geral o cimento contrai e trinca… Ai podes usar a massa de barro e açúcar para preeencher estas trincas… e ver no que dá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s