8 Comentários

Forno de Pizza, pães, etc…

Seguimos fazendo janelas, lixando toquinhos do cordwood, ocupando nosso espaço… Nesta ocupação de espaço, fomos vendo nossa varanda, imaginando e sonhando com o que viver ali. Já há algum tempo, decidimos que no lado sul da varanda iríamos fazer um forno, como aqueles “antigos” de tijolos e barro, para pizza, pães, assados, etc. Também havia uma demanda clara do seu Zé para aprender a fazer este forno, como opção de autonomia e diminuição de gastos para assar pães em sua casa.

Fizemos uma base de tijolos maciços, e a 90cm do chão fizemos a lage que recebeu uma cobertura de tijolos refratários (esta altura da base é alta, mas foi adaptada à altura dos usuários…). Dali para cima erguemos o forno, com tijolos maciços assentados com uma massa de barro +cal+ açúcar. Esta “receita” foi sistematizada pelo bio-arquiteto e permacultor Tomaz Lotufo, que mantém o blog com dicas sobre construções.

O primeiro passo é definir o diâmetro do forno. Assim será preso um prego no meio da base e um barbante que definirá toda a construção. Na ponta deste barbante haverá outro prego, que irá definindo a inclinação dos tijolos.

Como Jorge fez o forno durante a semana, não temos as fotos da sequência, mas sim da primeira pizza, na nossa inauguração!

A receita da massa, em breve, estará nas Receitas de Yvy Porã, neste blog… Estão servidos?

8 comentários em “Forno de Pizza, pães, etc…

  1. Que delícia… a idéia, o forno, a pizza e a parceria de vocês dois.

  2. Ola queridos,
    com imensa satisfação que estou a apreciar aa sua determinção e criatividade em elaborar e executar um projeto magníficio.
    Gostaria muito de poder ter um contato com vocês, e se me permitir até fazer uma visita á vocês.
    Meu interesse é devido um plano para o futuro, construirmos uma casa semelhante , para moradia como tb para um espaço de terapias alternativas.
    Sou professora da área da ed. fisica e tb terapeuta holistica e alternativa.Moro em curitiba – Pr

    Aguardo contato

  3. Hum, como eu gostava de ver as fotos da sequência da construção do forno… é que também me quero aventurar a construir um no terreno dos meus pais. Fiquei curioso quanto à receita da massa para usar com os tijolos. Isso resulta mesmo? Barro, cal e açúcar… O que eu quero tentar construir é também para levar uma porta em ferro.

    Bem, os meus parabéns e cumprimentos

    • Manuel
      Pois é… o problema é que no dia em que fizemos o forno nossa máquina estava quebrada! Assim, ficamos sem as fotos! Vamos ver se num próximo forno que fizermos a gente fotografa e faz uma outra postagem sobre!!!!

  4. gostaria muito que se posível vc me passace a receita da massa para faser o forno tipo as medidas certas.brigada….ass;Janaina

  5. Srs, bom dia,estou com uma confusão muito grande na minha cabeça em relação ao forno caipira,contratei um pedreiro para fazer o tal forno de tijolos ele fez de tijolo aparente usando argamassa refratária para colagem dos tijolos, me falaram que não presta, comecei a pegar informações na internete estou mais confusa ainda, me ajudem por favor, porque eu quero um forno de baixo custo, esses materais que indicam na internet fica caro e eu quero aproiveitar o que já foi feito, será que um reboco por dentro do forno com esse preparo areia,cal,argila e açucar não resolveria o problema? e como é essa argila e onde encontrar? pois a cúpula do forno não foi ainda totalmente fechada, ainda dá para rebocar se for o caso, no meu terreno se cavar fundo tem uma barro meio colante seria isso argila? Me ajudem por favor como reaproveitar meu forno, pois não tenho grana para colocar produtos caros e ainda tem uma tal de manta , espero que voces possam me ajudar. Obrigada.

    • Olha, acho que podes experiemnatr… Em geral o cimento contrai e trinca… Ai podes usar a massa de barro e açúcar para preeencher estas trincas… e ver no que dá!

Deixe um comentário

