13 Comentários

MADEIRAS: janelas e cordwood

Aos amigos que acompanham este blog pedimos desculpas pela demora em postar novidades! E não foi por falta de coisas acontecendo na Casa da Montanha, e sim por excesso de atividades nossas: fim de ano, cursos, etc.

Bem, retomamos…

Neste tempo, com as paredes, telhado, forro e até a geodésica feitos, começamos os acabamentos da casa: fechá-la tem sido nosso objetivo, para podermos ocupar o espaço. Assim, Jorge começou a dedicar-se em tempo integral a fazer as janelas- já que trabalhar com madeira é um prazer para ele. Há tempos fizemos as contas entre comprar ferramentas adequadas e o preço de aberturas, a conclusão é de que era o mesmo, ou menos, com a diferença que ficamos com as ferramentas…

Assim, como Jorge é habilidoso e já fez janelas e portas antes, optamos por comprar as ferramentas para fazê-las, ao invés de comprá-las…As madeiras escolhidas foram madeiras certificadas,  vindas de zonas que serão alagadas por hidrelétricas. E ai começamos o trabalho! E ai,  nossa casa virou uma grande marcenaria…

O processo de fazer a janela é juntar as tábuas, colocando entre elas uma “alma” de madeira, que faz com que as peças soltas façam UMA peça única. e fixadas com um Z atrás. Estas madeiras são  plainadas, lixadas e depois recebem a impregnação de óleo de linhaça cru diluído a 50% com querosene. Nesta foto percebe-se ainda os buracos onde serão colocadas cavilhas de madeira.

O quebra-cabeça desta montanegm é um trabalho delicado e de paciência, de encaixe… Nesta foto Jorge tirando o que sobra de cada cavilha de madeira. As cavilhas são coladas e fixam as peças. Ou seja, nesta janela usamos apenas cola e encaixes de madeira… Os parafusos são usados apenas para fixar as dobradiças.

Na foto abaixo, Jorge dando o acabamento com a lixadeira numa das folhas da janela da cozinha, já é possível ver atras dela a outra folha já fixada.

Ferramentas adequadas são fundamentais para o trabalho… sargentos, furadeiras, lixadeiras… Nesta foto, suzana lixando e preparando a janela para a impregnação com óleo de linhaça.

Na foto abaixo, Suzana e Jorge em frente à janela da face norte.

Nesta foto a foto das janelas da cozinha e da varanda. a janela da varanda foi um “herança” que ganhamos do Elpídio e da Lucia, por isso ela é diferente das outras…

Ao mesmo tempo que Jorge trabalhou nisso, Suzana, Mônica e Bel terminaram o tratamento dos toquinhos de cordwood, com várias lixadas e terminando também com a impregnação das madeiras com o mesmo óleo de linhaça, na mesma diluição… Na foto abaixo Suzana passando a última lixa, desta vez usando a lixadeira orbital ( a famosa treme treme…), que deixa as madeiras super lisinhas, prontas para receber o tratamento por impregnação…

Na foto abaixo, Bel passando óleo de linhaça na madeiras, no tratamento de impregnação, que poderá ser repetido muitas vezes, sempre que necessário, sem necessidade de lixar, já que o conceito é impregnar, e não uma camada de proteção externa.

Na foto abaixo a parte interna das paredes de cordwood já prontas, com o contraste entre madeira, barro  e as garrafas coloridas! Corujice à parte, mas ficamos encantados com o efeito!

Anúncios

13 comentários em “MADEIRAS: janelas e cordwood

  1. Parabéns. deve ser maravilhoso poder contruir sua própria casa e deixá-la com a sua cara. eu ainda farei isso . gostaria de saber se vcs estão abertos para visitação. somos um casal ,eu tenho 54 anos e meu marido 58. soms aposentados e sonhamos morar no compo . fiquei encantada com o projeto de vcs. aguardo resposta. um grande abraço. e saúde.

  2. Caríssimos,

    Antes de tudo meus parabéns e a mais sincera admiração pelo projeto de vocês e pelo empenho de compartilhar com o mundo através deste blog. Sou estudante de Eng Florestal em Brasília e encontrei aqui uma série de informações que buscava para o tcc que estou fazendo sobre construções ecológicas. Muito obrigada!
    Gostaria de saber se podemos trocar umas idéias, especialmente sobre escolha de materiais e preços, já que eu gostaria de fazer uma referência mais sólida à casa da montanha para a comparação de resultados.
    Muitíssimo grata,
    Clarissa Armando

  3. Pessoal, boa tarde.
    Parabens a todos pelas conquistas!! Muita paz e saúde em 2010.

  4. Está muito linda essa casa da montanha!!! Parabéns por todas as idéias e o esforço de vocês! Também estou construindo uma casinha ecológica, mas as pessoas não entendem as vezes o que eu quero fazer, pelo menos aqui encontrei pessoas que pensam como eu. Beijos p/ vcs!

  5. Que bacana que está ficando. Me inspira dar uma olhadinha de vez em quando no andamento da construção. Um abração.

  6. Vocês são verdadeiras fontes de inspiração. Gostei pacas das janelas e do cordwood. Pessoalmente, tenho muita vontade de aprender a trabalhar com madeira, e, esse artigo, com certeza serviu de incentivo.
    Muito obrigado!

  7. Hi
    my name is Didier and i’m french (i hope you understand english)
    I’m very interested to exchange experience with you on cordwood
    I have built my house with cordwood technic and i have built a garage with bottle

    I have created a web site to share my experience on cordwood in france

    Can you tell me:
    – what sort of wood did you use ?
    – what sort of mortar did you use ?
    – where is situated the house ?

    Can i use some photos to put on my web site
    thank’s for the answer

    • OLá,Didier, nosso amigo da França!
      Meu inglês não é muito bom, por isso respondo em Português e sugiro o uso do tradutor do Google…
      que bom saber de gente construindo casas ecológicas na França…
      A casa da Montanha se localiza no sul do Brasil, estado de Santa catarina, município de São Pedro de Alcântara.
      A madeira que usamos foram peças de Eucliptus citriodora de 30 anos de idade que tínhamos na propriedade.
      A massa foi se terra (40% argila + 60% areia), serragem molhada (24h), 5% de cimento e 10% de cal.
      Sobre o suo das fotos, sem problemas, desde que você cite a fonte como o Blog da Casa da Montanha.
      Um abraço
      Suzana

  8. Um espetáculo! Magnífico exemplo de dedicação, cooperação e perseverança. Parabens!

  9. gostaria de saber como se prepara o argamassa para o cord wood house

  10. Adorei de novo ! Estou terminndo a minha casa da montanha em São Paulo …Não tão bonita como a sua …mas o chão vai ficar lindo !!! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: