Fechando a cobertura da Geodésica

A Casa da Montanha segue, vamos fazendo as janelas, dando acabamento aos toquinhos de cord wood, mas nestas últimas semanas nossas energias e grande parte do trabalho concentrou-se em terminar de cobrir a geodésica, que será a nossa oficina. Na foto abaixo a casa vista do alto da cúpula da oficina.

DSC03061

Esta prioridade foi decidida pela temporada de chuvas, que é a primavera e o verão em Santa Catarina, e nosso desejo de cobrirmos a estrutura de bambu. Na foto abaixo, Jorge e seu Zé, conversando dentro da oficina. Pode-se ver os tijolos de terra e palha que seu Zé  e Rodrigo vem experimentando fazer – para nós, um enorme passo no sentido de apropriação por parte deles do trabalhar com bio-construção.

DSC03055

A oficina é quadrada teve seu alicerce de elevação feito de super-adobe, uma base de 1,20m de parede de tijolos maciços travados, e acima dela foi feita uma estrutura leve de bambu, que é uma geodésica de base quadrada. esta estrutura, toda feita em bambu, com vigas recíprocas, isto é, que se apóiam umas nas outras e foram amarradas com cordas, como pode-se ver em postagens anteriores. Na foto abaixo a oficina quase pronta, faltando só uma pequena parte no topo, meio à esquerda sem barro.

DSC03051

Como este bambu não é tratado, ele foi coberto quase por completo. Esta cobertura é uma massa de barro +serragem molhada + 10% de cimento que é misturada, quase na mesma proporção à palha, que dará a estrutura a esta massa. Na foto abaixo seu Zé fazendo a massa e Rodrigo ao lado do andaime alto, feito para terminarmos a cúpula.

DSC03080

Este trabalho foi bastante lento, muito mais do que prevíamos. Trabalhando num ritmo puxado, Seu Zé, Rodrigo e mais os estagiários Mônica, Diego e o cearense Tiago participaram, agilizando o trabalho, conseguimos, nesta semana, fechar a cúpula e a cobertura. Na foto abaixo, Tiago e a nossa “caverna”, que nos dias de calor mostrou sua capacidade térmica, já que lá dentro estava muito fresco!

DSC03085

O trabalho era feito em duplas, um do lado de dentro, e outro pelo lado de fora, aí se pegava um punhado de palha com barro, passava-se pela freta entre as taliscas, ficando parte para dentro, parte para fora, dobra-se a palha, e alisa-se, formado um todo. A seqüência foi fazer o contorno na parte baixa, onde as mãos alcançavam, pelo lado de dentro. Pelo lado de fora, seu Zé seguia com uma escada. Em seguida colocamos um andaime por dentro, e por fora já pudemos usar as partes feitas antes, que já estavam duras. E assim, foi… passo a passo, barro e palha, punhado a punhado… Na foto abaixo a vista do alto da oficina, vendo-se uma ponta dos beirais de uma das janelas.

DSC03059

Finalmente, no dia 5 de novembro, fechamos a cobertura… Uma grande comemoração de todos os envolvidos, principalmente do Rodrigo e do seu Zé, que vem apropriando-se destas formas construtivas, experimentando fazer tijolos com diversas misturas e levando estes experimentos para suas casas, onde reformas e mudanças vem acontecendo… Nesta foto o quadrado que iniciou a construção da geodésica. Optamos por deixar aquele pequeno furo para ventilação, sobre ele será colocado um pequeno guarda-chuva para proteção em dias de chuva.

IMG_1836

E ai a foto panorâmica da oficina olhando do lado da casa.

IMG_1844

E de outro ângulo, de onde pode-se ver as três técnicas construtivas: os alicerces de elevação de super-adobe, a parede de tijolos, e a geodésica já completamente barreada por cima… Linda, não? Muito bem, Flippers!!!!!

IMG_1851

E para quem desejar ver, os videos do final deste processo, neste primeiro, seu Zé pelo lado de fora, Tiago por dentro,e Rodrigo passando o barro e ensinando nosso estagiário lá do Ceara a trabalhar…

Neste segundo, o momento histórico dos últimos pedaços e a comemoração do Rodrigo, que se especializou e de apropriou desta técnica!

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Fechando a cobertura da Geodésica

  1. Amigos de Yvy Porã

    Estou muito feliz de ver o trabalho realizado. Realmente nos 4 dias que a gente programou, nem com trinta pessoas a gente terminaria.

    As fotos estão lindas, os vídeos verei em outro momento e a melhor notícia é ver os trabalhadores se apropriando dos materiais e técnicas.

    Espero vê-los em breve, não tão breve para cantar parabéns pro Jorge pelo aniversário mas para dar parabéns a vcs pelo exemplo e oportunidade que nos dão.

    abraços a vcs e a todos que partiparam de qualquer etapa ou caminho desta empreitada

  2. Saudações Pessoas Boas,

    Feliz demais poder ter participado dessa bela construção. Através de fotos, vinha percebendo que rolava uma energia muito boa desde a concepção da Geodésica.
    Momentos criativos e de grande aprendizado, imagino. Conhecer Yvy Porã foi bastante especial. Vivenciar esses momentos ao lado dessas figuras: Jorge, Suzana e parceiros foi sem dúvida o maior aprendizado que tive nessa minha ida para as bandas do sul. E ainda participar do encerramento da geodésica tem um valor tão grande, pois o mais perto que tinha visto uma foi a 50 cm de distância (pela tela do computador).

    Sem comentários para agradecer por todos ensinamentos de vida!

    O Ceará está de portas abertas e com água quente para recebê-l@s.

    Abraços calorosos da terrinha!

    Tiago Silva (Ceará)

  3. Bom dia Família Yvypora,
    Temos acompanhado a trajetória das obras e tem sido muito rico, na beleza, nos detalhes e nas técnicas. Acredito que o poder do conhecimento está em repassá-lo e aqui vejo esse exemplo vivo! Esperamos ir estagiar por aí se for possível… Estou desejando massss…como também estamos em obras o tempo é curto. Um grande abraço aqui das bandas do Anhangava, montanha de Quatro Barras/PR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s