3 Comentários

Geodésica de base quadrada- o caminho!

O que seria de um espaço no campo sem uma oficina para arrumar coisas, contruir engenhocas, etc? Bem, a oficina da Casa da Montanha é outra obra nossa, e mais uma vez um projeto feito com muitas mãos, de amigos, parceiros, etc.  Neste artigo, Daniel conta como foi o início desta história e onde queremos chegar!


O domo de Yvy Porã – por Daniel Malaguti

Conheci o Jorge e a Suzana no PDC que aconteceu no sítio Abaetetuba em Lumiar, no Rio de Janeiro em julho de 2008.

Mostrei  algumas fotos do meu trabalho de mestrado em Design no LILD (Laboratório de Investigação em Living Design) da PUC-Rio e o Jorge, que já estava planejando construir sua oficina, ao ver uma foto de uma bolha de látex inflada dentro de uma moldura quadrada, me fez a proposta de projetar a estrutura de cobertura com bambus, uma geodésica de base quadrada.

DSCN6086

Para gerarmos uma geodésica, escolhemos um poliedro regular como o tetraedro, o octaedro e o icosaedro. Como as geodésicas tem base circular e o objetivo do projeto é deformá-las para uma base quadrada o octaedro foi o escolhido pois sua metade é uma pirâmide de base quadrada.

meio octaedro 2v

A partir da subdivisão dos triângulos deste octaedro podemos gerar geodésicas em diferentes freqüências. Quanto maior a freqüência, maior variedade de tamanhos de barras, maior número total de barras e menor o tamanho das barras. E o principal, mais arredondada será a aparência do domo.

meio octaedro 3v

Octaedro antes e depois de subdividido nas freqüências 2v e 3v.

A partir do modelo da geodésica 3v fiz outro modelo (azul) por cima deste modificando o tamanho de algumas peças para tornar sua base quadrada.

yvy 4v v p03

Domo 3v quadrado azul, domo 4v e domo 4v quadrado  como mostra esta ilustração deste modelo virtual.

Como considerei o modelo com as arestas muito pontiagudas, resolvi gerar outros modelos em freqüência 4v, mas como o número de peças quase dobrou, resolvi voltar para o modelo quadrado 3v.

yvy topo trepado

Por cima do domo quadrado azul 3v fui montando um novo modelo com peças montadas em viga recíproca, também conhecido como giro. Para minha surpresa o novo modelo teve suas arestas arredondadas pelo giro e ficou bem interessante. Para completar projetei uns beirais com parabolóides para proteger as entradas e janelas. Como mostra a foto acima.

yvy giro topo

Domo com giro montado por cima do domo azul e domo visto de cima

Entrada da oficina com domo sobre mureta e detalhe dos beirais com parabolóides.

quina lado 01

Agora só falta construirmos! Na maquete abaixo a vista do projeto, com os usuários, Suzana e Jorge, em escala na frente da oficina.

entrada geral

Daniel Malaguti

Na próxima postagem, a construção da geodésica que aconteceu num mutirão no feriado de 7 de setembro.

Anúncios

3 comentários em “Geodésica de base quadrada- o caminho!

  1. Olá Amigos!
    Eu sou um estudante do EUA, e estou estudando no Brasil por os tres meses. Eu estou fazendo pesquisa de permacultura no instituto IPA, mas eu gostaria muito de encontrar um sítio atual para comparação de teoretica. Vocês estariam dispostos me receber por algums dias (provalmente 5)? Claro eu vou pagar por tudo.
    por favor me envia um email
    muito obrigado
    -Forrest

  2. […] utilizando o bambu em habitações e diversos exemplos de geodésicas, tema de seu mestrado (https://yvypora.wordpress.com/2009/09/15/geodesica-de-base-quadrada-o-caminho/#more-744). A palestra foi também a oportunidade para conhecer bambuzeiros como o Rodrigo Primavera um […]

  3. Murray olá!
    O IPA que voce se refere é o Instituto Agronomico de Pernambuco?
    Tião Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: