1 comentário

Fechamos o telhado!

Nestes tempos a Casa da Montanha está dando passos rápidos e nem sempre o blog está conseguindo acompanhar, em tempo mais ou menos real o que acontece! Isto está acontecendo agora, pois temos uma equipe trabalhando o tempo todo, que é Jorge, seu Zé e Rodrigo. Então, quando temos auxiliares nos finais de semana, acabamos desenvolvendo mais de uma ação ao mesmo tempo! Priorizamos, então, ir abordando uma sequência de um assunto, para que se possa compreender um processo, como foi publicada nas postagens anteriores sobre o piso. Mas,… é claro que,  para fazer o piso, obviamente, deveríamos ter fechado antes o telhado! Assim, hoje vamos postar o acabamento do telhado, com o fechamento das cumeeiras e a colocação da peça de ventilação no alto da casa.

IMG_5437

No dia 19 de junho colocamos a última telha na casa da montanha! Grande passo que irá nos permitir trabalhar com sol ou chuva, fazendo as coisas no interior da casa! Neste dia lembramos de todos que por aqui passaram compartilhando a vida, aprendendo e nos ajudando! Quem socou paredes, quem levantou pilares, quem levantou caibros e colocou ripas,  quem pintou telhas, quem subiu no telhado… A todos neste momento nosso carinho e nosso obrigado!  Neste dia, estes parceiros foram representados pelo Pedro Marcos e pelo seu Zé.

IMG_5266

Na foto abaixo a vista das luzes no interior da casa com todas as telhas colocadas. Observe no centro os triângulos de luz, são por estes vãos que ocorrerá a ventilação entre o forro e as telhas.

IMG_5254

Em seguida foi o trabalho de fazer e colocar as cumeeiras, feitas de chapa de alumínio, já que para telhados em ângulos diferentes dos 45º não existem cumeeiras prontas. Estas peças foram feitas com alumínio de 40cm de largura, que foram cortadas em peças de 2m de comprimento e depois dobradas à mão, como mostram Jorge e Cecília na foto abaixo.

IMG_5410

Estas peças foram fixadas no telhado com rebites, que vão segurá-las às telhas. Para isto colocamos uma linha que servia de guia para alinharmos as peças de alumínio. No furinho do rebite colocamos um pingo de silicone para que a água não entre ali. Cada peça cobre mais ou menos 20cm de telhado, mas ainda fica um buraco com a curva das telhas. Para preencher este espaço entre a chapa e a telha, usaremos uma massa de barro e palha, evitando assim que entrem pássaros e morcegos nestes vãos.

IMG_5444

Na foto abaixo, Cecília e Diego colocando uma das peças de alumínio como cumeeira da casa.

IMG_0549

No alto do telhado temos o sputinik que fará a ventilação por convecção do ar quente da casa. Isto será feito pois entre as telhas e o forro de madeira temos um colchão de ar de 15cm.que chega aos vãos triangulares citados acima. Lá colocamos uma peça usada em chaminés, chamada sputinick, que puxa o ar, mas impede, pela sua construção, que a água entre, mesmo com vento forte e também tem tela protegendo da entrada de animais.

IMG_5422

Nosso sputnick tem 45cm de altura e 1,15m de diâmetro e foi pintado de verde, para chamar menos a atenção, já que parece realmente um “ovni” no alto da casa! Nesta foto Jorge, Mariani e Zeca se preparando para subir esta peça no telhado.

IMG_5423

Depois de uma ginástica, com calma e paciência a peça é levada e fixada no poste central da casa com uma barra rosqueada.  Para isto foram necessários 2 levantando a peça, Cecília guiando por cima e Zeca guiando na parte de baixo do telhado.

IMG_5438

Na foto abaixo detalhe do Jorge fixando a peça de alumínio com os rebites, esta peça entra por baixo da saia do sputnick, evitando assim a entrada de água.

IMG_5448

Finalmente, enquanto seu Zé terminava o contra-piso, Jorge, Cecília e Diego, nosso estagiário gaúcho, colocavam as últimas cumeeiras,  como mostra a foto abaixo.

IMG_0591

Anúncios

Um comentário em “Fechamos o telhado!

  1. Jorge e Suzana, esta casa é um exemplo de como um sonho vira realidade. Está ficando linda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: