5 Comentários

O contra-piso

Estamos numa etapa em que as coisas acabam indo bastante rapidamente, e nem sempre conseguimos postar no tempo mais ou menos “real” da obra! Seguimos com o trabalho de apoio com o seu Zé e o Rodrigo, ambos experientes em obras, além dos nossos parceiros que vem e vão, sempre dando uma ajuda preciosa!

Na foto abaixo seu Zé fazendo as linhas mestras do contra piso, são elas que unem os toquinhos e marcam os níveis do piso. Diego, nosso estagiário gaúcho molha as pedras para que a massa tenha melhor aderência.

IMG_0518

Decidimos que o piso da casa será de cimento queimado, e esta escolha se deu pelos critérios: praticidade, preço, e privilegiar pagar uma mão de obra, a uma indústria, ou seja, pagamos diretamente à pessoa  que vai fazer. Esta técnica exige uma mão de quem sabe fazer, pois é simplesmente uma camada de cimento e areia sobre o contra-piso, que se joga o cimento em pó, que “queima” a superfície.

Na foto abaixo a sequência do trabalho.

IMG_0531

Antes disto é preciso ter o contra-piso pronto. Esta camada de piso é que vai dentro das superfícies marcadas pelos alicerces, e que isola a casa das águas e umidade que possam vir do solo.

Para colocar o contra piso é necessários que as instalações de esgoto estejam feitas, para não ter que quebrar o que já está pronto! Nesta foto as instalações da pia da cozinha.

IMG_0539

Nosso contra piso depois de uma camada de terra socada, recebeu uns 10cm de brita, e sobre ela a massa de 4 de areia por 1 de cimento que vai sendo colocada segundo o nível medido e marcado com os toquinhos. Nesta massa também colocamos um pouco de Vedaciti, um produto industrial para ajudar no isolamento hidráulico do interior da casa.

O contra piso da varanda- a casa vai tomando forma!

IMG_0596

Os cuidados com a umidade que vem de baixo começaram lá nos alicerces e vem até aqui, para assegurar o isolamento, pois uma casa úmida, é uma casa doente,  e insalubre para seus ocupantes… Como dizia meu pai, engenheiro de outra geração “Numa casa, água que vem por cima, se resolve… água que vem por baixo, o problema é grande!!!!”

Nosso contra piso feito e os garrafões da parede de cordwood já limpos! Incrível, não é????

IMG_0576

Anúncios

5 comentários em “O contra-piso

  1. Parabéns, lindo demais…
    Abraços e saudades

  2. Boa tarde,qual o valor do metro?Posso colocar em qualquer ambiente??/Fica com Deus!!

  3. e o piso interno na casa de campo como e que se faz?

  4. A MISTURA DE AREIA E CIMENTO FOI DE 1PARTE DE CIMENTO E 4 DE AREIA “BASTANTE FORTE” JÁ VÍ 1:8 AS DICAS SÃO BOAS DEVIAM MOSTRAR COMO TIRAR O NIVEL DO PISO E INCLINAÇÃO USANDO A MANGUEIRA DE NIVEL PARA FORMAR AS MESTRAS OU “TRILHO POR ONDE VAI PASSAR O SARRAFO PARA DESEMPENAR O CHÃO,PRA COMEÇAR TÁ BÃO DEMAIS…

    • Davi a mistura para se ter segurança de que a água não irá subir para as paredes é uma mistura mais forte sim, pois como dizia meu Pai, água depois que entrou nas paredes é difícil de tirar!!!
      Agora sobre como bater o nível, tem muitas postagens explicando, e talvez até consigas achar uma foto de como ver usando a mangueira! Embora nem sempre seja fácil a gente trabalhar e bater fotos ao mesmo tempo, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: