A base para a oficina

Ao lado da Casa da Montanha, estamos fazendo a oficina do Jorge, que é uma obra de parceria entre muitas mãos mesmo! O projeto é do Daniel Malaguti,  e serve de base para o seu doutorado ne PUC RJ, já que faremos uma geodésica de bambu, com vigas recíprocas, coberta de calfetice… Uau! Parece grego, não é? Simplificando: é uma bolha, sobre uma base quadrada. Esta bolha é feita toda de bambu, onde as varas se apoiam umas nas outras e são amarradas entre si… Para cobrir usaremos terra com palha e por cima uma camada de uma massa de terra +cal+cimento+fibras… É isso,  Jorge já terá seu lugar para criar, inventar, fazer suas experiências, bio-diesel, engenhocas mil para a produção de energia, etc…

Na foto abaixo o  super adobe sendo levantado e os sacos já com terra esperando a chuva passar para podermos socar. Conforme subia a parede também fomos acertando o interior.

IMG_5322

Os alicerces de super adobe foram subindo até a altura desejada. Descobrimos que uma grande e inesgotável fonte de sacos usados para esta construção é a padaria de um grande super mercado… Basta chegar até a padaria e falar com o responsável por ela, assim, ainda que usando um material pouco ecológico, que é o plástico, estamos, pelo menos, trabalhando com um do “R” que é e Reciclagem… Aqui em Florianópolis conseguimos o saco por R$0,25 centavos cada um.

Na foto abaixo as paredes quase prontas, com a tela vindo por fora e cobrindo a parte superior da parede. Na parte da entrada ainda estávamos esperando nova remessa dos sacos…

IMG_5334

Depois da parede atingir a altura desejada, colocamos uma tela de pinteiro por fora, presa com grampos que receberá o reboco. Como isto é um alicerce é importante esta camada impermeável, para isolar das águas que possam vir da parte de baixo (ainda que seja um alicerce de elevação). Na foto abaixo detalhe da tela já com a primeira chapiscada de massa.

IMG_5339

Sobre ela um reboco de solo-cimento na proporção de 15% de cimento. Isto foi chapiscado e depois alisado. Esta “casca” manterá estas paredes de terra protegidas da chuva- que em São Pedro não é pouca!

IMG_5337

A parte que recebeu sol diretamente trincou bastante, já a parte sul, que secou à sombra e devagar não trincou! Novamente afirmamos que isto não é problema, pois uma nata por cima, desta mesma mistura preenche os espaços, e dá um acabamento perfeito!

IMG_5390

Alicerce feito, foi a hora do seu Zé e do Rodrigo subirem as paredes de tijolos travados (aqueles que sobraram do banheiro) até 1,20m, com algumas bases duplas de 20cm por 20cm onde estarão alguns dos apoios da geodésica. Na foto abaixo o detalhe do paoio das paredes de tijoslos sobre o super adobe. As bordas do reboco tem caimento para fora para que a água de chuva não pare ali!

IMG_0589

Hoje temos as paredes de tijolinhos maciços travados pronta, o aterro do piso feito, os bambus cortados há 2 meses e secando à sombra e até aqui, a obra está como na foto abaixo… Neste caminhar tivemos muitas mãos que fizeram: o projeto,  o super-adobe dos alicerces , o reboco e as paredes do seu Zé e do Rodrigo… E assim, nos preparamos para que no feriado de 7 de setembro aconteça o mutirão- com amigos muito próximos que se interessaram e juntos agendamos este evento… O tempo será curto e o trabalho… nossa!!!!

IMG_0496

Falta apenas São Pedro colaborar e trazer dias de sol para podermos levantar a estrutura nos dias do feriado…

Anúncios

3 comentários sobre “A base para a oficina

    • Oi, Maria Helena
      O projeto e tudo que fizemos nesta obra está neste blog… Use as ferramentas de busca e também nas categorias como projetos e apresentações.
      Sabemos que parece estranho, mas neste blog não há venda de projetos, nem nada, apenas compartilhamos nosso caminhar, para que as pessoas se animem a viver a sustentabilidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s