Rebocando a parede sul

Nossas paredes são de terra. Algumas de taipa socada, outras de cordwood. Como nossa casa foi literalmente, feita pelas nossas mãos, levou tempo, algumas são os reflexos dos nossos erros e experiências. Assim, algumas estão lindas e serão simplesmente impermeabilizadas talvez com baba de cactos, ou com uma natinha feita de barro. Mas outras necessitam de um tratamento diferenciado.

tela

Nossa parede sul, que foi a primeira a ser feita, não usamos areia para equilibrar a proporção areia- argila do solo. Esta parede rachou muito, e estas trincas foram calafetadas, mas sempre ficou claro para nós, que ela deveria receber um reboco, pois também é face sul, um setor de onde vem muitos ventos e chuvas fortes em Yvy Porã.

telagrampo

Para colocar o reboco, colocamos uma tela de pinteiro grampeada tanto nos pilares de madeira, como na parede de terra. Em seguida uma massa de terra, areia e 8% de cimento é chapiscada e depois rebocado. Este reboco pode trincar, e estas pequenas fissuras serão preenchidas com uma nata da mesma massa que será passada com brocha por cima da parede.

telaparede sul

Depois disto seu Zé fez o reboco, usando uma massa de terra, cal, areia e cimento. Este reboco ao secar apresentou pequenas trincas, o que consideramos normal.

Por cima do reboco, uma nata de areia, um pouquinho de cimento e cal, cobre as trincas e já deixa a parede pronta.

IMG_5300

Anúncios

5 comentários sobre “Rebocando a parede sul

  1. Ainda acompanhando de longe e vendo todo esse maravilhoso progresso de vocês. O projeto aqui no bioma pampa ainda não “decolou”, então aproveito para torcer pelo sucesso dos amigos, mesmo aqueles que não conheço pessoalmente.

    • Jusce
      Uma das boas coisas deste mundo cibernético é poder fazer amigos à distância… Certamente um dia nos encontramos, não é?
      Até mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s