Deixe um comentário

Detalhes para prosseguir: nivelando o piso, colocando telhas, etc

Seguimos na nossa obra! No feriado de Corpus Cristhie chegou a casa da montanha o seu Zé, lá de São José de Cerrito, pedreiro experiente, que trabalhou na estação de permacultura Raízes, terminando a casa da Eluza e Pedro Marcos. Agora ele veio nos ajudar nesta etapa da obra, fazendo rebocos, o contra-piso, a cisterna, etc. Neste momento temos muitos detalhes e pequenos serviços, antes de seguir a obra como a câmara do banheiro seco, o reboco na parede sul, terminar os detalhes do telhado para poder colocar as cumeeiras, nivelar preparando a colocação do contra-piso, etc. Na foto abaixo, Cecília na casa, já com o piso nivelado e compactado, esperando a colocação da camada de brita, no lado equerdo da foto vê-se a terra peneirada que será usada na parede de cordwood que fechará a casa.

ciça piso

Como a parede sul foi a primeira a ser feita e tinha muitos erros, avaliamos que ela estava estava bastante inadequada para seguirmos com taipa socada, decidimos terminá-la com quatro fiadas de tijolos  maciços. Na foto abaixo, seu Zé terminando os tijolos que dão a altura desta parede, que receberá uma camada de reboco feito de solocimento.

seze parede sul

Jorge e seu Zé, nesta semana nivelaram o piso da casa, usando o nível de bolha e colocando as estacas. Ao se colocar a terra é preciso ir compactando-a, dando o nível e deixando plano. Este piso nivelado receberá uma camada de brita, depois uma massa grossa de areia e cimento, e finalmente vamos fazer o acabamento com cimento queimado, um piso lindo, simples e barato- mas exigente da mão de obra para fazê-lo! Na foto abaixo, a lavanderia com o piso nivelado e compactado com o socador.

lavanderia

No feriado tivemos  a visita da turma do sítio Curupira, que ajudou a colocar as telhas que ainda faltam, preenchendo buracos e os triângulos que ficaram para o final, a fim de aproveitarmos as telhas. Na foto abaixo, Jorge no alto da escada, Gardel segurando a telha, Simone e Cecília ajudando com o olhar!

gardel jojo telhado

A Cecília  que fez o PDC agora em maio e queria aprender colocando as mãos na massa! Pintamos as telhas que faltavam como mostra a foto abaixo.

sujotelha

No domingo ainda deu tempo para fazer um pouquinho do super adobe do alicerce da oficina como mostram as fotos abaixo.

superadobe3

sujosuperado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: