A cinta de concreto nas paredes do banheiro

E a casa segue! Num rítmo SLOW, de fazer, pensar, curtir…

Nossas paredes do banheiro feitas de tijolinhos, precisam de uma cinta de concreto para “amarrar” os tijolos, finalizando a construção. Esta cinta de concreto leva dentro 2 ou 3 barras de ferro, que unificam a peça depois que se joga o concreto, e já que agora temos eletricidade, podemos usar a betoneira, o que acelera e facilita bastante o trabalho. Colocar esta cinta significa terminar estas paredes e sobre elas seguir colocando os caibros para fechar o telhado.

Na foto abaixo Jorge fazendo a caixaria em madeira.

jojo caixas

Para fazer tal cinta é necessário construir a caixaria (formas) de madeira que serão retiradas depois do concreto seco. Então, num dos  finais de semana prolongados, fomos para Yvy determinados a fazer este trabalho. Mas outros trabalhos também precisavam ser feitos, como cortar a grama e cuidar das frutíferas da nossa zona 1- dá-lhe roçadeira! Assim, dividimos as tarefas: enquanto Jorge montava a caixaria, Suzana seguia cuidando do entorno da casa, limpando as panelas de frutíferas da concorrência das gramíneas como ilustra a foto abaixo.

suroçando

No segundo dia, com a caixaria feita, recebemos a visita do Sérgio e Delícia que ajudaram a cortar e colocar as barras de ferro nas formas, enquanto Jorge seguia terminando a caixaria- em grupo o trabalho rendeu e no período da tarde, com a chegada de mais dois para ajudar – Lara e Daca- começamos a fazer o concreto e preencher a viga.

dedesergio

O cuidado neste trabalho é não deixar bolhas de ar, ou espaços vazios, mas sim tudo preenchido pela massa e também bem alisado e nivelado na parte de cima, já que esta viga receberá uma madeira de acabamento. Na foto abaixo Sérgio e Daca preenchendo a primeira parte da viga.

dacasergioAo final da tarde a  cinta estava toda preenchida. Agora é só ir molhando todos os dias para que o cimento faça a cura e endureça. Na foto abaixo Sérgio e Jorge preenchendo e dando o nível no preenchimento das vigas.

jojosergio

Anúncios

Um comentário sobre “A cinta de concreto nas paredes do banheiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s