Iniciando 2009

Para seguir com a casa da Montanha, temos umas tantas tarefas para este ano de 2009, onde a proposta é, ainda no primeiro semestre, terminar a casa! As tarefas vão desde cavar a valeta para levar a energia elétrica até a casa, até a remoção dos montes de terra do início da obra para seguir a construção da parte oeste, depois a cisterna, etc.

Começamos trazendo novamente o Diego para nos ajudar e ele encarou o trabalho de cavar a valeta para a passagem dos fios elétricos, já que junto aos parceiros, definimos que Yvy Porã não terá fios aéreos, mas sim todos subterrâneos. Na foto abaixo Jorge e Diego junto à valeta.

diegovaleta

A construção da parte oeste da casa, onde está o banheiro, o escritório e a lavanderia estão sobre um monte de terra, para isto teremos que retirar o segundo monte de terra feito lá no ínicio da obra pela máquina na primiera interferência nossa no terreno. Na verdade são dois montes de terra: o monte de terra preta, ou seja a primeira camada fértil de solo raspada do topo e a segunda de subsolo, ou seja, a camada mais profunda, sem vida. Em alguns momentos, nestes meses, tiramos alguma parte deste monte, mas, ainda são uns 16m³, ou seja, muita terra!   Na primeira vinda à Yvy agora em janeiro de 2009, quando estávamos passando pelo Bairro Boa Parada, vimos o George que trabalha com tratores e retro-escavadeiras… Paramos e perguntamos a ele, se por acaso, não haveria uma máquina aqui pela região… E, como a sincronicidade existe, ele nos disse que sim, e que passaria aqui nos dias seguintes!

A proposta é que a máquina deveria, além de remover os dois montes de terra, fazer também o recuo para os carros na entrada da casa. Bom, chegamos à Yvy Porã e tivemos, então, que preparar o espaço para o trabalho da máquina, para isso era preciso remover uma pilha de 1600 tijolos que serão usados para o banheiro e que estavam bem no meio do caminho. Na foto abaixo, Jorge, Suzana e Diego removendo os tijolos.

tijolos

Também foi necessário “limpar” os montes para que o tratorista pudesse ver o local de trabalho, tanto o de terra preta para os futuros canteiros, como o de terra argilosa, que estavam cobertos por samambaias e capins. Na foto abaixo, Jorge e Suzana puxando as samabaias do monte de terra preta.

morro-sujo

Assim, foi interessante começar 2009 colocando elementos do design in loco, ou seja, ver nosso projeto saindo do papel e tornando-se mais e mais concreto. Na foto abaixo os montes limpos, prontos para que a máquina venha fazer seu trabalho!

montes-limpos

A terra preta irá para um lugar perto dos futuros canteiros. Nesta foto a máquina remove a terra preta para um local mais definitivo no projeto, perto das frutíferas na face norte da casa, onde teremos alguns dos canteiros de olerícolas. Em primeiro ´lano pode-se ver um monte de areia que será usado na obra.

terra-preta

Já a terra argilosa irá para a área da futura oficina, que já está nos planos e em parceria com outros permacultores, já que ali nos permitimos ousar e experimentar ainda mais. A oficina terá uma base quadrada de 5m por 5m e uma cobertura geodésica numa parceria com o permacultor Daniel Malaguti. Assim, para que a máquina pudesse jogar a terra que fará o aterro da oficina, foi preciso localizar e marcar sua base no terreno. Na foto abaixo a máquina joga o barro no meio da marcação, que são os paus fincados no terreno que pode-se observar na foto.

barro-oficina

Depois de 3 horas de trabalho, onde o tratorista dialogou conosco o tempo todo, o pátio de entrada na Casa da montanha está pronto! Este foi um passo importante, já que nas próximas semanas teremos a equipe do Adrián ajudando a levantar a parte que falta da nossa casa.

patio-ok

Ainda aproveitando a vinda da máquina pedimos para que se fizesse um buraco para o círculo de bananeiras que tratará as águas cinzas do banheiro, assim, o buraco de aproximadamente 1m³ foi cavado em segundos… Claro que exigirá acertos e algumas estratégia de contenção pois as paredes ficaram muito irregulares. Mas isto é assunto para a próxima postagem!

buraco-circulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s