O design da casa da montanha

A Permacultura é uma perspectiva holística, que observa, espera, e relaciona os elementos de um local buscando uma proposta sustentável na construção de ambientes humanos.

Assim, toda a ocupação de um espaço começa por estas ações:

  • estar no local e observar
  • esperar os tempos e observar os ciclos
  • respeitar a natureza
  • finalmente ir realizando pequenas ações que vão potencializar o que a natureza oferece neste local…

Depois disto cada permacultor desenvolve o DESIGN, que não é desenho, não é apenas um projeto, pois ele busca relações e é dinâmico nos tempos… Não é um projeto estático, mas um projeto dialético, que vai se modificando no tempo com os feedback das ações propostas… Por isso até hoje não se traduziu esta palavra!

O design da Casa da Montanha foi sendo feito nestes 4 anos de Yvy Porã, vivenciamos as estações, as mudanças do clima, e devagar fomos fazendo o design da nossa moradia, que inclui a Zona Zero ( a casa), Zona 1 (o entorno da casa, canteiros de alimentos, etc), Zona 2 (o pomar e pequenos animais), Zona 3 (cultivos anuais e animais maiores se houvessem), Zona 4 ( Manejo da mata) e Zona 5( área de preservação permanente).

No nosso design ainda temos uma oficina perto da casa e o plano para as galinhas é criá-las mais soltas “treinadas” para virem para uma árvore ao lado da casa ao anoitecer… É uma experiência que faremos quando ali estivermos morando…

No nosso caso, a escolha do local para a Zona 0 e 1, determinou as Zonas 2, 3 , Mas as zonas 4 e 5 já estavam plenas, enormes, instaladas. Assim pudemos começar o plantio das frutíferas da Zona 2 muito antes de começar a casa ( o que significa um ganho de 3 anos em algumas mudas…) e as zonas 4 e 5 já são florestas constituídas- um grande privilégio nosso.

Yvy Porã, que é um projeto coletivo, que tem um design feito por todos nós, integrantes do projeto e que apenas aponta as áreas das zonas de moradia para cada permacultor. O desenho acima mostra apenas o design da área da Casa da montanha, uma fração da grande área que é Yvy Porã… Assim, a ilustração mostra o que pensamos para nosso espaço.

Anúncios

Um comentário sobre “O design da casa da montanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s