1 comentário

A varanda- terras e pilares

A postagem de hoje começa com a foto deste bichinho, que anda como se medisse palmos: abrindo, esticando e fechando o palmo! Ao começar um novo passo faz este Ômega! Sinal do infinito! E seu andar lento, buscando onde firmar suas extremidades para dar o passo ilustra nosso caminhar nesta construção da casa da montanha: passos pequenos, que à vezes parecem demorar muito para chegar ao objetivo…mas segue: INDO!

omega.jpg

Nesta semana nos dedicamos à duas tarefas lentas: espalhar a terra na varanda, dando o nível da mesma e começar o trabalho com os pilares da varanda.

O primeiro piso já com ares de “como vai ficar” foi um trabalho de picareta e enxada, feito pela Isabel e Suzana numa manhã. Como havia terra sobrando, bastou retirar onde havia muito e ir espalhando onde era preciso, e principalmente ao lado dos alicerces feitos nas semanas anteriores, mas como havia sido muito compactada pelo nosso caminhar e trabalhar sobre este espaço, a picareta se fez necessária!

Na foto abaixo, Su e Bel, uma com a picareta que soltava a terra e a outra com a enxada espalhando a terra solta- obviamente com muitas piadas e conversas no meio do caminho!.

belsuvaranda.jpg

Enquanto isso, perto da casa mãe, Jorge e Cecília preparavam os pilares, medindo, cortando e fazendo os encaixes para a viga que irá suportar o peso do telhado. Estes pilares de 2m de comprimento foram trazidos para a obra de caminhonete e colocados na varanda com a ajuda de todos: Isabel, Mariani, Cecília, Suzana e Jorge. Na foto abaixo os pilares no chão e a piso da varanda já com a “cara de varanda”- é incrível como o simples nivelar do piso faz com que o espaço tome uma amplidão …

todos-varanda.jpg

Os pilares da varanda foram um grande desafio sempre, pois como não ficarão presos a parede nenhuma, sempre dá a sensação de instabilidade, de “paliteiro”… Estes 3 pilares ficarão presos à estrutura da casa pelas vigas entre si e entre o telhado, além do apoio num ferro amarrado aos alicerces… No trabalho de hoje Jorge e Cecília se dedicaram a fazer o corte onde irá ficar a viga que ao mesmo tempo unirá os 3 pilares e receberá os caibros que virão do telhado.

jocortevaranda.jpg

O encaixe será do tamanho da viga, assim deve ser uma fatia de 15cm de profundidade por 5cm de largura feita no meio do pilar – que é um pau roliço de eucalipto. O primeiro passo é fazer a medida e os riscos para que o corte saia reto e na devida medida. Em seguida usando um bom serrote cortamos as laterais como mostra a foto abaixo onde Cecília está serrando um dos pilares.

serracica.jpg

Com os dois cortes feitos começa o trabalho com a talhadeira tirando fatias finas, pouco a pouco até que saia todo o pedaço, ficando o espaço pronto para receber a viga. Na foto abaixo Cecília e Jorge tirando os pedaços já cortados. No primeiro plano temos um dos pilares já pronto, enquanto eles trabalham no segundo.

cicajovaranda.jpg

Na foto abaixo Suzana brincando com Jorge com um pedaço de madeira tirada com a talhadeira, pode-se observar o corte que vai aparecendo no pilar. Este trabalho foi feito em dupla, um cortando no sentido da profundidade e o outro dando o acabamento no final, para que o corte ficasse reto.

dentes.jpg

Fazer este trabalho enquanto as vigas estão no chão nos permitem maior tranqüilidade e conforto para fazer a parte pesada. Assim, quando colocarmos os pilares em pé, será algo como montar um Lego, encaixando as peças – ainda que obviamente, sempre apareçam surpresas, imprevistos, etc. Finalmente, na foto abaixo, Cecília e Jorge fazendo o teste com um pedaço de viga semelhante à que será usada no madeiramento colocado no encaixe talhado…

testevaranda.jpg


Anúncios

Um comentário em “A varanda- terras e pilares

  1. obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: