1 comentário

A “linha” da varanda!

Nestas semanas estamos preparando um Curso de Design em Permacultura -PDC- que será no sítio Raízes em São José do Cerrito na semana da Páscoa, por este motivo também nesta última semana não estivemos em Yvy Porã. O espaço do Sítio Raízes onde moram Elusa, Elena e Pedro Marcos, é uma estação de permacultura onde foi realizado um curso de construção da Zona 1 em 2003. De lá para cá, com o esforço deles a zona 1 veio sendo terminada e agora sediará seu primeiro PDC entre agricultores de Cerrito e municípios vizinhos e também algumas pessoas de fora.

Na foto abaixo Suzana e Jorge no sítio Raízes.

sujono-pedro.jpg

Assim, e também entre uma e outra chuva seguimos- a passos lentos- mas constantes!!!! Jorge acompanhado de Cecília e Rovi seguiu fazendo os alicerces da varanda. Este é um trabalho árduo, que pouco aparece ou rende, mas que é fundamental para a casa: é a base, é o pé no chão! Nesta foto Jorge assentando as pedras seguindo a linha conferindo com a régua de pedreiro sob o olhar de Rovi.
jorgerovi.jpg

O trabalho consiste em cavar e fazer um berço de pedras e nos devidos lugares colocar o pino que irá segurar a coluna de madeira. Também amarrado a este alicerce estão os arames que unem o telhado ao piso. Um alicerce mal feito, fora do esquadro, fora do nível, ou que deixe a água infiltrar significa uma casa torta, ou úmida, etc. Assim a régua e o barbante que dão o alinhamento e devem passar no meio de cada pedra são ferramentas fundamentais, além do nível que vai determinar se o piso está plano, etc… Ao fazer uma casa descobrimos o quanto nossos olhos enganam ao afirmarmos se uma linha está reta ou se algo está no nível!

Assim seguimos e fechamos a linha que define o limíte da casa, onde teremos 3 pilares de madeira que suportarão o telhado que se estende até a varanda. O desejo e a imaginação já nos coloca ali, tomando um café no início do dia, nos protegendo da sombra nas horas quentes, dando o aconchego para muitos chimas aos finais de tarde! Olhando o tempo passar, as árvores crescerem e os bons amigos chegarem para conversas…

linha-varanda.jpg

Assim segue nosso caminhar e nossa construção da Casa da Montanha! “dia-a- dia, pedra por pedra… Construa devagar seu sonho!”!

Anúncios

Um comentário em “A “linha” da varanda!

  1. Sempre admirei vocês desde que os conheci. Lutei e consegui comprar um pedacinho de terra em Minas Gerais. Apenas 6 litros, mas que será um pedacinho do Paraíso prá nós. Agora colocarei em prática o que aprendi nesses anos aí com vocês. Muito obrigado por compartilhar esses conhecimentos. Cícero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: