3 Comentários

Entre as chuvas do verão…Um pedaço do telhado!

Chuvas de verão é quase um pleonasmo… Aos pés da serra, em Santa Catarina chove e chove! Todos os dias e às vezes o dia todo! Entre dias de chuva, Jorge, Cecília e o outro Rodrigo conseguiram colocar um dos gomos do telhado!

telhachva.jpg

Nas semana anterior terminamos a parede norte, de cordwood, assim, agora temos que terminar de mover a terra do oeste para fazer o resto dos alicerces e seguir com a área de banheiro, canto do escritório e lavanderia. Tarefa que sob chuvas não é fácil- mover terra já é pesado, com ela molhada…nossa!!!!!

Nesta final de semana então, entre águas, foi colocado o primeiro pedaço de telhado. As telhas recicladas de tetra pack foram uma opção pelo peso, custo e situação: Jorge e eu fazendo o telhado… Dentro das opções “ecológicas” foi a opção viável para se fazer um telhado com poucas mãos! As telhas pesam 13km e cobrem 2m² cada uma.

prima-telha.jpg

O madeiramento, já fotografado em outra postagem, foi preenchido com as ripas que sustentarão as telhas que são afixadas com parafusos.

aparfusatela.jpg

Ao longo de cada parede entre o pano da parede e o pilar, vinha um arame desde o alicerce, que amarra o telhado à toda a casa. Assim, este laço de arame é amarrado antes de se colocar as telhas.

amarra-telhado2.jpg

amarra-trelhado.jpg

Este material, embora se refira ao último dos ERES – Repensar, Recusar, Reduzir, Restaurar, Reutilizar e finalmente Reciclar, mostrou-se um material leve, resistente e fácil de ser usado. O corte da telha foi tranquilo, leve e rápido de se fazer. Como o telhado de um octógono é cheio de beiradas, esta era uma questão que nos preocupava bastante!

cerratelha.jpg

Embora seja apenas o primeiro pedaço de telhado, já é uma cobertura e vai nos dando ânimo para seguir, pois vamos vendo a casa da montanha sair da terra e virar uma casa!!!! Nesta foto a vista do nosso telhado desde a casa mãe de Yvy Porã.

vistaprimotelhado.jpg

Anúncios

3 comentários em “Entre as chuvas do verão…Um pedaço do telhado!

  1. Parabéns!! Já é um teto sobre suas cabeças. Continuem aí, que sua persistência animam a todos que acompanham, de longe fisicamente, mas solidário até o osso em espírito. Sejam felizes. Paz.

  2. Boa sorte,
    adorei a casa de vocês, espero que continuem firme.
    adorei a paisagem espero que todos estejam bem.
    abraço e fique com Jesus.
    MT.

  3. […] O telhado ainda é uma grande discussão na pauta das construções ecológicas. Imediatamente você deve ter pensado: telhado verde! Bem, telhado verde pesa muito, e requer uma manta de plástico para que não infiltre água. (ver mais na postagem original sobre o telhado da casa da Montanha). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: