Verão- e as paredes seguem…

Antes das férias sempre temos a ilusão de que no verão vamos poder trabalhar mais e que a casa irá dar um grande avanço! Ledo engano…

Férias de verão, praia, calor, compromissos e… muito mato crescendo em Yvy Porã! Assim, as nossas estadas na casa da montanha acabam tendo muitas atividades a fazer, como roçar a zona 1 e 2 da casa mãe, manter os caminhos minimamente limpos (quer dizer, horas de roçadeira!)…

Na foto abaixo a pilha de grama recolhida na área da casa mãe depois de 1 mês sem ser roçada.

im004526.jpg

Assim, a casa segue mais lentamente que em outros momentos! Mas segue!

A parede de cord wood está quase pronta e mostrou-se uma material bastante amigável, delicioso de trabalhar, com mais envolvimento artístico do que de força como a taipa. A parte pesada desta técnica é fazer a massa. Depois é brincar de assentar os tocos e cortar as garrafas que vão fazendo os desenhos…

im004552.jpg

Na foto acima o detalhe do barbante que vai dando a linha para que a parede fique retinha, alinhada- o famoso prumo! Seguimos colocando arames farpados a cada 50cm de parede, costurando as vigas e pilares de madeira ao pano da parede, fixando assim o cord wood à estrutura da casa

Neste pano de parede foram usadas 96 garrafas, cortadas e os tocos de eucalipto. A massa de terra, areia, cal, cimento e serragem mostrou-se absurdamente compacta de dura depois de seca, havendo uma pequena contração na junção com a madeira (1mm- ou seja, nada!) e uma ou outra pequena trinca nas emendas entre o trabalho de um dia e outro.

O trabalho vai bem em duplas, um de cada lado, preenchendo a parede ao mesmo tempo. Coloca-se a massa, alinha-se a madeira e as garrafas, observa-se a estética, simetria, se o desenho está bem, altura das peças, harmonia… Também com duas pessoas fica mais fácil observar se um toco está indo demais para um lado ou para outro- já que não são peças padronizadas nem absolutamente regulares nem uniformes. Sim, decididamente é uma construção orgânica!

Na foto abaixo Cecília e Jorge trabalhando enquanto a chuva não nos mandou embora!

im004559.jpg

Neste caso deixamos a parede com o miolo feito e uma camada de 3cm a ser preenchida com o acabamento depois. já que a massa é muito, muito dura e ou faz-se o acabamento na hora, ou não se faz depois!

Com o trabalho desta semana, praticamente terminamos este pano de parede, faltando agora apenas a área oeste da casa- escritório e banheiro. E assim, devagar a casa da Montanha via subindo! A parede norte já tem sua carinha, com a massa na parte do meio já seca dá para ver a cor que teremos nesta parte da casa! Como acabamento ainda iremos limpar as garrafas, lixar as madeiras para tirar toda a rugosidade e passar talvez um óleo de linhaça nas madeiras. Lindinha, não!

im004564.jpg

Anúncios

6 comentários sobre “Verão- e as paredes seguem…

  1. interessantissimo post, como pode ficar tao firme a parede e nao se gasta quase nada…adoro esse universo tenho 2 filhos e uma preocupação enorme sobre o futuro deles aqui no nosso planeta. pesquiso muito para poder melhorar um pouco e também educa-los para que sejam consientes. ultimamente ando pensativa nas quantidades de fraldas descartavel que jogo no lixo o dia todo. entre outras coisas claro…parabens pelo blog e pelo trabalho
    tenho um blog tambem e vou linkar o seu lá, assim que eu acessar. visite: http://quiane.zip.net
    bjus

  2. gostei demais dos seus relatos.me enchi de esperança.
    as vezes é tanto trabalho que desanimamos um pouco, mas ver que outras pessoas também pensam próximo ao que acreditamos me enche de energia.
    muito obrigada!

  3. BOA TARDE !

    Parabéns , trabalho lindo e criativo e ecologicamente correto .
    que casa maravilhosa vai ficar , o lugar que eu tenho é bem alto e
    cercado por eucalípto e bambú , vou plantar azaléa e outros ibiscos
    a minha casa será um cantinho do céu .

  4. Olá !
    Gostei muito da construção, estou começando a aplicar a permacultura no meu atelie e em outros ambientes… estamos pra construir uma meia/parede com garrafas e outas materias, talvez ferrocimento, mas gostariasmos de trabalhar mais com a terra, existe uma medida apropriada para se preparar essa massa?

    agradeço desde já!

    abraços e positividades!

    Rodrigo Ecosss
    PAZ

  5. Adorei a idéia dos troncos com garrafa, aproveitando a sobra de troncos da escada irei fazer um para meu sitio.
    Poste os serviços prontos, estaremos no aguardo…um abraço!

    Carlos Henrique.

    • Carlos, se tu olhar na página, temo a obra até o momento, em que a casa está pronta… Busque nos a´lbuns de fotos, tem como ficou, como tratamos os toquinhos a cada tanto, etc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s