17 Comentários

Garrafas e Cordwood

Seguimos com nossa parede de cordwood! Em uma semana a massa secou bastante, mostrando uma grande dureza e NADA de trincas- que estávamos esperando como efeito “normal”. Grande surpresa!

Jorge foi no meio da semana e trabalhou com Diego, e no final de semana com Rodrigo e Cecília. Levantamos o segundo pano de paredes usando esta técnica. Planejamos um padrão de desenho usando tocos grandes ( com 20cm de diâmetro) e outros menores ( de 10cm de diâmetro) , e acima do parapeito da janela em vez de toquinhos planejamos usar garrafas de vidro, fazendo um vitral…

garrafaparedes.jpg

A idéia é ótimas, mas vamos ao corte de garrafas para termos um “tijolo” de vidro feito das garrafas das muitas celebrações que fizemos em Yvy nestes anos! Como temos mais garrafas do que tocos de 10cm de diâmetro, vem novamente a coerência de ver : o que tenho, o que quero, o que posso fazer com ambos!

garrafaserrote.jpg

Cortar garrafas é uma técnica muito simples, baseada no fato que vidro entre calor e frio se quebra! Então, como diz a permacultura, observe, interaja e aproveite as oportunidades! Com cuidado e atenção, claro!

Passo 1 – amarrar um barbante de algodão na altura em que se queira cortar a garrafa- no nosso caso, a 10cm da base.

garrafabarbante.jpg

Passo 2- embeber este barbante em alcool com cuidado para não escorrer pela garrafa e nas suas mãos, óbviamente!

garrafalcool.jpg

Passo 3- colocar fogo no barbante e ir girando devagar a garrafa de maneira que todo o barbante se incendeie.

garrafafogo.jpg

Passo 4 – colocar sob uma torneira a garrafa- a área queimada. Ai vai-se ouvir o barulho do vidro trincando.

garrafa1.jpg

Separar as partes. CUIDADO este vidro corta! Se desejar usar como copos, passe uma lixa na parte cortada…

Para nossos tijolos passamos uma fita crepe juntando dois pedaços de 10cm cada e tendo um azulejo sob medida para nossas paredes! Que ficaram assim… Claro que depois de secar a massa elas serão limpas e como são na parede norte, o efeito de luz entrando na casa será realmente delicioso de ver!

garrafaparede.jpg


Anúncios

17 comentários em “Garrafas e Cordwood

  1. Uma parede de bolachas… isso até parece a casa da bruxa do João e Maria…. Daqui a pouco vem uma chaminé de chocolate….

  2. Suzana,

    A parede ficou linda ..Tá um capricho só…

  3. Suzana e Jorge,

    tem um acabamento e aspecto muito especial e a mistura das bolachas de madeira e vidro impressionam pela beleza.

  4. Em Santo Antônio de Lisboa, tem atrás da casa de artes e tramóias ilhoas um bar muito acolher. possui duas aplicações de garrafas nas paredes, garrafas inteiras os bocais ficam para um corredor na lateral. o efeito é interessantissimo.
    Poderiam se aproveitadas as garrafas inteiras, no bocal voltaria a rolha.
    Pretendo fazer uma parede destas e já estou juntando garrafas.é mais economico usar a garrafa inteira.esteticamente por fora que tal uma folhagem?
    só pra trocar idéias.

  5. Boa noite. Vocês têm notícias se podem ser colocadas como complemento numa construção “tradicional” (bloco pronto, cimento). O que achei interessante é a luz que fica dentro do ambiente no lugar que vi. Grata e parabéns, ficou muito lindo!

  6. Achei um máximo essa técnica de reutulização das garrafas de vinho, vocês deveriam testar fazer com garrafões de 5 litros e deixar aberto para a colocação de algum outro objeto decoratico.

    Adorei
    Virgínia

  7. ACHEI MUITO BOM A TECNICA, MAIS A MASSA COMO FAZ?
    PODIA ME EXPLICAR
    OBRIGADA

  8. Na categoria de postagem sobre paredes de Cord wood, na primeira delas tem a receita da massa e como se faz!
    Comece misturando os materiais secos ( cal + cimento, depois coloque a terra, areia finalmente a serragem), depois vá juntando água para dar o ponto!.
    Lembramos SEMPRE de que a proporção do solo deve ser até 60% areia e 40% argila. Então, para isto, é fundamental conhecer seu sol…
    Se ele já estiver nessa proporção, ai é só fazer 3 medidas de solo, e manter oresto…
    Até mais
    SUzana

  9. Nossa !!! fiquei feliz de conseguir esta página que ensina passo a passo de como cortar a garrafa, bem simple eu gostei vou fazer experiencia e depois vou publicar tbém esta tecnica abraços.

  10. vou tentar realizar esta tecnica …mais ja fiz e não deu certo

  11. oi Suzana.
    parabéns. estou acompanhando suas postagens e adorando tudo, aprendendo muito. Um dia serei eu nas construções… risos.
    me diz uma coisa: é possível a parede ser feita inteira com os tijolos de vidro? tem sustentação?
    agradeço!
    abraços, e boa sorte
    Alessandra

  12. sobre o corte da garrafa qnto tempo devo deixar o barbante queimando ?

    grato

    • Oi, Edinho
      Em geral vamos rodando as garrafas para o barbante queimar por inteiro, até que ele comece a se tostar, ou ficar pretinho, chamuscado, aé é hora de colocar embaixo da água fria.
      Até mais

  13. Ola! Estou deverasmente impressionada com o que vcs conseguiram com estas tecnicas de cordwood e garrafas. Nunca tinha visto isto. Vou aplicar esta técnica em minha casa pois moro em uma chacara bem pitoresca, com um laguinho, cascata, peixes, muito verde e estou fazendo aqui uma lanchonete que tera as paredes copiadas (no bom sentido, é claro) destas de vcs. Ja estou sonhando com o resultado. Se me permitirem gostaria de mandar fotos. Nao tenho palavras pra agradecer e explicar o que senti quando vi seu blog. Parabens pelo lindo trabalho, pela familia linda que formam e ate pelo grupo de amigos unidos num interesse comum, contribuindo, sem sombra de duvida, para difusao desta linda tecnica. Um grande abraço ecologico a todos. Teresinha Araujo.

  14. otimo com certeza uma grande ideia !! Paeabens pela iniciativa !!

  15. Achei linda a parede com vidros. Gostaria de saber como se prepara a massa para colar as garrafas.Penso em fechar uma parte de aprede com garrafas, se usar massa de cimento e areia será que dá certo?
    Obrigada, pela atençao que dipensada.
    Gracia

  16. você pode cortar com makita as garrafas, só que tem que ser dentro da água, ela não esquenta assim não quebra,os cortes ficam perfeitos e é bem rápido, meu marido cortou várias, e até um garrafão de vinho que coloquei como lustre na minha varanda. É importante usar óculos de proteção e proteger as mãos com luvas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: