Deixe um comentário

Caras e caminhos da zona 1

Com a mudança de planos e a decisão de fazer o Cordwood, neste final de semana precisamos olhar o entorno da casa, em especial a área Oeste, para poder movimentar a grande montanha de terra que está “no nosso banheiro” e que será posteriormente usada na nossa oficina. Para isto, precisávamos roçar toda uma parte de mato, entre a casa e a mata, cheia de samambaias, capins, galhos secos, etc… Um trabalho que vai bem em dupla, pois um roça, outro vai tirando o material, que muitas vezes impede a visão!

Na foto abaixo, Suzana na área oeste, vendo-se a casa e parte da montanha de terra que será movimentada para ser usada na oficina depois.

im004470.jpg

Ao tiraramos o mato, a noção da área e da zona 1 vai se fazendo. O design de onde os carros vão manobrar, canteiros, cisternas, etc vai aparecendo. E a alegria de olhar e pensar o espaço é incrível. Planejar a área da oficina, como um platô mais baixo do que a casa, com área definida para as invenções, como forja, biodiesel, e outras coisas fica mais e mais presente.

Na foto abaixo, Jorge na área onde, será feita a oficina.

im004469.jpg

Bom, foi um fim de semana curto, mas produtivo! Jinelsinho e seu filho, Diego, vieram conversar sobre o corte das madeiras para fazer o cordwood, e acertamos que será feito nesta semana que começa. Também acabamos acertando que Diego, um jovem de São Pedro de Alcântara, que está se formando no Ensino Médio, virá trabalhar com o Jorge alguns dias por semana, o que será muito bom, com certeza!

A idéia de ter alguém junto já há algum tempo era pensada, mas acabava esbarrando na nossa rotina “pouco rotineira”… Então a sincronicidade acontece… Diego trabalha com o pai, no corte de madeiras, e tem dias livres, mas também “pouco rotineiramente”… Bom, vamos iniciar a parceria, que pode ser ótima, pois além do trabalho, propriamente dito, é mais um passo no sentido de inserção na comunidade, dando trabalho a um jovem e ao mesmo tempo, podendo compartilhar com ele saberes e a permacultura- ou seja, mais um ator local vendo e vivendo novas possibilidades!

Bons tempos, bons ventos!!!! Na foto abaixo, Jinelsinho, Diego e Jorge na casa.

im004465.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: