Beirais

A casa da montanha tem suas paredes feitas de terra, assim, a questão da chuva, das águas, é sempre um cuidado a ser levado em conta ao se projetar e executar construções com estes materiais.

Em Santa Catarina chove bastante, assim, não é questão de fazer um beiral pequeno. Na nossa casa os beirais são de um metro de comprimento, considerando que teremos a casa levantada a 25 cm do solo com pedras, a parte da parede que poderá receber chuva fica bastante reduzida.

im004344.jpg

Os caibros que vem do pilar central tem 4m de comprimento, e para ter ainda 1m de beiral foi preciso fazer um prolongamento do mesmo. Este prolongamento é uma viga sanduíche, de duas tábuas de 3cm de espessura e tocos da mesma medida das vigas que serão prolongadas. Na foto abaixo detalhe da viga sanduiche.

im004336.jpg

Esta peça tem 2m de comprimento, um metro para ser ajustado à viga e o outro ficando como prolongamento da mesma. As madeiras são pregadas com um prego especial ( tipo “prego-fuso”, ou seja, um prego com uma rosca, que morde a medira como parafuso, fixando-a melhor. Nas pontas, para evitar que com o tempo a madeira “queira abrir”, ainda colocou-se uma cinta galvanizada para conter qualquer esforço neste sentido.

im004362.jpg

Na foto abaixo Jorge mostra ao Zeca e Mariani uma das peças feitas.

im004361.jpg

É primavera, e nossas pitangueiras estão cheias de frutinhas, o que é um grande prazer, já que são os primeiros frutos de Yvy Porã. Na foto abaixo, Suzana comendo umas deliciosas pitangas da zona 2 em frente a casa da montanha.

im004351.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s