Deixe um comentário

Pequenos mutirões espontâneos

Os dias passam, as pessoas vem e vamos seguindo, levantando nossas paredes!

Cecília, nossa parceira, futura arquiteta, voltou da Argentina, onde foi estudar por um semestre. E estava louca para voltar à Yvy Porã, levantar paredes! Quando ela saiu, em fevereiro, havia experimentado a primeira forma… Nem deu tempo para ver o que havia acontecido, as rachaduras, etc. Acompanhou tudo apenas por fotos, mails e pelo Blog!

Assim, fomos para Yvy, e a moça pegou firme no batente! Suzana fazia as msituras, preparando o solo, e ela, praticamente sozinha, socou uma forma inteira! E o orgulho, depois do trabalho, foi tirar a forma e ver como ficou!

cicajo.jpg

Muitos outros amigos vem e vão, no caminho de partilhar, trabalhar, aprender, rir, tomar um vinho, estar na fogueira, ouvir e contar histórias! Partilhando a vida!

Neste final de semana estávamos em seis: Cecilia e André, Walfrido e Renata ( jovens permacultores de Curitiba) , Suzana e Jorge. Na foto abaixo, Cecília, Renata e Jorge colocam a forma na parede. André e Walfrido preparam o pilar central para receber outro “raio” para fixar o pilar levantado na semana passada.

im004151.jpgAssim, aproveitamos as muitas mãos, e levantamos as madeiras dos batentes da porta da lavanderia. Novamente a “novela” das madeiras nem sempre retas, que precisam de sarrafos e tirantes de arame para dar o prumo, alinhar nas pedras, etc… Nesta parede, entre a porta e o pilar, sobrava um vão de 1,60m… Demais para uma forma! Avaliamos que as paredes mais curtas tem grandes vantagens sobre as mais compridas: a retração do solo é menor em proporção ao comprimento, o esforço para colocar cada forma mais simples, paredes criam menos “barrigas”, pois o trecho socado é mais curto…Decidimos então colocar outra madeira estrutural e fazer paredes mais estreitas- o que ainda possibilitará a colocação de estantes neste espaço, fixadas às madeiras..

Durante a semana Jorge havia lixado as madeiras e tratado-as com óleo de linhaça e querosene. O eucalipto ficou lindo! Meio avermelhado, com cara de “casa quase pronta”…

im004174.jpg

Como uma lixa e um óleo deixam a madeira linda! Nesta foto, Cecília e Jorge assentando os batentes da porta da lavanderia, já com as madeiras e arames que ajudam a desempenar as madeiras. Agora temos outra parede pronta para ser socada! É a nossa quinta parede… Puxa, devagarinho vamos andando!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: