Yvy Porã de plantar, de pensar, de agir

Seguindo nos Relatos dos caminhantes, aqui fica registrado a visita do Révero, em julho de 2007. Ele é  parceiro do PRONERA, educador, ator teatral. Foi uma surpresa sua vontade em ir para Yvy Porã, e mais agradável ainda foi viver o seu ânimo nestes 4 dias de trabalho.

Ao pedir seu relato, ele me devolve dizendo que a escrita não é seu forte, mas acaba nos brindando com este leve e delicioso texto.

Na foto abaixo Révero com as primeiras fôrmas da “sua parede”- a mais linda e caprichada! No primeiro dia ele e Jorge fizeram algum alicerce e colocaram as madeiras da porta de entrada…

im004054.jpg

Estar em Yvy Porã foi a concretização de uma vontade que tenho desde quando conheci a permacultura como possibilidade de vida. Foi praticar, sentir, por a mão na terra, andar no barro e se divertir… As conversas na cozinha, a amizade da Suzana e do Jorge faz sentir-se em família, como amigos de muitas estradas.

A construção da casa é um exemplo de como é possível quebrar com a lógica das grandes indústrias, do lucro, da exploração, da propaganda do desenvolvimento (que ao mesmo tempo nos afasta cada vez mais da humanidade…). Lembrei do apagão quando ficamos 3 dias sem energia elétrica em Floripa e com mais convívio humano. Não negar as tecnologias e avanços da sociedade, mas utilizar de forma racional e consciente. Um diretor de teatro chamado Grotovsky propôs o teatro pobre, ritualizado, onde cada elemento deve ser realmente necessário. A permacultura também me aponta este caminho. Ao socar a terra boa, dizemos sim! E tem um som metálico, forte, profundo… ritualizado também.

A volta para a cidade causa um estranhamento interessante e revelador. A idéia de ter uma vida diferenciada, em espaços mais saudáveis e naturais é confrontada com o cotidiano, com o aqui e o agora. Estes dias me animaram e realimentaram o sonho de transformação e de um ideal socialista e solidário. Yvy Porã além de Terra Boa é um fruto doce que dá vontade de compartilhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s