Cecília e Yvy Porã

 

Ao iniciarmos a nossa obra, uma das nossas muitas propostas era abrir a experiência para outras pessoas… Não apenas que se visse uma casa pronta e ouvisse o relato de como foi feita!

Jorge e eu não nos animamos a fazer registros detalhados da obra, nem sair publicando relatos, experiências, participando de grandes eventos, etc… Já passamos desta idade! Mas achamos que é uma possibilidade que poderia ser compartilhada! Que outros, moçada mais nova, poderiam se apropriar do processo.

Assim, Cecília entra nesta história, muito além de ser uma pessoa querida, ex-aluna minha, amiga da minha filha na adolescência, filha de outra grande parceira, etc! Uma jovem estudante de arquitetura, insatisfeita algumas perspectivas profissionais e que está buscando caminhos para a sua vida. Na busca por caminhos, ela achou a permacultura e nos buscou, em especial ao Jorge, para conversas, assessorias de alguns trabalhos, diálos sempre longos, muitas idéias, prancheta na mão… Esta busca deu o gancho para a proposta feita, e que foi assim mesmo:

“Ciça, queres te apropriar deste projeto, ir registrando, acompanhando, e até usar isto para trabalhos, publicações, etc… Tá ai! Vamos juntos e o “projeto é seu”.”

Ela se animou, e tem sido uma parceirona- faz plantas, desenhos técnicos, põe a mão na massa, faz concreto, assenta pedras, mediu níveis, soca terra… Também e vem organizando o material entre o que vivemos na obra e um relato técnico. Neste aspecto trabalha o arquitetônico e também fotográfico! Cada ida dela para Yvy são umas 100 fotos por dia, e muitas fotos postadas aqui são de sua autoria!

cecilia.jpg

Na foto acima, Cecília e Jorge fazendo a massa para os alicerces em dezembro de 2006!

Bem, esta parceria está dando o seu primeiro fruto…

A Casa da montanha de Yvy Porã irá participar do II ELECS – Encontro Latino-americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (www.elecs2007.com) –, que este ano será sediado na cidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, de 12 a 14 de novembro.

Os objetivos do evento estão definidos como “reunir e expor práticas e pesquisas em andamento, discutir a aplicação dos conceitos relacionados à sustentabilidade e agregar cada vez mais dados que auxiliem na construção de edificações, comunidades rurais e urbanas mais sustentáveis”.

As reflexões e registros sobre a mais nova casa de Yvy Porã, com autoria de Cecília Lenzi e Jorge Timmermann, estarão expostas no eixo denominado Permacultura, e irão trazer para discussão as estratégias e técnicas que estão sendo utilizadas na construção. Nosso objetivo é trocar idéias, receber críticas, conhecer outras experiências e com isso cada vez aprender mais!

Os pés seguem na terra mas os olhos estão adiante…

 

Anúncios

Um comentário sobre “Cecília e Yvy Porã

  1. meus sempre parceiros…participar desta historia não é so estar muiiiiiito orgulhosa (e emocionada com esta “fala” da Suzana) por ser a mãe da Cissa, mas antes é saber que podemos fazer diferença na vida desta garotada e talvez ate mais que isso, é que enquanto fizemos diferença na e com a vida deles, eles fazem diferença na nossa quando fica evidente que pela nossa mediação nos desvelam outras possibilidades, outros modos de estar na vida, outros fazeres e quereres para “hoje” e futuros. Por isso tudo penso que é impossivel não ter em Campo Grande estes dois autores para compartilharem com os demais autores esta experiencia tão TERRA, pois “os pes seguem na terra mas os olhos estão adiante” respeitosamente Lucia Helena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s