Paredes subindo…

Misturar areia, cal e barro, socar paredes… Uma rotina e tanto!

socando2.jpg

Na foto acima Jorge iniciando a segunda parede. No pilar pode-se ver os arames farpados da amarração.

Aos poucos vamos pegando a manha, e o sabor de cada pedaço que sobe e vai dando formas à casa… A sensação disto é indescritível.

A terra deve ser socada, para que os grumos ou “pedras” de barro não atrapalhem a compactação dentro da forma. Assim, fizemos uma grande peneira, com tela de galinheiro, e vamos desfazendo os grandes morros de terra passando-a pela peneira. As bolotas que sobram serão usadas para dar o nível do piso da construção, e a terra peneirada vai para as paredes.

Na foto abaixo Suzana peneirando a terra.

terra3.jpg

A msitura é um dos grandes segredos da taipa socada, segredos que se descobrem ao fazer a casa. Misturar bem, ainda que os braços se cansem, é sinônimo de parede uniforme.

A primeira parede, onde ousamos, experimentamos e erramos foi fundamental. Na segunda, aprendendo sobre as experiências feitas, analisando os erros e revendo os caminhos, a coisa vai andando muito rapidamente!

Os lados do octógono tem 3,15m. Na primeira parede, única sem nenhuma abertura, nem porta, nem janela, colocamos um pilar de medeira de 15cm por 5 no meio. Isto facilita muito o socar a terra.

paredes1.jpg

Nas outras estes pilares não roliços, já fazem o marco das abertura, ou seja, são os batentes das portas ou das janelas, e cada parede acaba tendo 3 partes. Fica uma casa meio enchamel…

colocando-pilar.jpg

Nesta foto Jorge, Suzana e Rodrigo colocando o pilar que divide a segunda parede em 3 partes, pois teremos a janela no meio.

As aberturas serão feitas pelo Jorge na própria obra, fora a porta de entrada, que compramos numa demolição, e uma veneziana que uma amiga ia jogar fora e nós pegamos!

Nesta foto a parede antiga, com suas trincas e erros, e a parede com o teste da mistura “boa”, descrita na postagem anterior. ( foto de março de 2007)

paredes-novas-e-velha2.jpg

Anúncios

6 comentários sobre “Paredes subindo…

  1. acho q li quase tudo do blog, vi os vídeos e gostei muito de todas as dicas. Aprendi muito. Na minha casa estou fazendo um forno de pizza a lenha com barro, sei q o melhor é fazer com tijolos refratários, + não tenho essa grana, então resolvi fazer com barro mesmo, li o manual do arquiteto descalço, + não fiz o teste no barro, fiz a mesa com concreto e em cima começei com um basse de barro, na mistura, adicionei um de barro + 1 de arreia lavada, + capim seco, comecei assim, esta mistura não rachou, nem fissuras, após isso resolvi fazer o teste do barro, no vidro grande de conservas, decidi q o barro estava perfeito, 40% (parte clara, parecido com mingau com um pouco de achocolatado) de argila, 60% de arrreia (pequenos pedrinhas num ton marrom levemente mais escuro q a parte da agila logo a cima, no vidro, até ai ok, fiz uma nova mistura, barro puro + capim seco, sem a arreia lavada… ficou bem + difícil e cansativo misturar, coloquei na mesa, hoje pela manha fui olhar como estava ficando, percebi várias fissuras e rachaduras… por favor, que eu fiz errado? e qual seria a mistura mais indicada para tal fim ? Adiciono cal, esterco? Obrigado pela sua atenção. Sucesso, sou aki de Içara/SC e já estive em São Cerrito. Adorei o lugar.

    • Fabiano
      Os tijolos do forno não são de tijolos refratários, e sim o velho e bom tijolo comum, maciço.
      Sobre o seu teste: o teste é do material barro, não se mistura com palha… Nas construções a palha faz o papel de força de tração, e o barro da compressão. Este teste com os dois misturados não serve para nada… E nem forno também não se mistura palha, e somente materiais não inflamáveis, certo, já que a temperatura ali é MUITO alta!
      Outro ponto, com o fogo não se usa cimento, e sim açúcar que faz com que o barro com o calor fique duro.

      • Oba, vou comprar tijojos maciços comuns.
        O teste do barro no vidro de conservas grande, eu fiz só com barro!
        E com o concreto eu fiz uma mesa (parte de baixo).

        na sua resposta acima, eu entendi q ao fazer o forno só com barro, não devo usar capim, nem esterco, nem cal, somente o barro mesmo.

        por favor, se errei, sinta-se a vontade para me corrigir.
        Obrigado pela sua atenção.
        adorei suas dicas, seu blog.

        Sucesso.
        Fabiano

      • Fabiano
        Bueno, para o forno:
        tijolos maciços, assentados com barro, açúcar e cal. Na psotagem sobre o forno de pizza deste blog tem o traço certinho, num passo a passo.

        Sobre o seu teste de palha e barro:
        para construir quando se fala em terra ela TEM que ter a proporção 60%areia e 40% argila. A Palha dará tração e isolamento térmico, pode ser usada em paredes e NÃO para fazer um forno. Se a tua mistura rachou toda, deve ter muita argila, que se contraiu e rachou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s