Deixe um comentário

Localizando a casa

Em 2006 localizamos a casa no terreno e fizemos a medição das curvas de nível de onde seria feito o corte no terreno. Nossa casa é um local onde “descansa um dragão”, no alto do morro, com a mata ao sul e oeste, e tendo o norte e leste abertos para a vista.

Aproveitamos a vinda da máquina que iria colocar manilhas na estrada e decidimos fazer o corte no terreno. Neste momento, Jorge e Mariani estiveram juntos o tempo todo para que o tratorista fizesse o corte, absolutamente onde fosse necessário.

Este corte tinha vários objetivos:

  • resgatar o solo bom para futuros canteiros,
  • separar a terra para nossas paredes de taipa socada
  • deixar plano o terreno da casa.

Houve uma boa discussão sobre o uso de máquina ou fazer este corte a mão, e acabamos aproveitando a oportunidade, já que pelos nossos cálculos precisaríamos de uns 10m³ de terra.

Na foto abaixo, Mariani, parceiro de Yvy Porã, acompanha o trabalho da retro. Pode-se observar ao lado os bambuzinhos marcando as curvas de nível onde será feito o corte.

trator.jpg

Cálculos servem de base… Mas a realidade sempre muda um pouco…O movimento da terra acabou fazendo dois morros, cada um de aproximadamente 9m³- um tanto de terra a mais…

Na foto abaixo estamos localizando o gabarito da casa. Eu estou no centro da casa e à esquerda pode-se ver, parcialmente, um dos dois montes de terra separados para fazer as paredes.gabarito.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: