20 Comentários

Alicerces e estrutura

A casa na montanha tem a forma de um octógono expandido nos lados leste e oeste. É um loft, com um banheiro e uma lavanderia. Nossa proposta é fazer a casa com nossas mãos, dentro da energia e tempo que dispomos e usar ao máximo os materiais locais. Assim as paredes são de terra, os pilares de madeira local (eucalipto citriodora), etc.

alicerces.jpg

Para os alicerces, nas sapatas e vigas usamos tiras de bambu fazendo a mesma função que o ferro faria, amarrando a casa- o chamado bambucreto. Sobre elas fizemos uma camada de pedras, cabeços, uma material comum na região, e que foi comprado. Estes cabeços atuarão como isolantes, e sobre eles vem as paredes de taipa socada.

Na foto abaixo, Jorge e Cecília verificando nossos alicerces, pode-se ver os bambus dentro das sapatas e nos pilares.

joceciliaalicerce.jpg

Os pilares são de eucalipto- tínhamos eucalipto citriodora com mais de 30 anos na propriedade, que foram cortados e parte feitas tábuas e vigas e parte deixados roliços para serem usados em pilares.

Discutimos muito se os pilares seriam enterrados, ou não… Enterrar daria uma grande estabilidade para ir levantando as paredes… Mas por outro lado, teríamos a “ameaça” desta madeira apodrecer (em 10, 15 ou 20 anos?)… Pensamos que ai então estaríamos muito velhinhos para trocar pilares, ou então seríamos “chingados” pelos filhos por deixarmos um problema… Decidimos assim, que apenas o pilar central seria enterrado, já que fica no centro da casa, num local mais resguardado de infiltrações e, caso ocorra algum problema, é o mais fácil de solucionar (uma mão francesa resolve!).

tade.jpg

Na foto acima Tade, Jorge André e Jorge dando o prumo ao pilar central da casa, enterrado 1m +10% da altura (preciosa dica do Zé Carlos, parceiro de Yvy e engenheiro com anos de experiência na construção de linhas de eletrificação).

Assim, os pilares estão apoiados em um ferro, concretado no alicerce e ficam no meio das camadas de pedra ( acima da primeira).

Esta foto foi em fevereiro de 2007 – pois nosso final de 2006 foi muito atribulado, com algumas pedras de outras espécies no caminho…Assim, nossa obra retomou o ritmo mesmo a partir do verão de 2007.

Nela trabalhamos nós, Jorge e Suzana, Cecilia Lenzi, nossa amiga, jovem permacultora, arquiteta de plantão. A proposta é que Cecília faça um relato técnico sobre o sistema construtivo que estamos aprendendo, para que outras pessoas possam se apropriar desta experiência, como exemplo de coisas possíveis de serem feitas com os mínimos recursos e apenas o nosso tempo!

Outros amigos e voluntários aparecem para aprender fazendo! Nesta etapa nossos parceiros foram, em especial o Tadê, Jorge André e Marco Aurélio.

pilar.jpg

Anúncios

20 comentários em “Alicerces e estrutura

  1. Ola parabéns pela iniciativa, porém tenho muitas duvidas! Por exemplo: Qualquer tipo de terra serve para fazer as paredes?
    Entre tantas essa é uma delas.
    Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.(Freud)
    Abraços revolucionarios e até a vitória, sempre!!!!

  2. Oi, Welingtton
    Sim…. toda terra serve.
    Em cada caso se deve saber as proporções entre areia e argila e logo decidir se vão a ser agregados aditivos estabilizantes (baba de cactus, cal, cimento, etc).

    Abraço.

    Jorge

  3. Ola, meu nome é Aluisio Rômulo,
    Sou Arquiteto e trabalho com construção, ultimamente tenho desenvolvido programas para construção de baixa renda. é interessante o uso e o tipo de material que vocês utilizam para construção. Sou apaixonado pelo bambu, a madeira do futuro, e aqui em nosso pais não sabemos utilizar o potencial deste material, já fiz restaurantes, quiosques e casas utilizando o bambu com matéria prima desde a fundação até a iluminação e a hidráulica (na substituição de canos) e em artefatos artesanais como luminárias e utensílios do lar. Gostaria de saber se vocês se utilizam das mesmas técnicas construtivas para o uso do bambu ou se já utilizam o mesmo para construção.

    Um forte abraço, atenciosamente

    Aluisio Rômulo Araújo Silva

  4. OI, Aluisio
    O bambu pode ser usado, nós usamos no alicerce, como ferro. PAra isto ele foi cortado em tiras, foi tirado o parenquema , a parte doce, com faca e usado direto. Para usar e fazer apu a pique tb seria tranquilo. Como estamos num sistema de colunas que são os pilares, poderia de feito com bambu, mas ai deveria-se ver a resistência e que bambu seria. Ou optar pela construção de outra forma, como yurt, ou quinho (não sei se é assim…). Já plantamos Guaduas e Giganteus em Yvy Porã, mas estão no seu terceiro ano, assim, soltaram os prmeiros brotos este ano… Para estarem prontos, maduros, teríamos que esperar pelo menos mais 5 anos… Então, optamos pelo eucalipto que havia ali…
    Até mais]
    Suzana

  5. oi atualmente estou tentando na verdade vou começar a construir um quiosque de eucalipito no sitio e gostaria de sabe o quanto eu tenho que colocar de profundidade nos pilares vou fazer eçe oval tipo dois arcos nas pontas de 2,5 metros e o quadrado no meio de 5 metros são no total 8 pilares de eucalipitos sendo que os quatros do meio vão ser o alicerce da casa .
    obrigado aguardo umas dicas

  6. boa noite eu gostaria de saber se existe possibilidades de fazer um alicerce em uma parede existemte sem derrubar pois nela nao existe alicerce se pode subir outro pavimento

  7. Achamos importante você consultar um engenheiro para ver este caso.
    Os alicerces são a bases, o que vai embaixo da parede…
    é como colocar pneus num carro sem levantá-lo do chão… Ou como colocar sapatos sem tirar os pés do chão… Tens que tirar o chão e flutuar!!!
    PAra se colocar um alicerce e ainda outro andar, sem tirar a parede me parece meio impossível! Talvez seja viável se você cavar o chão sob as paredes, estaqueadando a parede e fazer um alicerce que depois deverá receber o peso das paredes… Acho bem complicado… Consulte um engenheiro mesmo e um bom mestre de obras!!!
    Suzana

  8. Qual a profundidade requerida para um palanque de 3 mts. ?

  9. Tenho interesse em conhecer mais sobre esse projeto. Achei super interessante e bonito
    at.
    Walter

  10. olá … estou indo viver no campo … aceito sugestões, orientações, livros, etc. em várias áreas: construção ecológica, alimentação natural, agricultura orgânica, energias alternativas, medicina holística, etc. … oferecerei estadias grátis para vivências na natueza … grato … saulsfero@gmail.com / saulsfero@hotmail.com

  11. Em uma casa com terreno de arreia, a 300 m perto da lagoa , na região dos Lagos,qual deverá ser a profundidade das sapatas da fundação? O terreno é plano e pretendo fazer dois andares mais um terraço na extenção de 10 m de frente por 12 m de fundo.Há possibilidades de me enviar esta resposta?
    Desde já obrigada ,e adorei o site de vcs, é super fácil de entender, tudo o que explicam.

  12. Olá, Rosa
    Obrigada pela visita ao blog de Yvy Porã!
    Quanto à sua pergunta, é preciso uma visão e uma pesquisa mais a fundo para poder responder!
    Os alicerces dependem de vários fatores, mas basicamente 2:
    – quanto peso vais colocar sobre o solo
    – que tipo de solo tens?
    O primeiro é calcular, o segundo, uam pesquisa e leitura da paisagem local é fundamental… Para isto, se não tens formação, é bom chamar um engenheiro, arquiteto ou um construtor com experiência!
    Um abraço
    Suzana

  13. Olá gostaria de ver fotos da casa pronta, achei muito interessante, pois pretento construir um chalé nesse estilo.

    Att,
    joceana
    Joaçaba-sc-

  14. Me interessei pelo seu projeto e gosatria de obter mais informações… moro em saquarema.. teria como vc me mandar as fotos por e-mail depois do projeto pronto?.

    • Valério tanto o projeto, como as fotos e explicações com detalhes, estão disponíveis no blog! Não vendemos, não escondemos nada, apenas compartilhamos o nosso fazer!

  15. muito legal essa parrede de tijolinho. muito bonito mesmo

  16. parabens .super inteligente o projeto,gostei dos banbu .é seguro sbistitui o ferro,preciso de algo assim inteligente e barato.moro em sc 600 metro da praia aqui é umido o terreno.gostaria de fazer um varandao com banheiro interno, no fundo do terreno aproveitando a divisa do lote.o varandão 8×5.50 gostaria de algo assim, barato ,inteligente ,seguro.e rapido.me ajude por favor.parabens.parabens mesmo.quero saber em detalhes,se puder me passar.e ver o projeto pronto.abraço

  17. como fazer amarraçao nas paredes e tora de eucalipto?

  18. minha pergunta eh, to querendo uma casa, onde ela ja possui toda a estrutura, porem esta no nivel da rua e possui um andar, (um sobrado), pra ter mais espaço pra garagem e fazer um salão queria saber se nesta estrutura que foi fenta, da pra se afundar mais os alicerces, e tirar toda a terra, pra fazer uma garagem e o salao embaixo da casa,isso eh possivel??? obrigado

    • MArcio
      Nos parece que não se fz isto, pois os alicereces foram projetados para aguentar um determinado peso… Usando uma imagem figurativa, é meio como querer trocar os sapatos com a pessoa em cima… Modificar alicerces não é simples- aliás é BEM complicado… Sugerimos que você consulte um engenheiro sem falta ,antes de fazer qualquer coisa neste sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: