23 Comentários

Técnicas construtivas

Nesta página iremos discutir técnicas construtivas além da exposta no blog da Casa da montanha, indicando outras experiências e possibilidades.

23 comentários em “Técnicas construtivas

  1. Estou procurando técnicas alternativas para constuir um pequeno rancho para férias e fins-de-semana, por isso, gostaria de ter acesso ao site. Grato

  2. Gostaria de dar os parabens por tantos nobres feitos.
    Acho que poderiamos, no’s a sociedade fazer as casas melhores e usando meios naturais e ajudar o proximo.O homem do campo em especial.
    Este e um exemplo de que posivel.
    Voces foram iluminados. Boa Sorte . e Obrigado por compartilhar na Internete um sonho.
    Digno de uma fundacao de voluntarios pra doacao e construcao.Conte comigo , se precisarem de doacao para leilao. Somos uma familia de artistas.
    Penso que alguns Motorhomes, para abrigo temporario dos construtores.seria indispensavel. Essa ideia deve ser abrangida em visao nacional.
    Na Africa as casas desmancham precisam deste web. vou passar hoje para o Pastor Rubens Ferraz,sua dicas.Obrigado .
    Andamos fazendo doacoes de cadeiras de rodas , depois a coisa virou politica e comecei a aborecer. valeu a pena .

    http://www.gasparcunha.com

  3. Olá!
    Este blog não tem “lugares escondidos”, tudo está aberto a todos… A medida que vamos vivenciando as coisas vão sendo postadas e disponibilizadas para todos.
    Um abraço
    Suzana

  4. Olá Amigos!

    Muito interessante a proposta de vocês. Me fez sonhar com a possibilidade de construir com minhas mão a minha própria casa. Mas tenho algumas dúvidas e gostaria de compartilhá-las com vocês.

    Eu e minha esposa temos um lote no interior que ainda estamos pagando, e temos o sonho de construir uma casa lá.

    Para nós a bioconstrução dentro da perspectiva da autoconstrução antes de tudo uma necessidade devido as condições financeiras. Obviamente que também é uma opção mas este fator financeiro torna-se um condicionantes uma vez que não temos dinheiro suficiente para pagar mão de obra especializada e ai surge uma dúvida:

    Qual o nível de especialidade para enfrentar uma empreitada destas? Pessoas Urbanóides apenas com conhecimentos teóricos podem sonhar em efetivar um projeto como este?

    Temos medo de iniciar algo do tipo sem ter conhecimento específico suficiente e darmos com os “burros n’agua” com imensas frustrações.

    Outra questão diz respeito aos esforços necessários. Sempre se pode contar com a ajuda dos amigos, mas nem sempre eles estão disponíveis durante todo o processo, ficando a cargo dos diretamente envolvidos tocar o projeto. Será possível realizar isso a dois? Qual estratégia você poderia sugerir?

    Entro em contato com vocês porque é praticamente a ultima tentativa que encontro de falar com alguém que realizou uma experiência efetiva e não apenas teórica que pode se aproximar do meu objetivo.

    Agradeço de Coração!

    Márcio.

  5. Oi, MArcio

    Como vcs podem ver no blog, a nossa casa está sendo feita por nós, um casal, de origem urbana- sou professora e Jorge é biólogo. Há anos somos permacultores, e isto nos deu uma boa base para muitas ações…
    Nossa condição financeira tb não é de “sobra”- prof e biólogo que trabalha com agricultura familiar…hehehehe Podem imaginar!
    A idéia é fazer a casa com nossas mãos e sim, alguns amigos!
    Como vc vê no blog, quem mantém a linha e tem o projeto nas mãos é o Jorge, os amigos que vem e vão ajudam no que estivermos fazendo naquele momento… MAs no dia a dia somos nós- e só!
    Fazer um curso de permacultura é um bom START neste projeto, pois a casa
    é apenas parte do todo de um sitio como vcs tem… Sobre o curso _ são 9 dias- é uma base para o design e as ações ali… Mas olhe bem, tem lugares que este curso custa MUITO caro… Mas em outros não- veja na página http://www.permear.org.br em eventos a divulgação destes cursos…
    Bem o nível de especilidade para fazer a casa: ter algumas idéias básicas de construção, observar seu entorno, e saber que vai errar- e que é assim que se aprende…. Se vc NUNCA fez nada, nem tem a mínima idéia, peça ajuda a um amigo engenheiro, ou um bom prático de construções…
    De resto, seguimos conversando e a disposição…
    Um abraço
    Suzana

  6. oooiiii, e aí “brothers”?? hehehhe
    saudades de vcs…
    amei o curso..amei todo mundo…hehehe…
    to querendo reformar uma casa..como era mesmo o nome daquele piso q tem na casa de vcs de floripa, aquele bemlindo q parece um marmore??
    onde eu vejo como q faz?? nao to achando…
    tuuudo de bom pra vcs…sempre penso em vcs com carinho!!
    bjs, abraços..
    Nalu
    PS: e o bezerrinho?? nasceu??

  7. tenho muito interesse neste tipo de construcao.pois volto ao brasil 20 junho onde pretendo constrir uma pousada com 8 chales octagonal .teria como entrar em contacto pessoal e compartilhar ideias e experiencias com respeito mistura do cimento e cura .sou carpinteiro.obrigado bruno

  8. Olá companheiros permacultores!
    temos um sitio em Cabo Frio e estamos construindo uma casa de hiperadobe
    com banheiro seco, circulo de bananeiras, bacia de evapotranspiração etc..
    queremos compartilhar o que aprendemos até agora, então fica o convite para todos, para ajudar no multirão da construção ou apenas observar,
    Fiquem a vontade,

    luz e harmonia no caminho

    Em união

    Marcelo e Jade

    • Oi Marcelo,
      Estamos em Carrancas e procuramos por vc!
      Vamos construir a nossa casa baseado na bioconstruçao.
      Sou esposa do Arne, o belga que fez curso de bioconstruçao com vc no Tiba!

      nosso tel 35 91850628

      Espero que vc entre em contato conosco.

      um abraço,
      glaucia.

  9. Li este post e fiquei curiosa:
    to querendo reformar uma casa..como era mesmo o nome daquele piso q tem na casa de vcs de floripa, aquele bemlindo q parece um marmore??
    onde eu vejo como q faz?? nao to achando…

    Tambem não achei!?!
    Sou artista plastica e agora estou virando eco-chata, rsrsrs
    Estou estudando alguns projetos e gostaria de compartilha-los. Me mandem um e-mail para que possamos trocar figurinhas.
    Um abraço e parabens pela iniciativa
    J. Bruno

  10. Olá a todos! Gostaria de saber se, num lote popular, algo em torno de 10×20 – o clássico cohab – é possivel levantar uma “eco-maloca” para umas 4 pessoas. A idéia é de um grupo de estudantes universitários que pretende abandonar o aluguél, partir para a autoconstrução e erigir uma moradia comunitária ecológica; simples e barata quanto for possível, que possa servir de experiência de vida, e de exemplo de comportamento e empreendedorismo à nossa juventude frívola e alienada.
    Atualmente, para o grupo, o BS com separação de urinas, o aquecimento solar e a captação de água são os maiores “tesões”, e até horta sobre a lage é cogitada. Considerando as limitações de espaço, se não emplementarmos tudo, gostaria de saber o que priorizar para tornar a casa o mais ecológica o possível; que técnicas construtivas mais se adaptam à proposta; e claro se alguém sugere qualquer coisa, que toda ajuda é bem vinda! ABRAÇOS!

  11. Olá! O piso “bem lindo” chama-se CIMENTO QUEIMADO, e é um dos pisos mais tradicionais e baratos de se fazer… MAs requer um pedreiro que tenha experiência!
    Na Casa da Montanha faremos também este piso, só que usando pó xadrez amarelo, que junto com o cimento dá uma cor meio ocre (amarelo escuro)…
    è um piso feito enquanto a massa do contra-piso ainda não secou totalmente… Se chama cimento queimado pois o pó do cimento é jogado numa massa lisa ainda fresca e “queima”…
    Desculpem a demora em responder!!!
    Em breve, acompanhem no blog o relato e as fotos da construção deste piso na nossa casa!
    Suzana

  12. Olá!
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, é lindo e muito informativo. É admirável a quantidade de informações generosamente compartilhada.
    Pergunta: quero experimentar o hiperadobe aqui no oeste catarinense, mas não estou encontrando esta malha de sombrite em forma de tubo. Sabem onde posso encontrá-la? Estamos pensando em costurar, mas seria melhor que viesse já pronta…
    Muito obrigada pelas informações!

    ceciliaprompt
    Um abração!!!

  13. Ola! Estou maravilhada com tudo que vi no blog de vcs. Ja tenho alguma coisa construida na pequena chacara onde moro com tijolos ecologicos. Gostaria imensamente de fazer um salão para artesanato com as tecnicas cordwood e com garrafas de vidro. Fiquei na dúvida quanto a largura das paredes, ou seja, todos os gargalos das garrafas ficam voltados para um lado e ficam de fora da parede? E as rodelas de madeira tem que ter a mesma espessura das paredes? e, o mais importante, se importariam de me dizer qual a proporção exata do barro usado nas tecnicas acima. Desde ja, muito obrigada, um grande abraço brasiliense e parabéns mesmo.

  14. Olá boa noite!

    Queria fazer um estúdio de ensaio e pensei em fazê-lo de tijolos de adobe, criar um conceito de musica e sustentabilidade.
    Queria saber quanto ao isolamento acústico, e em relação a infiltrações se tem como evitar, etc….

    Abraço

    Tiago

    • Olá Tiago
      Quanto ao isolamento acústico, o adobe tem MAIOR isolamento acústico do que o tijolo cozido, já que leva palha na sua constituição.
      Agora, quano à infiltração, não entendi? Nenhuma parede deve ter infiltrações. E nas paredes de terra crua, o segredo segue ainda mais enfático: bom chapéu e bons sapatos… A Afundação, alicerce etc TEM que ser de pedra, ou cimento, e as paredes de terra estarem ACIMA do nível do piso.
      Sugiro que leias no blo tanto a construção da casa, onde usamos pedras ou na construção da oficina, com uso de tijolos e uma viga de concreto fazendo o isolamento hidrófugo.

  15. Alguém teria uma dica de construção de uma casa de dois andares de hiperadobe?
    Obrigada.

  16. ola, help!!! preciso de ajuda,onde encontro as informaçoes tecnicas para construir minha casinha da montanha tambem(rs) serio, onde posso encontrar innformçoes que me ajudem.Amei seu projeto, e gostaria de poder construir tambem.beijus e nuito obrigada.

    • Nirleni
      Olá… se você nunca construiu nada, peça ajuda a alguém que tenha experiências em construções, um arquiteto amigo, ou engenheiro, ou mestre de obras… Há bons livros, como o “ao pé do muro” que te ensinam coisas básicas de uma obra. Na associação brasileira do cimento portland tb há boas informações sobre como construir com solocimento… Faça uma coisa PEQUENA para experimentar e lembre-se que numa construção tem alguns pontos que a constitue: alicerces, estrutura, telhado, paredes. Em cada uma destas partes deves ter atenção…

  17. Oi preciso de una informação urgenteeee *rs* o cimento queimado foi feito com cimento normal (cinza) ou com branco? O que usosu para queimar, o que é o pó? Por favor me explica tudo posi em 2 dias meu pedereiro irá começar a fazer em casa e só vi um produto no mercado, mas nao quero os prontos pois sai muito caro! Me ajuda?

  18. Com relação a altura de queima da lenha no fogão rocket stove. esta dimensão deve-se pegar a altura da câmara de combustão e multiplicar por três para saber a altura de maior eficiência da queima dos gases e colocar a chapa do fogão neste ponto???

  19. maravilhoso o post,estou fazendo uma máquina de fabricar tijolos ecológicos, tenho os planos,quem precisar eu forneço de graça,entre em contato comigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.954 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: