59 Comentários

Quem somos…

Este blog pretende relatar e compartilhar o processo de construção do espaço privado, a zona Zero  e Um do  casal Suzana e Jorge, dentro do projeto coletivo que é Yvy Porã.

 

Yvy Porã, como espaço coletivo, nasceu em agosto de 2003, depois de muitos meses de conversas, formando um grupo, buscando a terra, etc. Somos 7 pessoas que iniciaram o processo, todos permacultores. Até o final de 2006 basicamente estivemos convivendo e partilhando o espaço coletivo, fizemos um design amplo, contemplando os locais para as possíveis zonas 1 de cada família- tanto das nossas que iniciamos o projeto, como de outras que poderão vir. Nestes anos observamos, interagimos com o mínimo impacto, plantamos muitas árvores, vivenciamos estações, regularidades, etc. Compartilhamos nossas vidas.

Em 2006, Jorge e Suzana iniciaram alguns pequenos passos na construção da nossa zona zero- quer dizer a casa. O design básico já estava feito, muitas árvores plantadas na nossa zona 2 próxima a casa, mas sentiam que era o momento de ir além, de começar a construção que permitiria estar mais em Yvy. Isto é um ponto importante no projeto: viver mais tempo nesta estação de permacultura- estação, lugar de se estar!

Assim, com algumas pedras no caminho, e muitas histórias para contar, o casal iniciou a construção da Casa da Montanha em dezembro de 2006!

sujo2.jpg

Jorge Timmermann e Suzana Maringoni são um casal de permacultores. Ele é biólogo, permacultor diplomado por Bill Mollison como Permaculture Teacher, e vem dando cursos no Brasil desde 1998. Foi um dos fundadores do Instituto de Permacultura Austro-Brasileiro (IPAB) , que depois de transformou na Rede Permear. Ela é educadora, permacultora, trabalha com educação fundamental na escola Autonomia de Florianópolis (www.autonomia.com.br), e também com Educação de jovens e adultos no campo ( PRONERA -UFSC, Saberes da Terra) e ainda na formação de educadores, tanto na rede Permear, na Autonomia e no I Terra (RS).

Desde o início de Yvy Porã, antes mesmo de ter a terra, os dois pensavam num projeto para “depois que as filhas crescessem”… Assim, aqui estão eles, construindo um espaço para acolher pessoas, junto a outros parceiros, Edla e Zeca, Mariani e Isabel e Bárbara. Aqui é um ponto importante, pois é a construção do espaço individual de uma família, dentro de um projeto coletivo que é  Yvy Porã.


59 comentários em “Quem somos…

  1. confesso que fiquei com vontade faser uma casa dessa pra mim tbm , olha parabens está linda!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Olá Jorge e Suzana!
    moro em Florianópolis também. Parabéns pelo seu projeto!
    Abraços.
    Mercedes

  3. Jorge e Suzana, muito interessante este projeto! Venho ventilando algumas idéias escritas por aqui há algum tempo e fiquei interessado na permacultura. Vou pesquisar mais.
    Acredito que já tenhamos nos encontrado no LSC, onde participei de alguns projetos. Fui aluno do Mariani e trabalhei com Edla.
    Sucesso com o projeto!
    Abraços,
    Ricardo

  4. gostaria de ajuda com informações…começando pelo basico sobre bioconstruções..
    se puderem me ajudar..ficaria grato..pretendo construir minha casinha..
    ficaria bastante feliz se pudesse faze-la de formas similiares às usadas por vcs!

    obrigado desde ja
    Gabriel

  5. Bacana! Continuem assim, firmes e fortes, serenos e alegres…Em breve tambem estarei relatando e compartilhando meu projeto em Ilha Comprida. Abçs, muita Paz e Harmonia.
    Sergio

  6. Parabéns pela iniciativa e realização tem sido muito útil no planejamento da nossa futura casa no campo.

    Antenor

  7. Parabéns,
    Sou biólogo e apaixonado por técnicas Bioconstrutivas, leio bastante, e estou querendo me atrever a dar o primeiro passo, talvez, levantar um pequeno murinho. Bem, sei que isto não é brincadeira e temos que ter um bom conhecimento e prática, por isso, gostaria de ficar informado de possíveis cursos de Bioconstruções aqui em Santa Catarina.
    Pessoal, mais uma vez, parabéns, vocês além de formarem um lindo casal, são pessoas iluminadas, por estarem conciente de que a vida é isto, simplicidade, transformação e amor.
    Abraços e muita paz, do seu amigo Krieger

  8. Boa noite,

    Parabens pela casa ….

    Sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou escrevendo meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), minha proposta é uma Ecovila em Tubarao-SC. Tenho pesuisado sobre permacultura e tive contato com o Itamar do sítio sete lombas. Visitei o sitio dele lá em Sideropolis no final de semana passado. Me interessei muito e comentei com ele que pretendo fazer o projeto das edificações com adobe ou taipa de pilão. Então ele mencionou o trabalho de vocês.

    Também soube que tiveram o acompanhamento da obra feito por uma estudante de arquitetura .
    Gostaria de saber se poderia visitá-los ou bater um papo pra contribuir com meu ESTUDO DE CASO essencial ao meu TCC.

    Muito Obrigada!
    Muita paz!

    • Elisa…hola ..acabo de leer .tu comentario….paso el tiempo…..presiso de tu ayuda! Queremos hacer una casa de adobe en..cafayate….. Norte de argentina…abierta a los amigos..que sea ..tranquila y agradable de estar…..ya tenemos un pequenho anteproyecto…..quisieramos integrar..bioconstruccion..permacultura….junto con una bodeguita..y una picina de watshu…..agradecidos….y esperamos….recibirte en cafayate….un abraazo..
      Fery julio

  9. Olá Jorge e Suzana,

    Tive conhecimento que ministraram o curso PDC no sitio Abaetetuba em julho desse ano. Meu interesse foi muito grande em fazê-lo, mas infelizmente não pude ir por motivo da finalização do meu mestrado.

    Gostaria de saber quando e onde irão ministrar novos cursos como esse.

    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho maravilhoso.

    Luciana

  10. Assisti a um video sobre a tecnica de ferrocimento ( muito bom… )
    Apesar de todo o cuidado em detalhar as etapas envolvidas no processo me restou uma dúvida…
    - A base deve estar seca ao assentar a gaiola?
    - Ou pode ser encaixada sobre uma base ainda mole para que se fixe sobre ela?

    - No caso de a base estar seca a junção entra a gaiola e a base não fica prejudicada?

    Gostaria de ter esclarecida estas dúvidas para iniciar uma construção similar.

    Parabéns por todo o projeto que voces desenvolvem.

    Aguardo ansioso por uma resposta

    rcpoli@ig.com.br

    Roberto

  11. Gostaria de saber se o sistema de circulo de bananeiras, para descartar as aguas cinzas, ele tem ou deve ser tampado? a agua some rapidamente na terra? representa algum risco para animais ou crianças se destampado?
    assisti ao video mas, ainda tenho dúvidas.
    Obrigada.

  12. Oi Roberto
    Costumamos fazer a base (contra piso) no dia anterior, logo coloca-se a jaula e se faz o acabamento com a mesma massa que as paredes.
    Só cuida que a areia seja bem lavada e peneirada, não pode conter matéria orgânica, torrões de terra nem pedras.
    Abraço.
    Suzana

  13. Olá, me indetifiquei demais com suas ideologias, minhas idéia tb é construir minha própria casa com minhas e demais mãos amigas, com materiais da região.

    Sou arquiteta moro em Itapema SC e gostaria de se possivel conhecer vcs e a casa da montanha.

    Aguardo retorno, Abraços Flávia

  14. Olá queridos Irmãos,

    Estou desenvolvendo minha pesquisa de mestrado no Programa Interdisciplinar de Energia da Univ. Fed. do ABC (em São Paulo) em Permacultura, porém, como no meio acadêmico ainda é muito falho a orientação por parte dos professores, pois ainda não estão habituados com o tema, gostaria de pedir auxílio pra vcs.
    Se possível, gostaria de dicas e sugestões. Tb está complicado de encontrar as dificuldades e os pontos negativos que a Permacultura enfrenta (preciso de bibliografia que trate deste tema), porém é uma parte do trabalho extremamente importante pra que ele fique com cara de “científico” e não como uma propaganda positiva.

    Muuuito grata desde já e parabéns pelo trabalho de vcs.
    abraços,
    Renata

  15. Prezados:

    Sou admiradora da permacultura, mas ainda apenas como curiosa…
    Penso que é necessário saber mais, estudar mais, para poder transpor esse conhecimento nas escolas onde atuamos.
    Gostaria muito de fazer um curso sobre permacultura, moro em Osório/RS e também sonho em fazer uma casa na montanha!
    Agradeço se me enviarem informações sobre os próximos cursos.

    Parabéns pelo trabalho que realizam!

    Abraço fraterno,

    cecy maria marimon gonçalves
    professora
    faculdade cenecista de osório/rs

  16. Olá Jorge e Suzana,

    Moro em Santana de Parnaíba-SP e estou muito interessada em aprender a técnica da permacultura, pois estou organizando um curso de jardinagem!
    Muito bacana o trabalho de voceis.
    Um abraço
    Silvia

  17. Oi Jorge!!Oi Suzana!!!Não deu tempo de nos despedirmos, mas gostaria agradecer a hospedagem e a honra de participar dessa iniciativa maravilhosa!!Espero voltar em breve (dessa vez com o braço bom)!!!
    Muito obrigado e até a proxima!!
    Lucas

  18. Oi Jorge e Suzana e um grande prazer encontrar na rede de computador pessoas como voces estou aprendendo muito com o seu blog eu descobri a pouco a permacultura e ja me apaixonei pois è isto que eu quero para mim e para minha familia gostaria de saber se voces tem previsao ou sabe de alguem que vai dar curso na regiao de Londrina Parana se puderem me ajudar desde ja agradeço
    Muito bacana o trabalho de voceis.
    Um abraço

    Ederson

  19. Ola Suzana e Jorge,

    estudo psicologia na UFRN e a área de atuação da minha profissao que mais me identifico é a psicologia ambiental. Estou montando um projeto de educação ambiental para desenvolve-lo numa ONG que trabalha com crianças e adolescentes. Como a permacultura será a base para a elaboração, planejamento, execução e avaliação do projeto, gostaria de saber de voces, já que são pessoas de referencia neste campo, que sugestoes de leitura poderiam me indicar e onde encontrar esse material. Também gostaria de saber como faço pada arquirir o livro lendas do saber, e quanto custa?
    Espero um retorno para o e-mail bobleoo@hotmail.com
    Com os melhores cumprimentos,
    Leo.

  20. Hola,les escribo desde Argentina, para averiguar sobre la posibilidad de pasar algunos días en la ecovilla. Me comentaron que en Brasil hay algunas en las que se puede dormir a cambio de hacer algunos trabajos. Es asi? o hay que pagar algo?hay cursos?.
    Yo por mi parte estoy estudiando Masaje Californiano, asique también podría ofrecer los masajes a cambio de un hospedaje, y por su puesto colaborar en otros trabajos para aprender.
    Bueno, agradecería que me contesten, yo iría el 10 o el 13 de enero. Desde la ciudad de Río de Janeiro.
    Muchas gracias.
    Paloma Sivak.

    • Hol,a PAloma
      En esta fecha nosotros tambien estamos en vacaciones, Logo después ya empessamos a preparar un curso para el inicio de febrero…
      Así que no podremos receberte en esta fecha!
      Un abrazo
      Suzana

  21. PARABENS !!!!
    Linda a casa, o casal, as ideias….
    Tenho 25 anos e estou em busca de uma vida de qualidade, e é em sites como o de vocês que encontro forças para continuar com meu projeto…
    Que DEUS continue iluminando o caminho de vcs !!!
    A PAZ !!!!

  22. Nossos Parabéns!!

    Estamos também construindo uma casa em uma montanha, herdada pela minha mulher, a 30 km de Curitiba , mais precisamente em Campo Largo, Bateias.
    Estamos nos programando para irmos morar lá daqui 5 anos.
    Ficamos muito felizes em saber que vocês já estão curtindo uma vida, mais saudável.\parabéns!!!

    Um abraço,
    Juca Beraldi
    Silmara Beraldi

    • OI, José…
      Em Campo Largo tem uma permacultora bem ativa, a Karen, da Chácara Boa Vista… Agora em setembro estaremos dando ali outro curso de permacultura… Quem sabe?
      Um abraço
      Suzana

  23. por favor podem me passar o local que vendem esta estrutura que fica no meio do telhado ” sputinik ” pois construi um octagono e quero achar uma forma de cobrir o telhado e achei que esta estrutura pode ser uma opção inteligente. obrigado
    marcos,
    Ah, parabéns pelo trabalho, muito profissional, estou montando um blog também.

    http://cantoecologico.wordpress.com

    • Marcos
      Mandamos fazer num serralheria que faz os sputinicks “normais” para lareiras, etc…
      Apenas aumentamos um pouquinho o tamanho…

  24. Jorge e Susana,

    que lindo os encontrar, na imensidão do mundo virtual! Que um dia, em breve, eu posso conhecer Yvypora, e estar com você :)

  25. Olá…
    Somos de Tubarão – SC e gostaríamos de visitá-los “vir e ver” como vivem!!!!
    Existe a possibilidade de conhecermos vocês e onde moram?

    Grande abraço!!!!

  26. Olá pessoal de Yvy Pora,
    cada vez estou mais encantada com tudo o que leio e vejo (na internet) sobre permacultura…é um estilo de vida que realmente me atrai e sinto muita vontade de girar a vida para essa direcao. Gostaria de saber se voces recebem voluntários, ou tem um sistema de visitas, para a gente (eu e meu marido) poder vivenciar um pouquinho mais de perto tudo isso. Nós moramos em florianopolis….
    Obrigada
    Beijos
    Maira

  27. Oi Suzana e Jorge! Como vão?
    Primeiro de tudo parabéns pelo incrível trabalho e segundo, gostaria de saber se vocês indicam alguma graduação prévia para depois seguir pra permacultura, até porque é necessária uma fonte de renda antes de começar a viver com permacultura né?
    Qualquer coisa meu email é leticiazr@live.com, mas ficarei vindo aqui pra aguardar a resposta de vocês…
    Beijos e tudo de bom.

    • Oi, Letícia
      A indicação é… faça o que você gosta de fazer, o que te inspira, o que te faz brilhar os olhos… A Permacultura irá participar da sua vida como algo a mais, e que abrange muitas áreas… Eu, Suzana, sou educadora, Jorge é biólogo, outros permacultotres conhecidos nossos são publicitários, arquitetos, agrônomos, etc… Ou seja, claro que a área da biologia , agronomia e arquitetura ajudam, mas… seja feliz, estude o que você gosta, e a permacultura “tem vários caminhos para entrar na vida das pessoas” como diz o querido DAvid Holmgrem.

  28. que legal suzana! muito obrigada pela resposta, com certeza foi a melhor que eu poderia receber, uma ótima semana e até mais! Letícia.

  29. Olá Suzana e Jorge,
    Recebi indicação de voces por meio do Itamar, do Sete Lombas. Tenho interesse em plantios orgânicos e procuro aprender teoria e prática o quanto antes. Moro em Floripa. Será que voces poderiam ajudar-me?
    Um grande abraço,
    Valéria

  30. Ola irmãos,

    Estamos aqui no município de Campos Novos-SC, e estamos montando uma comunidade em Celso Ramos (cidade vizinha) na busca do equilíbrio e da sustentabilidade. Gostaria muito de conhecer o espaço de vocês a fim de trocar umas ideias e compartilhar conhecimentos. Mando meu contato:
    49-99334334
    Abraços fraternos.

  31. olá jorge e suzana, eu estou construindo e gostaria de fazer o contrapiso de cimento queimado, mas na cor branco. vi que no caso do ocre ou qualquer outra cor se utiliza o pó xadrez. no caso do branco seria cimento branco? seria o mesmo processo?

  32. Olá Suzana e Jorge!!Sou o Gil, amigo do José Roberto (nos conhecemos há poucas semanas no Sítio Ajubaí, próximo a Alfredo Wagner, como voluntários do projeto de permacultura e manuseio de bambus que começa a decolar por lá). Tentamos combinar uma ida com voces neste último fim de semana à IvyPorã, mas o Zé teve uma entrevista de trabalho na manhã de sábado e eu também nao pude ir.
    Gostaria de saber se estão abertos a voluntários nestas próximas semanas – como já estou em Floripa gostaria muito de conhecer o projeto de vocês! Ainda sou leigo no assunto mas há algum tempo a permacultura despertou meu interesse e assim venho buscando práticas e leituras que me orientem neste sentido de uma vida auto-sustentável e harmoniosa.
    Obrigado desde já pela atenção!
    forte abraço!
    Gil

  33. olá amigos! sou universitário da UTFPR, faço o curso de engenharia florestal e juntamente com 4 colegas estou desenvolvendo um seminário relacionado à permacultura! gostaria de saber se há a possibilidade de visitá-los durante a páscoa, para conhecermos o sítio para auxiliar em nosso trabalho!
    Aguardo resposta e agradeço desde já!

    • Sérgio, na semana Santa, temos o PDC, mais para a frente podemos ver… A visita começa com a visita virtual aqui no blog, depois seguimos em contato via mail para nos conhecermos melhor!

  34. Gostaria de saber se estarão oferecendo algum curso no dia 7 de junho, feriado de corpus christi!

    • Sérgio
      No feriado de Corpus Cristie teremos um curso sobre Educação Ambiental – o desafio da Permacultura nas escolas. Mais informações na nossa agenda de cursos.

  35. OIi Jorge e Suzana. Sou o Airton, morador de Balneário Gaivota, bem ao sul de santa. Estou iniciando uma peregrinação de auto-conhecimento, rumo à Minas Gerais. Porém no decorrer do caminho pretendo visitar algumas comunidade que trabalham em agroecologia , como vocês.
    Então gostaria de saber o endereço certinho, pois não encontrei em nenhum local do site.
    OBS: MINHA VISITA PRETENDE SER TOTALMENTE INFORMAL. PORTANTO COMO NÃO TENHO PRAZO CERTO PARA CHEGAR, QUANDO CHEGAR, CHEGUEI!!!
    Abraços
    AIRTON ZUBOSKI

    • Airton
      Obrigada pelo contato… Não temos mapa, pois Yvy é nossa casa, assim, costumamos planejar as vistas que começam com a visita virtual ao blog, e depois alguns conattos, via mail, para nos conhecermos melhor e poder agendar a visita ao vivo…
      Assim, comece navegando pelo blog e logo faremos contato via e-mail para sabermos mais de você e irmos nos conhecendo, e mais para a frente agendarmos uma visita!
      Um abraço
      Suza

  36. Confesso que senti desejo de conhecer vocês pois temos pensamentos parecidos . Os pufs de minha sala interna e externa são de pneus reaproveitados, os banheiros e cozinha tem detalhes em vidro temperado quebrado lixo encantador, que colados ficou pastilhas perfeitas tudo feito por mim, é o prazer preservar e criar. Leila Reis – Palmas – To

    • Leila
      Bom saber que no mundo tem muita gente fazendo as coisas melhores para o planeta, não é? Quem sabe um hora tu apareces por aqui… Vamos nos comunicando…

  37. olá vou morar numa chacarra e pretendo construir uma casa de adobe de 30x15x10 ou 40x20x15[medidas do adobe:qual é a melhor medida e num solo com porcentagem ideal de areia e argila qual a porcentagem de cimento colocar visto que não pretendo usar palha nem esterco e gostaria de receber mais orientações visto não ter pouco conhecimento?

    • Oi, Devas
      O tamanho do tijolo a usar depende, em parte, da grossura da parede que pretendas fazer.
      Obviamente não farás tijolos de adobe… senão de solo cimento; diz a recomendação da Ass. Brasileira do Cimento Portland que deve se usar uma proporção de 1:12 de cimento/areia. Consulta no site deles.
      Abraço
      Jorge

  38. Olá Suzana e Jorge, tudo bem?

    Sou amigo do Angelo Rayol, Daniel Malaguti e Tomaz Lotufo, e fundador do Instituto Pindorama. Acompanho faz alguns anos o trabalho de vocês.

    Vamos no ano que vem realizar o primeiro PDC no Instituto que será de 8 a 17 de fevereiro (Carnaval). Queria saber se haveria interesse e disponibilidade do Jorge ministrar parte do conteúdo do PDC ?

    Abraços fraternos,

    Nilson Dias – contato@pindorama.org.br

    • Nilson
      Obrigada pelo contato! Acompanhamos a batalha de vcs, principalmente depois do acidente na região em 2011. Infelizmente nesta época estaremos fechando uma formação de permacultores aqui em SC, assim não tem como, as datas chocaram! Um abraço

  39. [...] Jorge Timmermann e Suzana Maringoni da Estação de Permacultura Yvy Porã. (Conheça os instrutores e seus [...]

  40. como faço para conseguir umas mudas desse bambu?

  41. holo gente,
    somos arturo, daphna y nuestros hijos lian y alma. estamos viajando por brazil en camioneta visitando lugares que compartan nuestro objetivo de vida. con daphna damos cursos de permacultura a lo largo del globo y hemos participado en proyectos a fin durante los ultimos 4 anos. nos gustaria pasar a visitar y colaborar con lo que este pasando en el momento. quedamos a su disposicion.
    abrazo

  42. Olá, seguindo um sonho um tanto solitário (no momento), estou montando um sítio sustentável e com bio construção, com objetivo de ter uma vida digna, fora do sistema. Minha família, (e a pouco, minha agora-ex companheira), não aceitaram a transição… é um trabalho árduo fazer isso sozinho, mas vale o desafio.

    Ate o momento tenho tido muita dificuldade de encontrar pessoas que partilhem dessa visão. Então agradeço a partilha deste espaço de vcs, através do site, gratidão.

    Espero poder algum dia ajudar pessoas a fazerem o mesmo processo, ensinando e repassando aquilo que ainda estou desbravando :) … todos merecemos encontrar a dignidade de sermos “sustentáveis” em nós mesmos, e em nossas relações humanas…

    Estou fazendo isso num sítio em Florianópolis, no Ratones.

    Um abraço!

    Guilherme

    • Guilherme, bem vindo!!! Como diz o poeta, “faz-se o caminho ao andar”… Que bom saber que Yvy segue servindo como motor e encorajando as pessoas no caminho… Ai em Ratones, procure o Pedro, permacultor so sitio Flor de Ouro, ele tem um belo e sério trabalho, e certamente vocês podem fazer boas parcerias.

  43. Oi Suzana e Jorge!!! Cheguei a seu blog a travez de Flora… achei muito massa o que voces fazem. Eu estou viajando um pouco por nossa america latina e estou conhecendo algumas experiencias agroecologicas no estado de Pernambuco. Estou morando num sitio perto do Recife e acho que muitas coisas das que voces fazem podem nos servir para nosso trabalho. Parabens por o trampo que realizan!! Gostaria de estar mais em contato com seus atividades.
    Um grande abraco!
    GUS

  44. Oi Susana e Jorge! queria me comunicar por e-mail (suzana@permacultora.org.br) mas não consegui.. quero saber se vocês no sitio tem programa de voluntariado?? abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.020 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: