54 Comentários

Forno de Pizza

Férias! Novamente a Casa da Montanha ficou sem atualizações por umas semanas… Tempos de ver a família, os amigos de longe… Mas já estamos de volta!!!!

Uma das coisas gostosas, entre tantas, são as pizzadas na Casa da Montanha . Os rituais de fazer o fogo, ir fazendo a massa, acompanhados de muita conversa com os amigos é realmente muito especial. Várias pessoas nos pediram a postagem com o passo a passo de fazer o forno, mas não tínhamos, pois quando nosso forno foi feito, faltaram mãos para as fotos! Agora fizemos um forno igual ao de Yvy na casa dos amigos Fernado e Vanessa, em um pequeno mutirão, com Jorge Beto, Sérgio e Zeca e ai, minha função foi a de tirar as fotos de toda a sequência para fazer esta postagem.

Para começar é necessários ter uma base feita, normalmente uma pequena laje, coberta com tijolos refratários, onde será feito o fogo. Em geral uma base de 1m por 1m é suficiente.

O forno é feito com tijolos maciços, de barro cozido. Em geral este tijolos medem 20cm x 10cm x 6cm.  Com estas medidas o forno usa aproximadamente 100 tijolos.

O traço da massa para assentar é para 1 lata de 18l de terra ( na proporção sempre 70% areia, 30% argila), 2 kg de cal hidratada e 1 kg de açúcar. Sim sim, açúcar e nada de cimento!

Como tantas vezes já mostramos aqui, antes de se fazer o definitivo, com a massa, faz-se a simulação com os tijolos secos, vendo o tamanho, o desenho, a forma.Quando se vai assentar os tijolos usa-se tijolos que ficam de molho na água por alguns minutos. A água permite que eles recebam e se colem melhor à massa.

A forma do arco da porta que é um arco, vem pronto, do tamanho para passar uma pizza. Nossa usamos aqui a mesma cimbra do forno de Yvy. As medições são importantes, para dar a forma.


A colocação com a massa começa pela porta. Vamos assentando os tijolos sobre a cimbra de madeira, fazendo o arco, subindo dos dois lados, simultaneamente, um tijolo de cada lado, até chegar ao último, chamado “chave”, pois ele é quem trava o arco. Lembrando sempre da arte do bom ofício: uso de nível e prumo, para que a porta do forno não fique torta, nem caída para frente ou para trás. Ah, não se esqueça de colocar dois pequenos calços embaixo da cimbra para poder retirá-la depois de feita… Sem calço não tem como tirar, só colocando fogo!

Em seguida se fixa um prego no centro do forno, com um barbante fazendo a vez de compasso. Na ponta deste barbante outro prego, que irá ajudar e dar o ângulo na colocação de cada tijolo.

Porta feita, começamos a colocar a massa em um a um dos tijolos, apenas trocando um dos tijolos secos por um molhado que recebe a massa e vai sendo assentado. O barbante- compasso vai sendo usado, dando o ângulo que cada tijolo deve ter para ir fazendo a curvatura do forno.


Fazendo camada a camada, lembrando de travar os tijolos, isto é, cada emenda de uma camada deverá ter sobre ela um tijolo inteiro, fazendo a costura. Para isto vamos cortando os tijolos na forma necessária.

Na camada acima do nível da porta coloca-se a saída da chaminé. Em geral usamos uma lata de 10cm como saída, e sobre ela depois coloca-se a chaminé que pode ser de tubo galvanizado ou de inox, assentado sobre uma camada de massa de vidraceiro que irá vedar a saída de fumaça. Esta chaminé é sem mariposa para controlar a saída de ar. Para controlar a saída de ar usa-se a entrada, ou seja, quanto se deixa de fresta para o ar entrar no forno.

Segredos do forno:

  1. Massa: no traço citado acima e mais para seca do que molhada… Muito mole ela escorre e dificulta dar a forma. CUIDADO, coloque menos água do que sua intuição diz, pois o açúcar deixa a massa mais mole…
  2. Tijolos  molhados e de boa qualidade.
  3. O barbante e o prego fazendo o compasso de assentar cada camada.
  4. Saída da chaminé maior que a altura da porta do forno.
  5. Muitas mãos e olhos para ir dando a forma. Um forno começa com a reunião de amigos fazendo a atividade.

As camadas vão subindo, uma a uma. A dificuldade vai crescendo também. Usar tijolos secos para suporte das camadas que vão se inclinando foi uma estratégia que usamos neste forno, e que ajudou bastante.

No final as duas últimas são o desafio… Não há um desenho, há a criatividade e o olhar de quem está ali, assim as peças vão fechando o forno…

E assim o forninho vai mostrando sua cara!!! Para ajudar a colocar os tijolos para as últimas camadas, retirou-se a cimbra para poder usar a porta do forno.

As últimas são a chave, que trava o forno- deixamos a honra para o Fernando, o dono da casa…

Mas como faltou um pedacinho, o Beto acabou tendo a honra de colocar de verdade a última pecinha. Beto recebeu o apelido de “o grego que fazia pirâmides” pois dedicou-se juntamente com o Zeca, a fazer peças incríveis para os encaixes do forno.

A última tarefa é limpar os tijolos com uma esponja e assim que o reboco endurece um pouco também ir alisando-o com a esponja, dando o acabamento final. Esta tarefa foi feita pela Vanessa, dona da casa!

Esperamos que este forno também se torne um ponto de encontro entre as pessoas e alegria de compartilhar a vida!

E ai está o forno!

About these ads

54 comentários em “Forno de Pizza

  1. Genial! Muito obrigado por todas as dicas e parabéns pelo belo forno na casa dos amigos!

  2. Su e Jorge. Como é que posso agradecê-los pelo grande aprendizado? No curso de agroecologia estamos construindo uma casa com várias técnicas e o compartilhamento de vocês está sendo essencial. Muito obrigado mesmo

  3. Uhm, delícia…saudades das pizzadas regadas a vinho em Yvy!
    Su, que tal também compartilhar a receita da pizza lá na página de receitas?
    Bjão,

  4. eu vou fazer um
    e eu quero fazer a base de 1,20
    da pr assar 2 pizza ne

  5. Jorge, tenho duas perguntas que farei por aqui porque acho que vai servir aos outros interessados:
    1. O que costuma usar como porta para a abertura (não mostrou nas fotos)?
    2. E a saída da chaminé, normalmente nos outros modelos é colocada próximo da entrada (porta). Não há necessidade de ser assim?

    Belíssimo trabalho! Grato pelas fotos e instruções.

  6. Oi, Itamar
    Estou construindo uma porta de chapa galvanizada (nº 28).
    É bem simples, corre vertical, numa guia rente da parede da boca. Ela é a que regula a entrada de ar para oxigenar o fogo. Logo quando instalada posto no blog.
    Em quanto à chaminé: a saída dela deve estar acima da borda interna/inferior da boca (senão a fumaça sai pela porta), outra questão é que as chaminés devem ser bem altas para que façam uma boa sucção.
    Não fizemos a chaminé na boca porque acho que é mais complicado.
    O importante é que o fogo não fuja direto… senão que lamba o teto antes de encontrar a saída.
    Fica em cada um escolher a forma e sistema que achar melhor.
    Abração
    Jorge

  7. gracias por este trabajo de socializacion de sus trabajos sobre permacultura, espero poder recibir sus articulos, y aplicarlos en mi tierrita…estamos en contacto, soy de colombia, la ciudad de pereira, y plantador de bambu…hasta luego

  8. Gente….ficou um show!!!adorei!!…vou compartilhar…mas também tentarei fazer um na minha chácara. Vi certa vez um passo-a-passo e os autores ensinavam que deveria se fazer primeiro um monte de areia com a forma do forno e depois ir assentando os tijolos…ao final retirava-se a areia. Não sei se é mais fácil…nunca tentei!
    Gratíssima pela postagem…excelente!!
    um abraço

  9. Simplesmente espectacular! Parabéns!

    Já agora, dá só para pizza ou é possível usá-lo para cozer pão?
    Obrigado e cumprimentos.

    mluzia@netcabo.pt

    Manuel Luzia

  10. Amigos, voces são d+.
    Tenho um terreno nas montanhas de Pedra Azul, ES, de frente para a Pedra Azul e estou prestes a realizar um sonho. O local é lindo. Vou fazer um forno como esse!. Se não for para pizza será para “costela ao bafo”. Há meses venho estudando projetos para aproveitar a linda vista, funcionalidade e baixo custo. Tudo para agregar os amigos tomando um bom vinho com bom papo.

  11. Amigos…
    Tenho umas dúvidas.
    Não necessita ser tijolos refratários?? Seria melhor se fossem???
    A entrada para a “chaminé” não deve ser exatamente no centro do forno, na porção mais alta??? Existe um limite de altura para o final da chaminé, para evitar que a fumaça retorne?
    Mais uma vez, Obrigado.

    • Oi, Emanuel
      Não precisam se tijolos refratários. Estes também são mais caros; provavelmente a temperatura, no momento da queima seja maior mas, não sei se isto é um beneficio. Então, o caminho pode ser você provar e veja que acontece.
      A saída dos gases não pode estar no meio da cúpula. Se for assim o calor sairia diretamente pela chaminé por estar no ponto mais alto da bolha de calor. Olhe por baixo, desde a boca do forno, e veras que os gases lambem o teto antes de sair pela chaminé; isto faz com que o calor da chama se transfira para os tijolos antes de sair para o exterior. A localização correta da boca de saída da chaminé deve ser num nível um pouco acima da altura da boca do forno.
      Abraço.
      Jorge

      • Muito Obrigado.
        Quando eu me referi a altura da Chaminé, eu quiz perguntar, se há um limite em altura para a saída da chaminé, já no meio externo da casa e não na saída do forno. A minha preocupação é: se o ponto mais alto da chaminé ficar muito alto, não poderia haver algum retorno da fumaça ou uma dificuldade para ela sair do dúcto para o meio externo??
        Obrigado amigos.
        Emanuel Coutinho

  12. dica;
    como saber se o forno está coma temperatura no ponto de assar pão, bolo etc? empiricamente e funciona: uma palha de milho seca, colocada no centro do forno sem brasas naturalmdente,se ela pegar fogo, está muito quente, se amarelar para dourado escuro , curvar (enrolar) e não queimar, o forno está no ponto………..o ideal é mesmo a saida dos fumos na frente, mas se não for possivel, o centro ajuda…..abertura nos fundos, não é o ideal, um forno leva em media 2horas para estar no ponto de utilizar, verificando (sem palha e sem termometro) o forno fica incialmente negro de fuligem, quando começa a “limpeza” , isto é queima de toda a fuligem negra, voltando a sua cor natural está no ponto! abraços a todos! IRENE

  13. adorei! estão de parabens
    eliete

  14. muito boa dicas parabéns.

  15. Deixe-me perguntar, com pedra calcária também fica bom? Eu pensei em paralelepípedos com pinos de aço e rejuntando com essa massa q vc recomendou, pois a pedra n puxa a massa então os pinos fariam o trabalho de travar tudo e sem falar q pedra é um excelente conservador de calor né. O q acha? Dei a idéia pq sou mecânico industrial, adoramos inventar kk. Abç, gostei mt das dicas.

    • Willians
      Não sei! Imagino que a pedra possa contrair muito. A Pedra pode fazer uma grande massa térmica, sem dúvida, mas não sei se o barro grudaria nela, mesmo com os pinos.
      Os tijolos e o barro são a mesma matéria prima, com o calor do forno se cria uma peça toda, ou seja, é como se “fundisse” tudo, tijolos, e massa.
      Já pedra e barro não se fundirão nunca…
      Também olhando para as construções mais antigas, todos os fornos desta forma sempre foram feitos de barro e tijolos, e não com pedra… Por que?
      Ou seja, vou te dizer: assim funciona… Com pedras, não sei! Além de ser uma construção muito muito mais pesada, não é?
      Um abraço
      Suzana

  16. Achei muito interessante o passo a passo de como construir o forno. Mas fiquei com uma dúvida, qual tipo de argila vocês usaram? Aqueles blocos de argila para artesanato mesmo?

    • Oi, Claudia
      Quando falamos em argila nos referimos a argila que esta como constituinte natural do nosso solo.
      Então, como em geral a proporção de argila/areia do solo não é a ideal para construção, falamos de levar esta relação a valores de 30% de argila e 70% de areia.
      Abraço.
      Jorge

  17. Vocês são de mais. Obrigado pelo passo-a-passo.

  18. achei muito perfeito o forma como fazer esse forno , fiz um igual a unica diferença é que usei areia umida por dentro para dar forma ao forno ,tipo brincadeira de criança ou seja voçe preenche todo espaço interno com areia depois os tijolos apoiam na areia e não caem , quando sequinho retida a areia com uma pazinha..

  19. que material é utilizado para servir de base pra se colocar a pizza, já que não se falou na base, apenas em tijolos e massas e vi em outros sites que se usa uma pedra, e que pedra seria?

  20. Amei esse forno,voutentar fazer em minha casa um.ficou shou.

  21. estou fazendo um forno no sitio , muito boa essas medidas pra fazer a massa, ja fiz a base de concreto e ja coloquei os tijolos em cima da base, sua receita pra massa muito boa , ate agora nao tive problema, quando terminar te aviso rs , abraço

  22. Muito bom sua explicação passo-a-passo e também sua disposição em responder as questões propostas.
    Obrigado!
    David

  23. Muito bom o post e renderá, dois fornos aqui por Jndiaí. Vcs tem algum projeto , passo a passo para defumador de carnes?

    abraços e devidamente repasssado

    iAlexandre e Cintia de jundiaí

    • Olá, eu uso um tambor de aço com a boca para cima, coloco uns ferros de construção apoiados na borda para pendurar as carnes e fecho com a tampa deixando uma fresta que posso regular entre 5 a 10 cm com calços. Embaixo do tambor abro um furo de 10 cm de diametro, e faço uma casinha com tijolos e dentro dela faço o fogo com lenha, tem que ser uma casinha meio comprida para as labaredas não avançarem no tambor, aí vai regulando o fogo para fazer mais fumaça que fogo e não deixar a temperatura no tambor subir mais que 60 ºc. Este mesmo tambor uso para fazer churrasco no bafo, só que aí o fogo tem que ser mais alto.

    • Esqueci de dizer que o furo no tambor embaixo é na lateral ok ?

  24. Aprendi muito com o post, farei o forno em minha casa em Niterói. Parabens yvypora por partilhar informações, abraços.
    Wilson Jardim

  25. 0lha pessoal,eu achei o forno lindo!
    E vou seguí-los fazendo um,no meu espaço que é pequeno.Eu estava procurando informação sobre: como fazer uma massa de cimento para moldar e fabricar vasos para jardins e terrários decorativos.Se alguém do grupo tem alguma dica para isto por favor, faça um vídeo ou informe.Eu achei bastante interessante a questão do açúcar na massa.Porém,ao fazer esta pesquisa fui parar na” Casa da Montanha.’O projeto seus é maravilhoso,e sei que não foi também” por acaso”,embora pareça que eu bati nesta porta. Daqui prá frete:começo a seguir a trilha……do pessoal da “Casa da Montanha.
    Que o sol brilhe muito sempre por aí.

  26. Quando o forno ficar pronto, deve-se deixar secar naturalmente. Ao colocar lenha para queimar, o fogo dever ser brando, para acabar de secar e “queimar” o barro que assentou os tijolos, pois senão o forno “racha/trinca”.

  27. olah, adorei o forno, e quero construir um , mas resta uma duvida gostaria de saber a respeito do material usado , a argila que se refere é o mesmo barro vermelho ou o barro nao serve tem que ser a argila mesmo. falo isso porque argila aqui na regiao é um tanto dificil de encontrar. abraço grato.

    • Oi, Silvio
      Quando falamos de terra para construção sempre expressamos esta como que esteja na proporção de 70% de areia e 30% de argila, isto no solo do local da construção.
      Para saber isto usamos uma garrafa transparente com terra e água (50% da garrafa com terra local e 95% cheia de água) . Loco de chacoalhar muito intensivamente deixe em repouso até o dia seguinte, logo veja as proporções de argila e areia presentes, se houver mais argila ou areia da necessária se ajusta com o material faltante.
      Em resumo e ao respeito da sua pergunta: a argila do post se refere a argila presente no solo onde será feita a construção, no seu caso aquele barro vermelho… terás que medir qua proporção tem de argila:areia e ajusta-lo ao ideal.
      Abraço.
      Jorge

  28. Foi a construção de um forno caipira melhor detalhada, além da simplicidade e da autenticidade do mesmo. Parabéns aos construtores!!!

  29. gostaria de saber se com essa receita de massa com açucar seu forno nao trincou

    • Oi, Hamilton
      A receita de barro com açúcar é muito boa para juntas em situação de calor.
      No nosso caso, que não tivemos paciência para esperar por um lento secado da massa, e usamos o forno no mesmo dia em que terminamos sua construção, a junta fez pequenas trincas. Então curamos com massa de vidraceiro.
      Até hoje esta em perfeito estado.
      Abraço.
      Jorge

  30. realmente estao de parabéns pelo tutorial do forno muito bom mesmo!!! minha unica duvida se com o passar do tempo essa receita de forno nao trinca com os 400 graus de temperatura.

  31. COMO FAZER MASSSA DE VIDRACEIRO

    • Oi, Iracema
      A massa de vidraceiro é argila, moída bem fina, se agregam gotas de óleo de linhaça até que fique uma massa moldável.
      Abraço
      Jorge

  32. Olá… obrigado pelo post, muito bom!

    Poderia postar as medidas internas do forno? e quantas pizzas ou pães cabem (mais ou menos).

    Obrigado….

  33. Boa tarde novamente…

    Gostaria de saber a medida do “meio círculo” de madeira usado para a porta do forno.

    Muito obrigado.

  34. Jorge bom dia, comecei a fazer meu forno e parei pois notei que a massa para assentar os tijolos ficou muito clara “feia” não estava como nas fotos uma cor de barro ( 70% areia, 30% terra ,2 kg cal e açúcar , me corrija se estiver errado ),

  35. Se sentindo feliz, por encontrar pessoas generosas que compartilham seu conhecimento. OBRIGADA!

  36. Adorei o projeto de vocês e gostaria de saber se usaram o açúcar comum ou o mascavo.

  37. Comecei a fazer meu forno hoje, com suas dicas, só estou apreensiva em relação a argila, tomara que de certo, pensamento positivo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.980 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: