2 Comentários

Restaurando a Casa Mãe

Yvy Porã é um projeto coletivo, e temos uma Casa Mãe datada de 1929. Desde que chegamos á Yvy, em 2003, sempre sonhamos, planejamos e conversamos sobre o que fazer com esta casa… Ela é uma feita de tijolos maciços, assentados com barro e rebocados com massa convencional por fora.

Decidimos restaurar a casa na sua parte mais antiga, e ampliá-la, fazendo um banheiro, um paiol para guardar ferramentas, aumentar a cozinha e fazer uma área coberta. O projeto foi discutido em muitas reuniões, conversas nos finais de semana, e Cecilia Lenzi, parceira da Casa da Montanha acabou colocando no papel nossos desejos.

Com a vinda do seu Zé e Rodrigo que nos deram uma mão na Casa da Montanha e na geodésica, ampliamos seu trabalho para a casa Mãe. No fim de 2009 eles se dedicaram a parte nova , fazendo o  paiol, banheiro e área coberta, assim como trocando o reboco da casa por dentro, fazendo o contra-piso para podermos colocar de volta o assoalho de tábuas de madeira…

Passado o verão, decidimos que era a hora de trocar o telhado! Um mutirão, todos os parceiro de Yvy estavam lá! Na foto acima Mariani, Zeca e Jorge no telhado! Retirar o telhado é fácil e rápido… Mas as orações para que a chuva siga dando uma trégua foram intensas… E nem sempre atendidas!

O telhado deveria subir para poder encontrar o da nova área, assim, mudamos um pouco a inclinação, e subimos cumeeira, porém mantendo a antiga, que estruturava toda a casa. Assim, usamos esta peças sobre a cumeeira, que ficou uma cumeeira dupla!

Fizemos um terça sobre a parede original que separa os quartos da cozinha original… a linha entre a cumeeira e esta terça dá o novo perfil do telhado

Colocamos os caibros prolongados sobre a nova linha unindo parte nova e velha! Madeiras podres foram descartadas, mas a grande maioria dos caibros foi aproveitada! Todo o trabalho de encaixe foi fixado por barras rosqueadas que amarravam a emenda.

Depois da linha feita, ai era “fácil”, bastava colocar as ripas para depois colocar as telhas! Nesta foto a linha do telhado sul, onde pode-se ver claramente a emenda dos materiais das paredes novas e antigas!

Devagar, devagar, a Casa vai sendo cuidada! E ganhando suas roupa nova, embora mantendo as linhas originais. Nesta foto, seu Zé e Rodrigo começando a colocar as telhas…

Com o telhado encaminhado, aparece o novo sotão da casa, limpo e amplo! Decidimos fazer novas janelas  para manter o espaço iluminado. Na foto abaixo pode-se observar que deixamos a estrutura o mais intacta possível… Os oitões serão feitos de tijolos. Com o tempo pensamos que num curso, este espaço do sótão poderá receber duas ou três pessoas para dormir!

Depois do telhado, pudemos derrubar a parede antiga da cozinha, e ai apareceu o novo e amplo ambiente da nova área de convivência que é a cozinha e a sala… As novas paredes ficarão de tijolo à vista… As antigas seguem com o reboco pois como estes tijolos foram assentados apenas com barro, sem cimento ou cal, eles requerem esta proteção.

E assim, nossa Casa Mãe vai se vestindo de novo! Na foto abaixo, tirada da área coberta, vê-se a grande abertura de vidro que comunica a nova área da cozinha com a área coberta dos fundos da Casa Mãe.

Restaurada e ampliada, para seguir sendo um ponto de encontro, de compartilhar, de celebrar a vida!

About these ads

2 comentários em “Restaurando a Casa Mãe

  1. Que ótima está ficando a casa mãe, hein!

    Realmente as reuniões foram bem intensas, ná época que estive por aí (novembro de 2009) já se discutia a reforma do telhado. Deve ser muito bom se acomodar no novo espaço em cima, quando for novamente quero ficar por lá,rsrsrsrsrsrs. Engraçado que a parede foi derrubado e o Jorge não deixou a pia.rsrs

    Continuem assim.

    Abraços a todos especialmente ao Sr. Zé (figuraça) e Rodrigão.

    Saúde e PAz

  2. Oi, Suzana, muito bacana acompanhar as aventuras de vcs. Adoro!!!!! Eu ganhei um desses selinhos de blogs, de uma amiga virtual, e indiquei o seu blog para participar da brincadeira também. Mais informações no Consulta Sentimental. bjs paulistanos.

  3. Parabéns pela restauração da Casa, gostaria de quando estiver pronto postar aqui as imagem da casa ,
    Eu tenho um Rancho que comprei a pouco tempo ,e existe um casarão de 1945 , e pretendo reforma e restaurar . Se Srs puder me ajudar com informações importante ficarei grato .. Ass Sergio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.980 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: