98 Comentários

Piso de cimento queimado

Casa da montanha segue, a cada dia mais com cara de “casa”, chegando ao final… Que certamente será um começo de muitas outras ações. Há tempos discutíamos como seria o piso. Nas discussões de bio-construção, as opções mais complicadas seguem sendo o piso e o telhado. Nossa opção deveria seguir alguns critérios como praticidade para limpar e manter, beleza e um conforto térmico (nem ser frio demais no inverno, nem quente demais no verão),  além do preço, obviamente. Outro critério seguia sendo fazer coisas simples e replicáveis, independentes da indústria.

Depois de pesquisar tínhamos o desejo de fazer o cimento queimado, um piso tradicional, barato, bonito. Alguns vão perguntar se cimento é ecológico? Bem, cimento em excesso é algo impactante já que atualmente, para a sua fabricação exige-se a queima das suas matérias primas. Mas, por outro lado, para fazer o piso sobre o contra-piso,  com um saco de 50kg de cimento queimado, pode-se fazer 30m² de piso, ou seja, usa-se muito menos material do que um piso de cerâmica. O grande problema é ter quem saiba fazer tal piso, uma técnica muito usada em casas do interior, com aqueles pisos vermelhões ou ocre. Como seu Zé, que está trabalhando conosco conhece esta técnica e já a fez em outros lugares, optamos, finalmente em fazer este tipo de piso, na cor amarelo ocre.

IMG_0615

O piso de cimento queimado, ao contrário do que muitos pensam, não é feito com fogo, mas quem queima é o pó do cimento. Ele é feito quando colocamos uma camada  de massa sobre o contra-piso,  na proporção 4 de areia para 1 de cimento, nesta massa fresca, mas começando a endurecer, coloca-se o pó de cimento seco, como   polvilhando sobre esta massa. quando ele começa a se molhar, passa-se uma colher de pedreiro, de levinho, queimando o cimento.

Para que o cimento ao contrair-se não trinque, são colocadas juntas de dilatação, que fazem desenhos e separam o piso em partes menores. Estas juntas são de materiais diferentes, podem ser de plástico, vidro, madeira. Em Yvy Porã escolhemos fazer de madeira, num desenho de teia de aranha, acompanhando o traçado original do octógono. Jorge colocou tábuas fixadas com buchas diretamente sobre o contra-piso. Na foto abaixo as tábuas colocadas esperando para começarmos a fazer o cimento queimado.

IMG_0606

Nas áreas da lavanderia e da varanda, onde  a possibilidade de ter água é maior fizemos as juntas de dilatação com tijolos refratários. Na foto abaixo as divisões do piso da varanda.

IMG_0603

A cor exigiu muitas provas. Nossa opção foi pela cor definida pela mistura de 6 partes de cimento comum, mais 6 partes de cimento branco e 1 parte de Pó Xadrez amarelo. Isto resultou neste amarelo puxado para o ocre. Nesta foto o momento de começar a colocar o pó de cimento sobre a massa.

IMG_0637

Depois disto, seu Zé começou o ir colocando a massa e queimando o cimento. O trabalho deve ser feito em panos intercalados, já que é preciso aliar toda a superfície com a colher de pedreiro e para isso, é necessário ter assessoa ao redor de cada pano. Como numa brincadeira de criança chamada “amarelinha” vai-se trabalhando sem poder pisar nos panos recém feitos. Na foto abaixo, o registro dp nosso piso “amarelinha”.

IMG_0626

Brincamos com o Seu Zé de que este é um trabalho de artista, pois a hora em que ele passa a colher sobre o pó, queimando o cimento, o resultado mágico realmente é digno de uma pintura. seu Zé, com sua sabedoria, diz que é a hora do nervoso, pois se aparecerem bolhas, deve-se começar tudo de novo- não só a queima, mas tudo: retirar a massa, colocar na betoneira e começar tudo de novo…

IMG_0686

Mas ele também viu as fotos e falou que na foto era mais bonito do que ao vivo… No que eu discordo, pois a mágica ao vivo é incrível! Na foto abaixo um detalhe deste momento…

IMG_0676

Para documentar este processo fizemos duas filmagens que postamos aqui, que vão dando a ideia do que é fazer um piso de cimento queimado. O primeiro tem a explicação na voz do Jorge e é o registro de um dos primeiros panos a ser queimado.

O segundo, mostra outro pano sendo queimado, e o espaço como vai ficando. Também tem algum diálogo entre Suzana e seu Zé. Neste video ele explica que repete a queima 3 vezes, para chegar a cor definida e ter um piso bem lisinho e resistente, já que cimento é uma pedra em pós, e que depois da reação com a água, cura e endurece, como uma pedra.

About these ads

98 comentários em “Piso de cimento queimado

  1. estou pesquisando para fazer na minha casa ficou linso

  2. O legal da madeira é que ela teve várias utilidades neste projeto. Junta de dilatação, base para o nível do piso e estética da geometria. Foi uma excelente composição. Adorei!

  3. achei super interessante esse trabalho ;obrigado pela dica,tenha muito sucesso!

  4. Olá, gostei bastante das informações dadas aqui, o cimento queimado branco pode ser aplicado em apartamentos?

  5. Saudade da infância… Nossa casa tinha esse tipo de piso, que chamávamos de “vermelhão”. Os cômodos eram lavados toda semana e encerados, além de receber uma dose do pesado escovão. A casa sempre fresquinha, aquele piso sempre convidativo para as crianças rolarem. Que tempo bom. Fico feliz em saber que essa técnica tão econômica ainda é utilizada.

  6. Muito interessante este trabalho, mas qual tipo de madeira foi utilizada com o cimento queimado?

  7. Oi, achei fantástico esta técnica para pisos, por ser versátil e dar bastante vazão à criatividade.
    É exatamente o que estava procurando.
    Obrigada.

  8. Quero saber se misturo o cimento com o xadres todos em p’o e depois jogo em cima do cimento j’a colocado ainda ‘umido

    • Eliz
      Sim, sim o ó xadrez é misturado no balde seco com o cimento… Ai se coloca sobre a camada fresca (mas não super molhada) do contra-piso.

  9. estou querendo fazer este trabalho em um dos ambietes da sala com junta de dilatação de madeira roxinho de 5 cm,mas fui orientado que existem trincas na emenda da madeira com o cimento,o pedreiro disse que a madeira fica umida com o contato com o cimento,tem como evitar esse descolamento do cimento junto da madeira,ele disse que poderia fazer toda a area e depois cortar com a maquita e encaixar a medeira seca.

    • Oi, Willian
      Materiais diferentes sempre trabalham de maneira diferente! São juntas que podem ser trabalhadas e nos acostumamos com elas… Não são racahaduras, são fissuras e isto é normal…
      O cimento queimado deve ser FEITO com as juntas de dilatação colocadas:
      – para que se possa trabalhar em pequenos panos e poder fazer bem feitinho…
      – para que as peças de cimento fiquem feitas como um único bloco, cada uma delas…
      Assim, vou te dizer que nunca havia visto ou ouvido a proposta de fazer o piso e cortar depois… Ele já fez isso??? Nem contra piso é feito assim… (???)…
      acho melhor você consultar um engenheiro ou arquiteto…
      Um abraço

  10. Olá, Willian
    Estou vivendo numa situação que não tenho grana para colocar piso de cerâmica estou buscando uma saida e creio que está é a melhor e com madeira e cimento queimado com cimento branco vai ficar lindo será o melhor custo beneficio.

    Um grande abraço

  11. quero fazer o piso da minha sala de cimento queimado gostaria que me decem uma ideia

  12. Olá, posso usar cal+cimento para obter uma cor mais clara, na hra de queimar o cimento?

    • Olá
      Para deixar mais claro use cimento branco e não CAL…
      Faça provas em pequenos quadrados antes pois ao secar a cor também clareia!

  13. Ola amigos!

    fiz o contra piso da minha casa . conversei com o pedreiro, disse a ele que queria morar logo…elec fez o cimento queimado sem usar o xadrex, ficou da cor do concreto..gostei ficou rustico ,,, mais vou me capitalizar e colocar porcelanato.. exelente opcao para quem nao tem dinheiro.

  14. Boa noite!

    Me tire uma dúvida, no meu quarto o piso é aquele vermelhão, estou querendo revitalizá-lo, porém na cor de concreto.
    Qual seria o procedimento ?
    Lembrando que o piso é bem antigo, e possuo alguns furos, no caso a repintura não seria uma opção.

    Aguardo retorno.Obrigada
    Rafaela

  15. Adorei a paciência de vcs de mandarem o passo a passo para o cimento queimado,meu contrapiso esta pronto há meses como faço o cimento queimado agora?Bjos

  16. Olá, adorei a viagem magica que vc’s nos proporcionaram demonstrando o passo a passo
    com cimento queimado. Moro no nordeste e gostaria de fazer todo o piso de um chale de
    praia desse jeito. Porem nao sei que tipo de madeira, que seja barata para fazer as juntas de dilataçao eu posso usar. E depois essa madeira será invernizada ou algo assim? Um grande abraço e obrigada!!Ah, se voces puderem mostrem fotos de como esta hoje esse piso.

  17. Olá, gostaria de saber qual madeira utilizar e qual o custo benefício de se fazer o cimento queimado?

    Abraço
    Andréa

  18. gostaria de fazer na varanda, de uma casa no interior, uma combinação de cimento queimado com rodelas de madeira. Essas rodelas servem como junta de dilatação? E qual a altura dessas rodelas? Devem estar só sobre o contra piso ou ja preso no contra piso?
    E sobre essa combinação deve-se colocar alguma resina?

  19. Olá Muito Bonito seu piso

    Você pode me passar o contato do Seu Zé seu pedreiro

  20. Vou fazer esse piso (cimento queimado vermelhão) em uma casa no interior. A parte mais importante deve ser o planejamento, o desenho (quadrado, losango, com borda…) de cada área (terraço, sala, quartos…). Você poderia indicar alguém experiente (arquiteto, creio) que possa fazer esse planejamento?
    Obrigada,
    Cecília

  21. Olá…
    Valeu pela dica! Vou começar a construir em breve e quero minha cs com piso de cimento queimado!!
    Eu estava em duvida, mas agora vou fazer msm!!
    Bela cs de vcs!! Muito bom gosto!!
    Felicidades….

  22. Adorei as explicações sobre o piso queimado, está bem explicado, com estas orientações qualquer pedreiro que já fez um contra piso conseguiria faze-lo. estou querendo fazer no meu quintal.

  23. quero fazer esse cimento queimada numa area descoberta pode ser? é o caminho da garagem e fazer tbm a garagem da certo?

  24. pensei em fazer ele todo colorido será que sol pode danificar? calçada e garagem.

  25. oi adorei isso!! Eu posso fazer este piso em cima de outro piso??Depois que tudo fica pronto como fica a madeira que foi utilizada para a separaçao??

  26. como dou acabamento nas madeiras das juntas ja que elas ficam queimadas pelo po

  27. Posso utilizar tijolo macico no lugar do refratario para junta dilatacao?

  28. Ola
    Estou pensando em fazer cimento queimado no piso do espaço gourmet, onde teremos churrasqueira, forno de pizza, etc…
    Essa madeirinhas colocadas para ‘dilatação’ seão retiradas depois de pronto?
    Posso colocadas pequenos azulejos/pisos para enfeitar o chao?

    grata

    • Simone
      As madeiras ficam ali, pois são para a dilatação e contração do cimento nos dias mais quentes etc…
      Pode-se colocar azulejos coloridos sim… O cuidado num espaço gourmet é a impermeabilização- manter o psio sempre encerado para que ele não absorva gordura.
      Um abraço
      Suzana

  29. Boa noite…
    assim como todos ja comentaram, amei as sugestões… e claro, quem não cresceu numa casa de cimento queimado vermelhão????
    A minha casa é toda com piso, mas estou pensando seriamente em tirar e fazer cimento queimado, gostaria da opiniao de vcs??? minha casa tem crianças e cachorros… vou precisar mudar pra fazer esse tipo de serviço???
    atencisamente, Tathy

    • Olá, Tatiane
      NA nossa casa em Florianópolis temos piso de cimento queimado há 15 anos- e há 15 anos as 3 filhas eram crianças… Este piso acolheu muitas e muitas festas, correria, etc…Para a manutenção é apenas cera uma vez por mês…
      Em Yvy ele tem aguentado um fim de obras, marcenaria, etc.
      Somos fãs deste piso!

  30. Boa noite,
    MARAVILHOSO !
    Vamos fazer piso de cimento queimado na casa, na chácara. Ela já tem contrapiso há muitos anos (tinha forração) Fomos a algumas lojas conhecer junta plástica de dilatação. Vcs saberiam dizer qual a espessura ideal dessa junta? Gostaria de fazer esse piso na cor ocre. Pelos comentários acima, concluí que é possível clarear o Xadres marrom misturando cimento branco. Estou certa?
    A sala mede 7 x 7 m. Qual a distância ideal entre as juntas?
    O piso deve ser feito divisão por divisão?
    Esse contrapiso deve ser refeito?
    Dando certo esse piso, farei os quartos tb.
    Grata
    Cida

    • Aparecida
      No filme que tem postado sobre o cimento queimado, mostra como se faz…
      Vamos às perguntas:
      – sim, é quadro a quadro…
      – para o ocre experimente o pó xadrez amarelo com cimento cinza…
      – a junta de dilatação de plástico é de 2mm, acho eu… Fica bonito também…

      Espero que fique lindo!

  31. boa noite estou pensando em fazer cimento queimado da cor do concreto rustico clean em um espaco gourmet proximo da area de piscina. alem da impermeabilizacao e encerar , sera que este piso e mais escorregadio do que piso ceramico ou lajota LEPRI?

  32. Olá a todos… Fico muito feliz em ler tantas informações interessantes para se reduzir o impacto das construções convencionais. Moro em Jataí, GO e estou terminando a construção de minha casa, a qual fiz de tijolos ecológicos (solo-cimento) produzidos diretamente na obra. Foram centenas de árvores que evitaram ser derrubadas para virar lenha.ihihi. Mas estou na etapa do piso e revestimentos. Estou lendo muito para utilizar o cimento queimado em uma área de aproximadamente 80 m2, quero algo mais claro e gostaria de informações sobre o uso de pó de mármore e também qual tipo de madeira e dimensão aconselhada dessas madeiras para serem as juntas de dilatação.
    Parabenizo-os pelo lindo trabalho e agradeço a atenção. Grande abraço a todos

  33. olá, boa tarde!
    Adorei essa matéria sobre o cimento queimado, há algum tmpo já desejava fazer o piso de minha área com cimento queimado.
    Gostaria de saber como faço para faazer o cimento queimado na cor branca e na cor caramelo? Vocês poderiam por favor me tirar essa dúvida?
    ABÇOS e aguardo ansiosa pela resposta!

  34. Seu Zé..Parabéns pelo trabalho….reverencias a majestade!
    Ficou lindo seu trabalho….adorei!

  35. Muito bom resgatar a técnica antiga e ainda melhorá-la.

  36. Amei !!! Que saudades da minha infância, nasci e morei numa chácara no Paraná e a casa era de piso vermelhão, brilhava. Escorregávamos no escovão para minha mãe e meu irmão dar brilho no chão. Temos uma casa na praia e desde a reforma quis fazer piso de cimento queimado e não encontrei ainda um pedreiro que soubesse fazer, mas não desisti, está ainda no contra piso.
    Engraçado, meu pai que não era pedreiro fazia com a maior facilidade. Gostaria de saber se é obrigatório o uso da madeirinha para separar um quadro do outro ou posso fazer essa moldura com piso (cerâmica)?
    Obrigada. Um abraço a vcs que nos incentivam a usar material simples e bonito.
    Rosimeire- Poá- SP

  37. Nossa amei muito esse trabalho realmente de artista que com amor aquilo que gostade fazer parabéns para seu José e para os donos desta linda CASA DA MONTANHA! ela wsta muito bonita que vocês continuem tendo idéias assim originais e sem impacto com a natureza que nos pede SOCORRO a cada milésimo de segundo. Deus os abençoe. Vera de Manaus Amazonas. Visite o nosso Amazonas ele é mais que lindo e suas paisagens da natureza nos transmite uma sensação de paz. Beijo e muita PAZ para toda a humanidade.

  38. olá, adorei o assunto do piso queimado. quando criança minha casa era de vermelhão, minha mãe encerava e ficava lindo, fresquinho. então. hoje tive a idéia de pesquisar sobre o piso queimado. e encontrei esse aqui, será que uma pessoa q nunca fez piso, pode fazer?na teoria achei fácil. quero fazer o piso da minha garagem. vou tentar fazer, vocês podem me mandar algumas dicas, já imassei e pintei toda minha casa, e ficou linda e ainda fiz uma decoração com a massa corrida numa parede da sala todos q me visitam gostam. espero ter sucesso no piso também. aguardo contatos.

  39. Ainda bem que existem pessoas como vcs que passam adiante boas idéias…Como alguns colegas aqui eu cresci numa casa com vermelhão” em SP.Cansei de passar a enceradeira para minha mãe!rs…Me trás muitas boas lembranças e há tempos quero ter em minha casa que moro hj em Fpolis toda de cimento queimado,pois temos 3 crianças e cães,e nada mais limpo como esse tipo de piso,porém a procura de um profissional q tenha experiencia neste piso nos deixou em prejuízo pagando pessoas q não sabiam fazer o trabalho…Por isso caro colega te peço encarecidamente o contato do seu Zé q fez para vcs ou de outra pessoa q vcs conheçam.
    Se puderem me passem por email…silbarbosa2004@hotmail.com

    Fico grata se puderem me ajudar ok.
    Abço e parabéns pela casa.
    Silvana

  40. Para saber mais sobre aplicações com o Pó Xadrez utilizem o telefone da assistencia técnica do produto: 0800-77-07743
    Além do cimento queimado o pessoal ensina diversas aplicações e enviam gratuitamente o passo a passo de como fazer. É super simples!!!

  41. é possivel utilizar pó xadres azul puro para queimar o cimento?. Nos fizemos o teste mais depois de seco, ao pasar o dedo, o pó sai. Estamos fazendo alguma coisa errada?.

    • Oi, Patricia
      Acho que o erro foi não usar cimento junto ao pó xadrez.
      O processo de queimar cimento é colocar cimento portland puro, sobre um contrapiso úmido, e alisá-lo com uma desempenadeira de chapa fazendo força e compactando-o; isto nós o fizemos em três camadas. Se você quer dar uma cor a este cimento, o cimento pode ser branco e/ou cinza, faça as provas de cor com as misturas de cimento e pó xadrez e logo queime esta mistura no contrapiso úmido. Veja o vídeo aqui mesmo na Casa da Montanha.
      Abraço.
      Jorge

  42. Gostaria de saber se a madeira fica no piso queimado ou não? Um contrapiso feito há mais de um ano pode se fazer esse processo?

    Att
    Raquel.

  43. não consigo encontrar junta de dilatação ´por favor quero mais detalhes, quero fazer em uma cozinha com fogão á lenha e uma area externa com churrasqueira

    • Cida qualquer ripa de madeira fina pode ser a junta de dilatação. Nas lojas de materiais de construções tem perfis de plástico para se fazer isto. As juntas ficam no piso, não são retiradas, sejam de madeira ou plástico. Bom trabalho!

  44. Parabéns… que lugar lindo e astral nota mil.
    poste fotos atuais, de como ficou depois de alguns meses.

    Estou pra aplicar esse tipo de piso na minha casa em SP e estou com dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada, tem algum contato pra passar? Será que seu Zé topa passar uns dias nessa terra de malucos??

    Abraços

    Renato

  45. Olá. Na casa de meu pai foi dessa forma, só que as madeira foram serradas na forma de um trapézio e a parte mais larga para baixo. Assim o concreto ajuda a prender as réguas de madeira. A cor da queima foi marrom.

    Roberto

  46. oi , quero fazer num cimentado ja feito, soh quero soh o cimento queimado sem o xadrez, se fazer uma nata molhar o chão e passa em cima , fica bom ?, o chão soh esta sarrafado como fosse para colocar piso !!

  47. É possível fazer uma bancada de pia de cimento queimado? Vejo isso em fotos e acho lindo. Não mancha? Vcs conhecem alguém que faça este trabalho em Florianópolis?

  48. ola tenho que fazer um nateado para depois pintar vc teria alguma dica que posso fazer antes de nater o piso

  49. Tem algum tipo de serviço para área de piscina(ou seja, que não escorrega?)

  50. Gostei bastante da idéia … estou decidido a fazer a garagem e a varanda de casa com cimento queimado… algum problema com o entra e sai dos carros.. rachaduras, desgaste anormal, etc???

    Gustavo

  51. Gostei muito, estou pesquisando pois pretendo usar o cimento queimado no piso de uma pequena área de lazer, com churrasqueira, fogão e forno de alvenarias, e, o amarelo acho que é uma cor legal. Parabéns pelo trabalho.

  52. Ideia econômica, ecológica, e antiga e usada com criatividade fica lindo! Minha infância foi numa casa em vermelhão eu brincava muito com meus irmãos no piso molhado de escorregar de joelhos muito feliz, pra se ter noção do quanto fica lisinho. Minha nova casa será toda acabada em cimento queimado branco e colorido. Olha só quanto vou economizar! Parabéns por preservar e divulgar esta ideia que me deu segurança para continuar com esse projeto! Leila Reis – Palmas – To

  53. me da o numero do Seu Zé?

    • Para o pessoal que quer o número do Seu Zé: não estamos autorizados a publicar seu tel na internet. Assim, quem quiser terá que ir até São José do Cerrito, perto de Lages, em SC e procurar o pedreiro seu Zé, que todos conhecem!

  54. ola, gostaria de saber qual tipo de cera vc utiliza. fiz um piso de cimento queimado mas ainda nao fiz o tratamento pq nao sei q tipo de cera utilizar..

  55. adorei tudo que vi ,seguirei com certeza, parabéns…e já adianto que vou usar muitas dessas dicas,muito obrigada…abraço , Ana Maria!

  56. Estava exatamente procurando algo assim: mais barato e menos agressivo à natureza. Parabéns pelo bom gosto e por dividir esta experiencia c/ todos!

  57. Eu estou pesquisando trabalho de pedreiro e encontrei esses videos e as dicas de como fazer um piso queimado porque eu pretendo terminar a minha casa eu mesma cansei de esperar pelo os outros e aqui aprendi como dar o primeiro passo graças ao seu anuncio amei boa sorte……

  58. Qual o tempo que se dá pára cada queimada? É necessário molhar o piso, entre uma e outra?

  59. Fiquei encantada com o piso de cimento queimado!! Me faz lembrar minha infancia na fazenda dos meus avós!!! Agora, queria muito ver o resultado final! Postam uma foto do piso pronto!!! Adoraria ver, se não for pedir muito.
    Obrigada.

  60. Eu fiz o piso de cimento queimado, mas eu acho que o pedreiro não “queimou” o piso e ele ficou escuro, parece que ainda esta no contra-piso.
    Vcs sabem de alguma tecnica para clarear o piso de cimento?

  61. Olá!
    Gostaria de saber se as madeiras foram fixadas somente com parafusos/buchas. Como vocês disseram que o pedreiro fixou com buchas, imaginei que foram fixadas assim. To errada?
    Grata
    Izabel

    • Oi, Izabel
      Sim… as madeiras do piso as fixei com buchas de 10 mm e parafusos.
      Para fixar mais ainda as madeiras elas são trabalhadas com fendas fêmeas nos dois lados, assim entra a massa de concreto do contrapiso.
      Abraço.
      Jorge

  62. Olá, gostaria de saber se posso usar o cimento queimado na garagem, por um lugar muito grande o piso ficaria muito alto o valor, e adorei a ideia do cimento queimado, mas por ser garagem e varanda não sei se vai dar certo, aguardo respostas, abs.

    • Oi,Ivana
      O cimento queimado “bem feito” tem a dureza dos antigos tijolos hidráulicos.
      Então, podem ser usados em lugares como garagem e varanda.
      Abraço.
      Jorge

  63. Pelos comentários, muitos dos simpatizantes da técnica uso de cimento queimado são pessoas que tiveram contato com o maravilhoso vermelhão, meus irmãos eram profissionais pedreiros na cidade de Monte Azul Paulista, eram experts neste tipo de piso. Como os correspondentes acima, que saudade daquele piso vermelhinho e brilhoso!!!

    Yvypora. Tenho uma garagem com inclinação de 15 graus mais ou menos. Gostaria de saber se o peso do carro ao passar pela inclinação pode produzir trincas. E, se sujeito a esse risco, seria possível fazer alguma estrutura visando evitar rachaduras na inclinação?

    Abraço
    Célia Fidélis

  64. Nossa reforma está chegando na fase dos pisos. Vamos seguir as ideias de vocês. Ficou ótimo!

    • Ola gostei tanto do piso de cimento queimado amarelo que mais que depressa chamei um pedreiro para fazer na minha churrasqueira .Ele disse que faria e fez mais para minha decepção ficou horrível todo manchado e de diversos tom de amarelo e não deixou muito liso snf gostaria de sber se existe meio de arrumar e como eu faria muito obrigada Dirce

  65. oi vou colocar cimento na minha cozinha..pensei em colocar ladrilho hidráulico para ser a junta de dilatação vc acha que dá certo? minha cozinha e retangular,pensei em fazer uma linha de azulejos formando um retângulo..

  66. Parabens por nos permitir aprender com voces, eta casa linda….

  67. Amigos, estou com uma dúvida, tenho um piso de cimento queimado na cor marrom que foi encerado para esconder algumas manchas brancas. Minha dúvida é se posso passar uma resina impermeabilizante sobre o piso encerado. Se eu tiver que retirar a cera, as manchas brancas aparecerão novamente.

    • Oi, Alessandro
      Eu não tiraria a cera nem passaria a resina.
      O piso absorve a cera (mais ainda se ela foi dissolvida com querosene) e fica impermeável; quer dizer: não se mancha nem com água.
      Se alguma mancha aparece é só passar mais cera com querosene.
      As ceras que fazem uma camada impermeabilizante, quando racham ou ficam craqueladas… são um inferno para remover.
      Abraço.
      Jorge

      • Obrigado Jorge,
        Vou deixar somente a cera então. Como não achei cera em pasta na cor marrom, eu derreti cera incolor com querosene e adicionei pó xadrez marrom na cera líquida e esperei endurecer novamente para aplicar no piso. Ficou muito bom.
        Grato pela resposta

        Alessandro

      • Olá tudo bem? Gostaria de saber como faço para derreter a cera em pasta incolor com querosene para misturar com o pó xadrez marrom…Preciso encerar meu piso de Cimento polido…Aguardo Obrigada

      • Olá, Samira
        Para derreter a cera em pasta, basta misturá-la bem com querosene. Coloque numa lata maior e vá misturando com um pausinho, até que ela se dilua.

  68. Boa tarde. Fiz um balcao de cimento queimado na cozinha, onde esta colocada pia e tb o cooktop. O que posso usar para torna-lo mais brilhante e impermeavel, ja que tb é area molhada?
    abraço

    • Elenita
      Eu usaria cera de carnaúba lustrada, aplica semanalmente…. Mas se preferir, vá a uma loja de tintas e existem produtos para isto- resinas etc.

  69. o piso de cimento queimado demora quanto tempo para secar ? e oque eu posso faze pra seca mais rápido ? e depois de quanto tempo pode joga água .. Obrigado

    • Oi, Lane… todo bem!!!
      O secado sempre depende do clima, quanto mais quente – mais rápido.
      Como o cimento queimado não tem mais de 5-7 cm de grossura ele seca rápido, em 7-10 dias esta liberado para o trânsito.
      Eu não recomendo acelerar o secado, o processo na verdade não é um secado… é um processo fisicoquímico de curado. Então, o melhor é esperar que ele se complete e, logo, vai durar muitos anos. Aos 21 dias o processo de cura foi completado podes lavar e encerar.
      Abraço.
      Jorge

  70. Boa noite! Já tenho um contrapiso pronto ha mais de um ano, é possível fazer o piso de cimento queimado sobre este? Obrigada! Sheila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.924 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: