22 Comentários

O muro de contenção de pneus

A retro-escavadeira fez um corte no terreno e removeu a terra, em seguida Adrián, Miguel e Luigi marcaram a área oeste da casa. Assim o nosso design vai se realizando. A área oeste da casa ganhou um pátio, entre a casa e a floresta, ou seja na nossa casa, a zona um e a zona 4 são limítrofes. Para este patio dá a vista das janelas e vidraças do banheiro, a saída dos resíduos do banheiro seco. Entre o piso da casa e o piso deste pátio temos um desnível de mais ou menos 1 metro de altura. Na foto abaixo vemos este degrau e o buraco onde será feita a parte externa do banheiro seco.
bseco Quando localizamos as paredes do banheiro vimos que o corte ficou muito próximo ao canto noroeste da casa, o que causava uma certa apreensão quanto à possibilidade desta terra ir desmoronando nos tempos da obra, com pisoteio, chuvas, etc. Assim, decidimos fazer um pequeno muro de contenção entre o círculo de bananeiras e a saída do banheiro seco. Como este muro teria perto de 1m de altura e uns 3m de comprimento, poderia ser de super adobe ou algo semelhante.

muroinicio
Lembramos que na casa dos permacultores Sérgio Pamplona e Nina Rodrigues, do Sítio Nós na Teia, no DF, tem uma contenção e escada feitas como um super-adobe de pneus… Como que tínhamos uns pneus velhos, trazidos para Yvy Porã há muitos anos e decidimos usar esta técnica. Na foto acima, Jorge, Pedro e Tiago trabalhando com os pneus e a terra.

maomuro
Iniciamos localizando os pneus no lugar desejado e em seguida fomos colocando terra dentro dos pneus. O segredo é ir socando terra dentro dos pneus, como se  estivéssemos “calibrando” o mesmo, deixando-o bem duro, com terra dentro, como mostra a foto acima. Em seguida vamos preenchendo a parte entre os pneus e o barranco, socando e compactando bem com o socador.  Sempre que se trabalha com solo, é preciso trabalhar devagar, compactando bem e aos poucos- a pressa pode deixar espaços sem compactação, o que compromete a contensão de terra.

socando-dentropneu
Ao se chegar a altura de preenchimento dentro e fora do pneu, é hora de colocar a nova camada, fazendo um terraço. No nosso caso decidimos deixar o espaço suficiente para usar como uma escada, já que possibilitará um acesso mais fácil da casa à câmara de compostagem do banheiro seco.

socador1
A Cecília apareceu com os amigos Pedro e Tiago, que como estagiários do dia aprenderam esta técnica e ajudaram no trabalho, movendo terra, usando o socador e compactando a terra.
Assim, em apenas uma manhã, fizemos nossa escada/ muro de contenção, que vai aos poucos dando à casa elementos do projeto final.

murofinal

About these ads

22 comentários em “O muro de contenção de pneus

  1. GOSTEI NUITO QUERIA SABER COMO POSSO FAZER UMA PONTE OU USAR OS PNEUS PARA CONTRUIR UMA PSSAGEM MOLHADA, OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA.

    • Basta amarrar os pneus em pé ( posição de rodagem no carro). Escolha do mesmo tamanho e vá amarrando lado a lado formando um tubo. Amarre em dois pontos para ficar mais firme. Faça proximo e depois role até o local de utilização. Após fixar no local jogue terra por cima. Se o volume de agua for grande pode fazer dois tubos lado a lado

  2. Puxa vida! Muito legal.
    Parabéns, Jorge e família pelo constante e lindo trabalho.

  3. Boa tarde,
    Preciso fazer uma escada para a entrada de minha casa.
    Achei muito iteressande esse sistema.
    Teria como vcs me enviarem um passo a passo escrito, meu barranco tem 4 mts de altura.
    agaurdo retorno
    Luciana abreu

  4. ja fiz tambem um muro utilizando esta tecnica, foram gastos mais de mil pneus, to querendo fazer agora uma utilizado pnes, so que estou estudando ainda como realizar, aceito sujestões, obrigado

  5. Desejo fazer duas perguntas:
    1. Existe algma relação entre a altura da parede de pneus e a lagura de sua base?

    2. É necessário executar um corte vertical (ou quase) na barreira que vai ser contida antes de colocar os pneus ou pode-se deixá-la naturalmente com está?

    • Olá. Luiz
      Sobre a necessidade de se acertar o barranco, não, não há e é melhor não modificar muito o que se tem. O Importante é compactar sempre bem e em camadas finas, para que não fiquem bolsas de ar, que comprometeriam o aterro.
      Veja que não é uma parede e sim uma escada, ou seja tem um ângulo. Assim, como se coloca um pneu sobre mais ou menos a metade do outro, quanto maior a altura mais larga deverá ser a base e sempre colocando terra e compactando bem, muito bem, antes de colocar outra camada!
      Um abraço

  6. Nossa adorei a ideia.
    Tenho uma lagoa no sitio e estou querendo fazer um muro de contenção utilizando pneus, pois a mesma vem apresentando desmoronamento em época de chuvas. É possivel utilizar esta tecnica? A lagoa fica com uma margem seca de 2m durante a época de estiagem, e a terra é argilosa.

  7. tenho uma chacara e gostaria de utilizar pneus para fazer este muro
    como fazer e a quem pedir horientação

  8. muito show sua ideia ….parabns…vo faze um la em casa tambm….abraço…

  9. Temo um burraco enorme na cacara e gostaria de fazer um lago, posso contornar com pneus sua volta (tipo muro)

  10. Essa ideia e muito boa mesmo ,porem , o melhor é usar pneus de empilhadeira por serem maciços pesando até dez vezes mais . Fiz assim em minha chacara e deu certo .

    • Oi, Tuta
      Tua ideia também e muito boa, imagino a solidez da estrutura.
      No nosso caso usamos o material que tínhamos, o detalhe e preencher bem os pneus e não deixar bolhas de ar.
      Abraço.
      Jorge

  11. Ola, fiquei interessado nesse assunto, pois estou pensando em fazer um muro de contenção com pneus em um terreno muito caído para os fundos, e não sei como agir, gostaria de uma orientação. Meu terreno tem um alto declive e quero aterrar a parte dos fundos (+ ou – 2 metros) de altura, poderiam me ajudar? Obs. deixei uma mensagem igual a esta ha um mês atras e ela desapareceu, não sei o que aconteceu.

    • Oi, José
      Sem dúvida, os pneus podem ser usados em muros de contenção como no teu caso.
      Segundo seja a situação este poderá ser vertical ou em ângulo como em nosso caso.
      Nós não podemos te dar as diretivas apropriadas à distância. Um aterro de dois metros de altura implica num certo risco e deverias consultar com algum técnico construtor ou engenheiro que possa visitar o local.
      Um grande abraço.
      Jorge

  12. parabens!!! pela reciclagem de pneus usados!!!

  13. gostaria de saber se poderia colocar pneu no lugar de tubo para fazer uma fossa

  14. Muito bacana o projeto com pneus, parabéns! Tenho um problema com alagamento na entrada da chácara, você teria alguma ideia de material reciclável que possa ser utilizado como aterro para solucionar o problema? Além da terra é claro. Um perímetro de 200 a 300 metros impossibilita a passagem do carro.
    Desde já agradeço

    • Alexandre, com água não há como brincar e nem brigar- ela sempre irá vencer! Os passos que podes ver são:
      – qual o caminho da água? Ela vai para algum lugar ou chega ali e pára?
      se for o primeiro caso, podes conduzí-la com tubos, e passar por cima, com um aterro- para isso, pneus velhoe e pedras podem ser usados.
      Se for o segundo caso, mude o seu caminho e use a oportunidade de fazer desta área, uma área ornamental, com lagos, plante vime, chorões, papirus…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.990 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: