1 comentário

Pilares da varanda

Para seguir colocando o telhado- uma prioridade num estado onde chove muito- era preciso colocar os pilares da varanda. São 3 postes de eucalipto, sobre o alicerce de pedra, fixados ao chão apenas por um ferro na espera. Assim, evita-se que o poste receba água, pois está uns 6cm acima do piso, e com isto a madeira não apodrece.

Neste trabalho estamos há algumas semanas, como relata o blog. A medida da altura destes 3 pilares foi tirada a partir de barbantes estendidos, que se cruzam, dando as linhas que cada caibro do telhado, e prumos tirados meio assim, no ar! quer dizer, tudo gerava muita instabilidade e dúvidas: “será isso mesmo?”…

Assim, neste final de semana, lá fomos nós, Suzana e Jorge, colocar os pilares de pé!

im004724.jpg

Como na sexta-feira estávamos apenas os dois, levantar um poste de 2m, roliço e “gordo”- pois para estes pilares escolhemos madeiras mais grossas, por uma questão estética- não era uma tarefa simples! Mas usando um pouco de imaginação e da física, alavancas, tábuas, pedras para apoio, magicamente conseguimos levantar o primeiro poste! Nenhum de nós acreditávamos no nosso feito! E obviamente as fotos ficaram fora de questão…

Mas faltavam outros dois, e estes eram ainda mais pesados, pois eram trocos maiores. Desde o início da obra havíamos escolhido alguns paus bem tortos e robustos para este fim. A idéia é acompanhar o orgânico da casa e ao mesmo tempo mostrar o quanto é lindo uma madeira com suas curvas e seu desenho natural.

Na foto abaixo Suzana e Jorge com um dos pilares e suas curvas naturais

im004722.jpg

Terminamos os cortes para o encaixe das vigas que receberão os caibros do telhado iniciados anteriormente e, com a ajuda do Mariani e da Izabel, levantamos os dois pilares que faltavam. Com os 3 postes de pé, e a questão do prumo, da linha e se estariam os 3 na mesma altura para receber a viga ficou no ar! Enquanto Jorge buscava os barbantes, Suzana brincando pegou um bambu e colocou no encaixe da viga… E ai aconteceu!

Se a Natureza nos brinda com momentos místicos, como o vôo do Beija-flor, ou o bando de Saíras-de-7 cores que nos vista, ou o florecer dos manacás, o trabalho na casa da montanha nos proporcionou um momento mágico! Com o traçado feito sobre o velho e bom Pitágoras, com os cuidados narrados nas postagens anteriores com linhas, réguas e prumos dos alicerces, e com a medida dos pilares tiradas como narrado anteriormente, colocamos a viga nos encaixes e… Tcharam… Magicamente tudo caiu como uma luva! Jorge pegou o nível, e incrédulo colocava sobre a viga, e todos os 4 ríamos e batíamos palmas, pois foi realmente INCRÍVEL! Não foi necessário nenhum acerto, nenhum ajuste… Tudo estava ali, assim, perfeito, perfeito, a nível!!!!

im004697.jpg

Nossa alegria foi tanta que realmente parecíamos crianças… Suzana já conversava com Bel sobre o piso, os móveis e quantas horas incríveis passaremos ali, tomando chá, bolinhos, pães… Jorge e Mariani seguiam incrédulos- eles adoram uma conversa sobre “níveis” e seguiam conversando sobre como fazer os próximos passos…

Na foto abaixo um detalhe do encaixe da viga nos pilares.

im004698.jpg

No dia seguinte fomos tirar fotos e também algumas medidas sobre beirais e caibros que virão do telhado! E com este ensaio, colocando uma ripa onde será fixado um caibro, pudemos imaginar o volume da varanda, as alturas, etc, como pode-se ver na foto abaixo.

E o Fliper onde está? Você não viu……………..

im004718.jpg

About these ads

Um comentário em “Pilares da varanda

  1. Muito bem , Fliper. Vcs são demais. Forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.055 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: